19 de set de 2007

“Noite Sagrada de Reflexão e Orações pela Paz”.

-Dia 15/09/07:

Abertura Oficial da XXIV semana Bahá’í de Goiânia

Foi realizada na Sede Bahá’í de Goiânia, a Abertura oficial da XXIV Semana Bahá’í de Goiânia por, Aluísio Acosta, que falou sobre o significado da semana bahá’í e de sua importância para a comunidade e para a sociedade. Um pequeno momento de relaxamento, feito pela amiga Élita Neopomuceno, para que houvesse um desprendimento das tensões vindas lá de fora. Logo após foi apresentado um Power Point , para a reflexão dos que estavam presentes; sobre:Infância Roubada, onde mostra o caos das gentes que vivem abaixo da linha da pobreza, e com questionamentos em como poderemos mudar estas questões; momento comovente onde todos prestavam muita atenção inclusive às crianças.

Um momento muito especial preparado para surpresa dos que estariam ali foi que, 07 crianças de 02 a 06 anos foram vestidas a caráter pela celebração da paz, roupa branca larga amarrada com um cinto largo azul anil, e uma fita branca e larga, incrementada com flores artificiais, de todas as espécies e cores, tanto para as meninas, quanto para os meninos. As seis crianças pequenas entraram em fila, logo após o momento do relaxamento, e se assentaram todas a frente em lugares que foram revezados para elas.

Após o término da apresentação do power point, elas retornaram ao encontro de mais 09 crianças de 08 a 12 anos, que as esperavam, todas vestidas da mesma forma, só que desta feita todas elas fariam uma apresentação especial onde seria mostrada a história da humanidade com a representação de todos os Livros Sagrados, conseguimos quase todos, os que não conseguimos, improvisamos. Catarina começou a apresentação falando sobre a história dos livros sagrados da humanidade e a cada livro citado, uma das oito crianças que o portavam os livros, saia da fila e vinha até a frente para mostrar o livro e assim foi até o último livro; o Kitáb-Aqdas.

Aproveitou a oportunidade para falar sobre Diversidade religiosa e direitos humanos, onde discorreu sobre vários princípios de igualdade dos homens perante Deus, e da necessidade do amor e respeito entre as pessoas diante de suas fés. Mostrou as pessoas presentes, sobre que sentido teria se todas as pessoas tivessem a mesma cara, ou se as flores, ou as rosas fossem todas iguais uma e outra, também disse da sabedoria de Deus ao criar a diversidade de todas as coisas no reino da criação, também apresentou as crianças que num total delas oito não eram bahá’ís, e seis delas são frutos de Aulas Bahá’ís para crianças no Setor Crimeia Leste, onde duas delas são os indiozinhos Karajás, Nawaritxya Kuadi,de 10 anos e o outro é o pequeno Maluá Kuadi, de 07 anos. Havia uma diversidade de cores e de raça entre as crianças. Enquanto a peça era apresentada, um fundo musical bem suave era ouvido, para a apresentação dos livros. Neste momento foi apresentada aos amigos presentes, a proposta de Aulas Bahá’ís para Crianças e para Pré-Jovens, como forma de educar e formar o caráter destas que são o nosso fu- turo, como aquelas crianças e pré-jovens que estavam ali se apresentando.Havia muitos contatos presentes e podíamos perceber que eles ficaram curiosos com o tema apresentado naquela noite.Num total eram 16 crianças nesta apresentação.

Após a apresentação das crianças houve o momento sagrado preparado com as doze sementes da Paz, distribuídas entre doze pessoas que as recitariam. São elas:



SEMENTES DE PAZ

As sementes de paz representam as doze orações pela paz feitas em Assis, Itália, no dia da Oração pela Paz Mundial durante o Ano Internacional da Paz das Nações Unidas, 1986. As orações foram levadas aos Estados Unidos e deixadas aos cuidados das crianças da Life Experience School. A distribuição das Sementes de Paz é um projeto para servir o mundo. As orações pertencem à humanidade.



“Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas escrituras e vê somente o bem em todas as religiões.”

