24 de set. de 2007

Palestra na UNIVERSO / Metodologia e aplicação da Pedagogia Bahá’í na Educação de Crianças e Pré-Jovens

Relatório da Palestra na Universidade Salgado Oliveira. (UNIVERSO)
Na Semana da Primavera da Paz em programação conjunta com a Comunidade Bahá’í em sua XXIV Semana Bahá’í de Goiânia pela Paz.



Com: Professor: Pejman Samoori
Docente do Curso de Pedagogia - Faculdade da Terra de Brasília e Universidade Católica
Engenheiro de Sistemas
Mestre em Educação (UFAM)
Mestre em Ciências Agrícolas (INPA)
Ex-Diretor da Faculdade Táhirih - Manaus/AM
Membro do Conselho Deliberativo da Escola das Nações
Tema de sua palestra:

Metodologia e aplicação da Pedagogia Bahá’í na Educação de Crianças e Pré-Jovens.


"A educação e a instrução das crianças está entre os atos mais meritórios da humanidade".'ABDU'L-BAHÁ
Abertura da palestra com a professora de administração e coordenadora do programa Universo da Paz na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), apresentando o trabalho da Fé Bahá’í e membros da comunidade de Goiânia em parceria e empenho na construção pela Paz e Unidade mundial.
Dona Zia Pezeshkzad, falou rapidamente sobre Semana Bahá’í de Goiânia, sobre Fé e o Monumento à Paz na capital.

A professora Rosa Maria Viana, apresenta o Sr. Vinícius de Abreu, que canta uma bela canção sobre a Paz, canção muito antiga e conhecida no mundo todo, intitulada de:
Voela Paloma Blanca, ou Voa Pombinha Branca.

Após Vinícius apresentar sua canção que encantou a todos pela beleza e firmeza de sua voz, a professora Rosa Maria apresenta Pejman Samoori, encantada com seu extenso currículo, que a levou a pensar que o professor Pejman fosse um Senhor Já idoso, disse que ficou assustada e impressionada com um currículo pra lá de Bagdá; quando Pejman tomou a palavra e sorrindo disse que a professora Rosa não estava enganada, pois ele era pra lá de Bagdá mesmo, pois ele havia nascido no Irã, foi interessante este momento, todos bateram palmas pela grande coincidência. O professor Pejman falou sobre a Comunidade Bahá’í e seu propósito no trabalho da implantação da Paz e Unidade no mundo e disse também que hoje é uma exceção ver ou ouvir falar de uma universidade que tenha um trabalho como este da universidade Salgado de Oliveira( UNIVERSO), onde existe um programa especifico que trabalha em prol da Paz Mundial, parabenizou o trabalho da coordenação do programa UNIVERSO DA PAZ.

Pejman Samoori falou um pouco sobre a pedagogia e metodologia da educação Bahá’í para crianças, pré-jovens e também adultos, que é realizado pela comunidade Bahá’í internacional, em várias partes do mundo, disse também da importância da educação espiritual e material, quando salientou que, os maiores líderes do mundo tanto políticos, empresários e administradores das grandes instituições no mundo, até mesmo dentro da indústria bélica dos países, todos tiveram estudos de alto nível e estudaram em uma das três melhores universidades do mundo, como sendo uma delas é a Universidade de Rava. Após haver ter sido feita uma pesquisa com os alunos, a maioria deles disseram que se fosse necessário, desviariam dinheiro das instituições ou empresas que eles fossem administrar ou trabalhar nelas. Esta pesquisa deixou alguns professores de ética surpresos.

Sendo assim está provado que não é o estudar em melhores ou mais caras universidades do mundo, pois o caráter de uma criança, jovem ou adulto é moldado através de princípios espirituais, com o ensino de virtudes valores humanos e morais, disse também que o campo da ciência não está preparado para discutir valores morais, éticos e virtudes, aplicando o ensino das ciências materiais e a espiritual que é a responsável pela formação da personalidade e caráter de um indivíduo. Hoje uma das maiores dificuldades das escolas e universidades é que não estão sabendo lidar com estes fatos e perderam o verdadeiro sentido, e o saber qual é realmente a formula correta de educar as crianças os jovens e os adultos. Disse que os educadores hoje não podem perceber os efeitos nocivos que em suas aulas se dá a preferência para que os alunos desde cedo façam suas atividades em cima de músicas daninhas, como o tchan e outras citadas que dirigem as crianças através dos artistas de televisão; e não mais dão valor e não compreendem a riqueza de quando os professores trabalhavam com seus alunos, atividades com músicas que falavam de coisas importantes da vida ou da natureza, ou as poesias antigas, como as de Vinicius de Morais ou Carlos Drumond de Andrade.

