19 de out. de 2007

O BÁB, A PORTA DE ENTRADA DO REINO DE DEUS NA TERRA!


Báb

Siyyid ‘Ali-Muhammad (Persa: سيد علی ‌محمد‎ ) (20 de outubro de 1819 a 9 de julho de 1850), conhecido como o Báb (“A Porta”), foi o Profeta fundador da Fé Babí e precursor da Fé Bahá'í. Nasceu em Shíráz, Pérsia (atual Irã).

Aos vinte e cinco anos proclamou ser o Qá’im (ou Mihdí) “Aquele Que Se Levanta” prometido aos maometanos, cuja vinda introduziria uma nova era para a humanidade. Além de fundar uma religião independente, a fé Babí, o Báb afirmou que Sua principal missão era anunciar a manifestação de um Profeta ou Manifestante de Deus que brevemente se revelaria.

O Báb significa "A Porta" (Árabe: باب‎), título designado por Ele mesmo, simbolizando o período de transição de Sua Manifestação Àquele a quem brevemente surgiria, na qual O Báb denominava "Aquele que Deus tornará Manifesto".

Seis anos após Sua declaração, O Báb foi executado por tropas de fogo em Tabríz.

Entre seus principais títulos estão, "O Ponto Primaz" e o "Ponto do Bayán".

História

Infância e Juventude
Siyyid ‘Ali-Muhammad (O Báb) nasceu em 20 de outubro de 1819 em Shiráz, ao sul do Irã. Seu pai morreu quando Ele ainda era criança, sendo levado a viver sob os cuidados do tio materno, comerciante de Shiráz, que O criou e colocou-O na escola em tenra idade. [2][3] Aos quinze anos entrou no comércio, tendo abandonado a escola devido ao fato de que, de acordo com vários autores, Seu professor se queixava com Seu tio de que Ele não precisava de escola.[4] Casou-se aos 22 anos com Khadíjih-Bagum, que tiveram um filho Ahmad, que morreu ainda quando criança.

Era um Siyyid, descendente de Muhammad (Maomé).


A Procura do Prometido
Em 1790 na Pérsia, um movimento iniciado por Shaykh Ahmad, aguardava a vinda do esperado Qá'im dos muçulmanos, também chamado Mihdí. Depois da morte de Shaykh Ahmad, a liderança passou para Siyyid Kázim, ficando encarregado de guiar Seus discípulos ao Prometido. Siyyid Kázim possuía muitos seguidores, e sempre lhes dizia que a vinda do Prometido estava próxima. Mullá Husayn foi um dos mais notáveis de seus seguidores. Pouco antes de morrer, Siyyid Kázim deixou algumas instruções a seus seguidores, de que deixassem seus lares e se espalhassem a procura do Prometido.

Mullá Husayn ao chegar em Shiráz foi recebido por um jovem, que mais tarde afirmou para ele ser o Prometido, o Qa'ím aguardado pelos muçulmanos, e o anúncio da vinda de uma Mensageiro maior que Ele próprio, ao se declarar se intitulou como O Báb "A porta".

Mullá Husayn foi então o primeiro a abraçar a Fé Babí.

Letras do Vivente
Antes de proclamar abertamente Sua missão, O Báb aguardava por 18 pessoas que espontâneamente o procurassem e o aceitassem como o Prometido, esses primeiros discípulos foram denominados como "Letras do Vivente".

Entre eles estava uma mulher, Táhirih, que aceitou O Báb sem nunca ter chegado a encontrá-Lo. Teria ela O visto através de um sonho.

Quddús foi o 18º a reconhecê-Lo.

Após estas 18 declarações, O Báb os instruiu a espalharem essa Nova Fé.

Perseguição
A Mensagem do Báb causou grande repercussão, e tanto Ele quanto seus seguidores foram alvos de perseguição e violências. Diversos expositores afirmam que os Mullás (pessoas eminentes da época), acreditavam que quando o Qai´m esperado pelos muçulmanos viessem, conseguiriam alcançar um poder maior. O que O Báb ensinava, entretanto, rompia as velhas barreiras e princípios que vigoravam no governo Persa, do qual predominava a corrupção em todos os setores dessa sociedade. A situação do Irã no final do século 19 era abominada por muitos Europeus que por lá passaram, deixando registros sobre a decadência de tal civilização. Não havia dúvidas, que o objetivo era exterminar a Fé Babí.