Mahatma Gandhi


1. Oração Hindu pela Paz

Ó Deus, leva-nos do irreal para o real. Ó Deus, leva-nos da escuridão para a luz. Ó Deus, leva-nos da morte para a imortalidade.
Shanti, Shanti, Shanti a todos. Ó Senhor, Deus Todo Poderoso, que haja paz nas regiões celestiais. Que haja paz sobre a Terra. Que as águas sejam apacentadoras. Que as ervas sejam nutritivas, e que as árvores e plantas tragam paz a todos. Que todos os seres benéficos tragam-nos a paz. Que a Lei dos Vedas propague a paz por todo o mundo. Que todas as coisas sejam fonte de paz para nós. E que a Vossa paz possa trazer a paz a todos, e a mim também.


2. Oração Budista pela Paz

Que todos os seres, de todos os lugares, afligidos por sofrimentos do corpo e da mente sejam logo libertados de suas enfermidades. Que os temerosos deixem de ter medo e os agrilhoados sejam libertos. Que o impotente encontre força, e que os povos desejem a amizade uns dos outros. Que aqueles que se encontram no ermo sem caminhos e amedrontados - as crianças, os velhos e os desprotegidos – sejam guiados por entes celestiais benéficos, e que rapidamente atinjam a condição de Buda.


3. Oração Jainista pela Paz

A Paz e o Amor Universal são a essência do Evangelho pregado por todos os Seres Iluminados. O Senhor disse que a equanimidade é o Dharma. Perdôo a todas as criaturas e que todas as criaturas me perdoem. Por todos tenho amizade e por nenhuma criatura inimizade. Saiba que a violência é a causa raiz de todas as misérias do mundo. A violência é de fato o nó que aprisiona. “Não ofenda nenhum ser vivo”. Este é o caminho eterno, perene e inalterável da vida espiritual. Por mais poderosa que seja uma arma, ela sempre pode ser sobrepujada por outra; mas nenhuma arma pode ser superior à não-violência e ao amor.


4. Oração Maometana pela Paz

Em nome de Allah, o benéfico, o misericordioso. Graças ao Senhor do Universo que nos criou e distribuiu em tribos e nações. Que possamos nos conhecer, sem nos desprezarmos uns aos outros. Se o inimigo se inclina para a paz, incline-se você também para a paz, e confia em Deus, pois o Senhor é aquele que ouve e conhece todas as coisas. E entre os servos de Deus, Cheios de Graça são aqueles que andam sobre a Terra em humildade, e quando nos dirigimos a eles dizemos “PAZ”.


5. Oração Sikh pela Paz

“Deus nos julga segundo nossas ações, não de acordo com o traje que nos cobre: a verdade está acima de tudo, mas ainda mais alto está o viver em verdade. Saibam que atingimos a Deus quando amamos, e a única vitória que perdura é aquela que não deixa nenhum derrotado.”


6. Oração Bahai’ pela Paz

Seja generoso na prosperidade e grato na adversidade. Seja justo ao julgar e comedido ao falar. Seja uma luz para aqueles que caminham na escuridão, e um lar para o forasteiro. Seja os olhos para o cego e um guia para os errantes. Seja um sopro de vida para o corpo da humanidade, orvalho para o solo do coração dos homens, e seja a fruta da árvore da humildade.


7. Oração Shintoísta pela Paz

Embora as pessoas que vivem do outro lado do oceano que nos rodeia, eu creio, sejam todas nossos irmãos e irmãs, porque há sempre tribulação neste mundo? Porque os ventos e as ondas se levantam no oceano que nos circunda? Desejo de todo coração que o vento logo leve embora todas as nuvens que pairam sobre os picos das montanhas.


8. Oração dos Nativos Africanos pela Paz

Deus Todo Poderoso, Grande Polegar que ata todos os nós, Trovão que ruge e parte as grandes árvores; Senhor que tudo vê lá de cima, que vê até as pegadas do antílope nas rochas aqui na Terra, Vós sois aquele que não hesita em responder a nosso chamado. Vós sois a pedra angular da Paz.

9. Oração dos Nativos Americanos pela Paz

Ó Grande Espírito de nossos Ancestrais, elevo meu cachimbo a Ti. Aos teus mensageiros, os quatro ventos, e à Mãe Terra, que alimenta seus filhos. Dê-nos a sabedoria para ensinar nossos filhos a amarem, respeitarem e serem gentis uns com os outros, para que possam crescer com idéias de paz. Que possamos aprender a partilhar as coisas boas que nos ofereces aqui na Terra.


10. Oração Persa pela Paz

Oramos a Deus para erradicar toda a miséria do mundo: que a compreensão triunfe sobre a ignorância, que a generosidade triunfe sobre a indiferença, que a confiança triunfe sobre o desprezo, e que a verdade triunfe sobre a falsidade.