Mostrou o quanto hoje às crianças são ensinadas a vivenciar e aprendem as ciências humanas e o materialismo, e não se lembram da essência do ser que é a alma humana, e de seu valor, não preparam as crianças para o espiritual, que é a única coisa de mais valor, e o que levaremos daqui, que o sujeito do entendimento material é a mente humana, mas que no campo espiritual o campo de entendimento é a alma.

Pejman apresentou sua palestra através da apresentação de um Power point, onde discorreu com clareza para os ouvintes, os vários temas abordados por ele em sua palestra. Apresentou também a proposta da pedagogia e metodologia bahá’í,. Também os círculos de estudos do Instituto Ruhi, que as pessoas que tiverem interesse em aprender ou conhecer melhor deixassem seus nomes e meios de contato com a professora Rosa Maria, que encaminharia para a Comunidade Bahá’í de Goiânia, para que fossem atendidos. Este material foi requisitado pela professora e coordenadora Rosa Maria Viana para que fosse reproduzido e distribuído para os alunos de pedagogia e também para os professores que tiverem interesse em conhecer mais profundamente o assunto.

Após o término da palestra a professora Rosa conversou por muito tempo com Pejam e lhe apresentou algumas das professoras da rede da universidade Salgado de Oliveira (Universo), para conversarem mais um pouco sobre o trabalho que ele havia apresentado. A professora Rosa Maria Viana, encantada com os trabalhos realizados pela comunidade bahá’í de Goiânia, e com a sabedoria e conhecimento de Michel, Badi e Pejmn, por serem ainda tão jovens e com uma bagagem de grande conhecimento desta forma. Apresentou as pessoas que estavam ali presentes na palestra, representantes da Igreja Católica, Igreja Evangélicas, do Espiritismo e outros seguimentos religiosos. Afirmou que a partir de agora a comunidade bahá’í, também faz parte da rede de instituições que estão ligadas ao programa UNIVERSO DA PAZ, e que seria convidada, e também seus palestrantes, para futuras palestras e que o aluno da UNIVERSO do curso de fisioterapia Badi Pezeshkzad, doravante é o elo de contato que une a Comunidade Bahá’í de Goiânia e a Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) no programa da Paz, para futuros programas. Relembrando que o trabalho não parou a professora Rosa Maria Viana disse aos presentes que o que mais a impressionou na comunidade bahá'í, foi o lema : Pela Paz e Unidade na Humanidade; e que a Comunidade Bahá’í de Goiânia estará em parceria com a UNIVERSO até dia 15 de dezembro deste ano, e no dia 10 de novembro haverá ainda duas participações nos dias:

-Dia 10/11/07: Pluralidade Humana- a prática do Respeito à diversidade; étnica, racial, cultural, sexual, de gênero e de crenças religiosas.
Comunidade Bahái’i apresenta palestra de 20 á 30 minutos na Mesa Redonda sobre: Diálogo Transreligioso com uma apresentação de Power Point de 12 min sobre:

Tema: Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, e outro de 10min sobre:

Tema: 300 Mil Vozes
Onde mostra a história de um plano sistemático para silenciar 300 mil vozes dos bahá’ís no Irã. Também a história de almas corajosas, fiéis à sua consciência, vítimas de perseguição, tragédia e privações por nenhuma outra razão senão a de professarem suas crenças.
Hora: 09:00h


-Dia 15/12/07: Fórum Universo da Paz
Celebrações com Atuações Sociais
Representação da Comunidade Bahá’í de Goiânia.
Oração Bahá’í pela Paz.


Por: Catarina Cavalcante de Jesus
Comunidade Bahá’í de Goiânia


Aula Bahá'í para Crianças em Aparecida de Goiânia-Goiás, com Flávia Gomide.

Material por Power Point preparado e apresentado pelo Professor Pejman Samoori:

Universo da Paz & XXIV Semana Bahá’í de Goiânia 2007

Em 21 de setembro de 2007. Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em sua Semana da Primavera da Paz, em programação conjunta com a:
Comunidade Bahá’í XXIV Semana Bahá’í de Goiânia pela PAZ.

Pedagogia e Metodologia da Educação Bahá’í na vida das Crianças e Jovens.

* Professor: Pejman Samoori
* Docente do Curso de Pedagogia - Faculdade da Terra de Brasília e Universidade Católica
* Engenheiro de Sistemas
* Mestre em Educação (UFAM)
* Mestre em Ciências Agrícolas (INPA)
*Ex-Diretor da Faculdade Táhirih - Manaus/AM
*Membro do Conselho Deliberativo da Escola das Nações em Brasília.