Santuário do Báb em Haifa, Israel.O Báb foi aprisionado em vários locais, sendo finalmente fuzilado em Tabríz, em 1850, por um pelotão de 750 soldados. Após sua morte, mais de 20.000 de seus seguidores foram martirizados.





História da Execução

Ordens para matar o Báb.
As forças do Sháh e os membros do clero sofriam derrotas humilhantes pelo país inteiro, foi então que o primeiro ministro, Mírza Taqí Khán, resolveu atacar o próprio chefe da Fé, ordenou então que o Báb fosse levado de Chiríq para Tabríz, contatou o governador sobre a transferência.

Três dias depois do Báb ser transferido para Tabríz, a ordem para matar o Báb foi enviada ao governador, que recusou imediatamente. Teria dito:"Esta é uma tarefa para o mais vil, quem sou eu para ser mandado matar um inocente descendente do nosso próprio Profeta?"

nota:O Báb era descendente da família de Baní-Háshim, que era da família de Maomé, e através de Ismael do Próprio Abraão.

O primeiro ministro então ordenou o próprio irmão, Mirzá Hasan Khán, a cumprir as ordens de executar o Báb. O irmão mandou então que transferissem o Báb para a cela da morte nos quartéis da cidade. Ordenou a Sam Khán, chefe do regimento de execução, que posicionasse dez guardas especiais, do lado de fora da cela do Báb.[8]


Muhammad 'Alí (Annís)
Quando O Báb estava sendo levado pelo pátio à cela, um rapaz de 18 anos saiu da multidão e correu a seu encontro, e arremessando-se aos pés do Báb disse: "Não me afastes de Ti, ó Mestre, aonde Tu fores, deixa-me ir Contigo."[8] O Báb sorriu-lhe e respondeu:"Levanta, Muhammad 'Alí, e fica convicto que tu estarás em Minha companhia. Amanhã testemunharás o que Deus decretou."

Este jovem foi preso na mesma cela que o Báb e condenado à morte com Ele - este jovem é conhecido como Annís, havia conhecido a Fé do Báb quando Este passou por Tabríz pela primeira vez.

Na noite anterior ao martírio do Báb, Siyyid Husayn, uma testemunha, deixou o seguinte relato: "Indiferente à tempestade que rugia ao Seu redor, conversava conosco e animava-nos alegremente. As tristezas que tanto pesar Lhe causaram pareciam ter sumido completamente."


Dia da Execução
Na manhã seguinte, enquanto os doutores da lei autorizavam a execução, assinando o decreto de morte, o Báb estava mantendo uma conversa confidencial com Siyyid Husayn, um de Seus discípulos que havia servido como Seu secretário. O Báb dava-lhe instruções. O chefe da guarda o interrompeu neste momento, e insistiu que o Báb partisse imediatamente. O Báb virou-Se para ele censurando-o severamente, afirmou que até que Ele tenha dito todas as coisas que deseja, nenhum poder na terra O poderia silenciar.

Surpreso, o chefe da guarda porém, insistiu que o Báb o acompanhasse sem demora - interrompendo a conversa com Husayn.

O chefe da guarda entregou o Báb nas mãos de Sam Khán, líder do regimento, para realizar a execução. Sam Khán, porém, agitado pela ação que deveria realizar e pelo comportamento do Báb, aproximou-se Dele e em particular disse: "Eu sou cristão, e nada tenho contra Tua pessoa. Se Tua causa for verdadeira, livra-me então da obrigação de derramar o Teu sangue." O Báb então orientou-o a seguir suas obrigações:"Siga tuas instruções e se de fato fores sincero, o Todo Poderoso certamente livrar-te-á de tuas perplexidades."

O Báb e Seu companheiro, Muhammad-'Alí, então foram pendurados por cordas no pilar entre as portas do quartel. Muhammad implorou a Sam Khán que o colocasse de forma que seu próprio corpo servisse como escudo para o corpo do Báb. Ele foi erguido e sua cabeça pousou sobre o peito do Báb.