11. Oração Judaica pela Paz

Vamos subir a montanha do Senhor, para que possamos trilhar os caminhos do Mais Alto. Vamos forjar arados de nossas espadas, e ganchos de poda com nossas lanças. Uma nação não levantará a espada contra outra nação – nem aprenderão a guerra novamente. E ninguém mais sentirá medo, pois isto falou o Senhor das Hostes.


12. Oração Cristã pela Paz

Benditos são os que fazem a paz, pois eles serão chamados Filhos de Deus. Pois eu lhes digo: ouçam e amem os seus inimigos, façam o bem aos que te odeiam, abençoem aqueles que te maldizem, orem pelos que te humilham. Aos que lhes batem no rosto, ofereçam a outra face, e aos que lhes tiram as vestes, ofereçam também a capa. Dêem aos que pedem, e aos que tomam seus bens, não os peça de volta. E façam aos outros aquilo que quiserem que os outros façam a vocês.

***********************************

Estavam presentes cerca de 80 pessoas entre bahá’ís e não bahá’ís. Uma bela mesa de frios foi servida para os amados que ali estavam.

A Editora Vozes doou o Livro Sagrado, A Torá, para que a comunidade fizesse este trabalho e depois o livro ficaria na biblioteca da mesma para estudos sobre este; após saber que as crianças da comunidade fariam uma apresentação pela PAZ.


“Semana da Primavera da Paz”.
Universidade Salgado Oliveira (UNIVERSO)

-Dia 15/09/07:

Abertura oficial Às 09:00h da manha, na Universidade Salgado Oliveira tendo como convidada especial também a Representação da Comunidade Bahá’í de Goiânia por: José Alves Garcia, que falou sobre a Fé Bahá’í e seus princípios; e também Dona Zia Pezeshkzad, falou sobre o Fundador da Fé, Bahá’u’lláh e Seu propósito ao vir ao mundo.

O momento de Oração pela Paz, foi concedido ao jovem Badi Pezeshkzad, que é aluno da faculdade na área de fisioterapia. A oração recitada foi Unidade da Humanidade, n°. 05


Oração pela Paz e Unidade da Humanidade

Ó Tu, Senhor Bondoso! Criaste toda a humanidade dos mesmos pais. Desejaste que todos pertencessem ao mesmo lar. Em Tua Santa presença, todos são Teu servos e todo o gênero humano se abriga sob Teu Tabernáculo. Todos se têm reunido à Tua Mesa de Graças e brilham pela luz da Tua Providência.Ó Deus! És bondoso para com todos, provês a todos, amparas a todos, e a todos, e a todos concedes vida. De Ti, os seres recebem faculdades e talentos. Todos estão submersos no Oceano da Tua Misericórdia.Ó Tu, Senhor bondoso!Une todos, faze as religiões concordarem e torna as nações uma só, para que se considerem todos como uma única família e tenham a terra como um só lar. Que se associem em perfeita harmonia.Ó Deus!Ergue o estandarte da unicidade do gênero humano!Ó Deus!Estabelece a Suprema Paz!Enlaça os corações, ó Deus!Ó Tu, Pai bondoso, Deus!Extasia os corações com a fragrância do Teu amor, ilumina os olhos com a Luz de Tua Guia; alegra os ouvidos com as melodias daTua Palavra e abriga-nos no Recinto da Tua Providência.Tu és o Grande e o Poderoso! És o Clemente—Aquele que perdoa as faltas de toda a humanidade.
-‘Abdu’l–Bahá-



Esta oração fora solicitada pela Sra. Rosa Maria Viana, para que fosse recitada por várias vezes durante a semana enquanto discorria a programação conjunta entre a Comunidade Bahá’í e a UNIVERSO.



Comunidade Bahá’í de Goiânia
&
Universidade Salgado Oliveira(UNIVERSO)
Por: Catarina Cavalcante de Jesus




Galeria de fotos da abertura Oficial da XXIV Semana Bahá'í de Goiânia.



























Oito Crianças representaram os Livros Sagrados da Humanidade












O Tripitakas



O Evangelho de Jesus Cristo





"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

Nenhum comentário:

                            Quando a Semente Germina e dá Belos Frutos.                                  Uma História de fé, encantadora! ...