Posturas das Teorias de Educação
* Modismo: criatividade, autonomia e diversão
* Falência da educação
* Educação para o trabalho
* Contra memorização

Dom do Entendimento
Sujeito + Entender + Objeto

Usos
* Não entendo física.
* Eu entendo o meu irmão.
* Você entende o funcionamento do motor?
* Não entendo o que você está tentando dizer.

Entendimento da Mente
* Análise: relógio
* Sistêmico: comportamento humano
* Informação
* Conceito

Força da Gravidade Força da Gravidade
F = G (m1*m2)/r²

Perguntas de Entendimento
* O que é constante universal?
* O que significa inversamente proporcional?
* Por que a Força não fica infinito quando a distância é zero?

Natureza Humana
* Racista
* Determinista
* Pecador
* Nobre

Teoria de Abraham Maslow

* Essa natureza interna, até onde nos é dado saber hoje, parece não ser intrinsecamente, ou primordialmente, ou necessariamente, má. As necessidades básicas (de vida, de segurança, de filiação e de afeição, de respeito e de dignidade pessoal, e de individuação ou autonomia), as emoções humanas básicas e as capacidades humanas básicas são, ao que parece, neutras, pre-morais ou positivamente “boas”.

Teoria de Abraham Maslow

A destrutividade, o sadismo, a crueldade, a premeditação malévola, etc, parecem não ser intrínsecos, mas, antes, constituiriam reações violentas contra a frustração das nossas necessidades, emoções e capacidades intrínsecas.

Teoria de Abraham Maslow

* Como essa natureza humana é boa ou neutra, e não má, é preferível expressá-la e encorajá-la, em vez de a suprimir. Se lhe permitimos que guie a nossa vida, cresceremos sadios, fecundos e felizes

Viktor Frankl
* O homem em busca de sentido

Hinduísmo (Krishna, Índia, há 5000 anos)

Para o discípulo da yoga da ação, o corpo e a mente, os órgãos sensoriais e o intelecto são apenas instrumentos: ele sabe que ele próprio é mais do que os instrumentos. E assim, seu coração se toma puro. A vontade do homem é o único amigo que o Espírito Iluminado [Atman] possui, mas ela é também seu inimigo.

Judaísmo (Moisés, Egito-Palestina, há 3400 anos)

* Ainda que eu caminhe pelo vale das sombras da morte nenhum mal temerei; pois estás junto a mim... Sim, felicidade e amor me seguirão todos os dias da minha vida; minha morada é a casa de Iahweh por dias sem fim. (Bíblia, Salmos, 23:4-6)

Zoroastrismo (Zoroastro, Pérsia, há 2600 anos)

* Cada um deve preparar no mundo material, e dele carregar consigo, as coisas necessárias para o mundo espiritual, para que a alma não sofra.
(Banam-i-lzad)

Budismo (Buda, Nepal-Índia, há 2500anos)

* Existe um Ser que não foi gerado, que não teve origem, que não foi criado, que não foi formado. Se Ele não existisse, então não seria possível escapar do mundo que foi gerado, que teve origem, que foi criado, que foi formado. Mas como existe um Ser que não foi gerado, que não teve origem, que não foi criado, que não foi formado, por isso é possível escapar do mundo que foi gerado, que teve origem, que foi criado, que foi formado.
(Satipatthãna Sutta )

Cristianismo (Jesus Cristo, Palestina, há 2000 anos)

* Não olhamos para as coisas que se vêem, mas para as que não se vêem; pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. Sabemos, com efeito, que, se a nossa morada terrestre, esta tenda, for destruída, teremos no céu um edifício, uma obra de Deus, morada eterna, não feita por mãos humanas... Por conseguinte, estamos sempre confiantes, pois sabemos que, enquanto habitamos neste corpo, estamos fora da nossa mansão, longe do Senhor, pois caminhamos pela fé, não pela visão... Sim, e estamos cheios de confiança, e preferimos deixar a mansão deste corpo para ir morar junto do Senhor.
(Bíblia, II Coríntios, 4:18; 5:1;6;8)

Islamismo (Maomé, Arábia, há 1400 anos)
* Ó meu povo, esta vida terrena nada é senão um gozo efêmero; o Além é que é a morada da estabilidade. Os que cometerem más ações receberão o seu equivalente, e os que praticarem o bem e forem crentes, homens ou mulheres, entrarão no Jardim das delícias e serão cumulados sem medida.
(Maomé, Alcorão, 40:39-40)

Visão de ‘Abdu’l-Bahá
* Caráter inato
* Caráter herdado
* Caráter adquirido

* ___________Caráter Adquirido: Personalidade
Caráter Adquirido: Personalidade



* __________Caráter Congênito
(inato e herdado): Individualidade.


Maslow, Abraham. Introdução à Psicologia do Ser:

Equilibrio
* Ciência: Descoberta
* Religião: Revelaçao

Pejman Samoori


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

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