O Journal Asiatique relata: "O Báb permaneceu silencioso. Seu belo pálido rosto... seu aspecto, suas maneiras refinadas, suas mãos brancas e delicadas, suas roupas simples, porém muito asseadas - tudo n'Ele despertava simpatia e compaixão."


Primeira ordem para abrir fogo
Cerca de 10.000 (dez mil) pessoas estava presentes na praça, sendo que muitos se esforçavam para assistir à execução nos telhados das casas em volta. Muitos autores expressam o fato de que aquelas pessoas estavam esperando qualquer sinal de milagre para mudar suas atitudes hostis, procuravam drama, mas o Báb os estava decepcionando.

Depois de terem sido amarrados no pilar, o regimento de soldados se posicionaram em três fileiras, cada uma com 250 homens.

Foi então dada a ordem, cada fileira abriu fogo por sua vez, até que todo o regimento tivesse descarregado suas balas no Báb e em seu companheiro.


Desaparecimento do Báb
Um dos relatos históricos daquele momento: "A fumaça da descarga de 750 rifles foi tanta que escureceu a luz do sol do meio-dia. Assim que a nuvem de fumaça dissipou-se, a multidão estupefata olhava para uma cena que seus olhos mal podiam acreditar. Lá, de pé, em frente deles, vivo e sem nenhum ferimento estava o jovem, enquanto que o Báb, havia desaparecido de suas vistas. Apesar de que as cordas os suspendiam estivessem feitas em tiras pelas balas, seus corpos no entanto, haviam miraculosamente saído ilesos."

A multidão se agitou frente ao fato ocorrido, tornando-se perigosa. A procura pelo Báb se tornou frenética.

M.C. Huart, um autor francês que escreveu sobre o episódio, descreve: "Para acalmar a frenética multidão, que naquela agitação já acreditava nas reivindicações de uma religião que estava demonstrando sua verdade, os soldados mostravam as cordas despedaçadas pelas balas, querendo provar que na verdade, nenhum milagre havia acontecido." O mesmo autor dá sua interpretação sobre esse acontecimento:"Inacreditavelmente, as balas não tocaram no condenado mas ao contrário, arrebentaram as cordas e ele ficou livre. Foi realmente um milagre."

A.L.M. Nicolas escreveu sobre o episódio: "Algo extraordinário aconteceu, único nos anais da história da humanidade: as balas cortaram as cordas que seguravam o Báb e Ele caiu de pé, sem nenhum arranhão."

A procura pelo Báb terminou a poucos metros do pilar de execução. Acharam-No de volta à cela do quartel, terminando Sua conversa com o secretário Siyyid Husayn. O Báb teria olhado para o chefe dos guardas e dito: "Eu terminei minha conversa. Podes agora cumprir com o teu dever."

Segunda ordem para abrir fogo
Sam Khán, ordenou que seu regimento saísse, pois não queria mais continuar com aquela tarefa em vista dos fatos ocorridos. Um novo esquadrão então foi organizado por um coronel que se voluntariou para levar em frente a execução.

O Báb e Seu companheiro foram novamente amarrados e o novo regimento preparava-se para atirar. Dessa vez as balas acertaram o alvo.

O martírio do Báb ocorreu ao meio dia, no dia 9 de julho de 1850, trinta anos após Seu nascimento em Shiráz.

Sucessão
Em 1863, Mírzá Husayn ‘Ali (1817-1892), conhecido como Bahá’u’lláh (“A Glória de Deus”), um dos mais destacados discípulos do Báb, proclamou ser “Aquele Que Deus Tornará Manifesto”, o grande manifestante de Deus anunciado pelo Báb e pelos manifestantes do passado.

Quase a totalidade dos seguidores do Báb abraçou a nova revelação, passando a denominar-se Bahá'ís.

O sepulcro do Báb fica em Haifa, na Terra Santa, no centro mundial da Fé Bahá’í.


Ensinamentos
Os ensinamentos do Báb enfatizavam a interpretação não-literal das profecias e estabeleciam o conceito de que todas as religiões reveladas foram transmitidas por Deus à humanidade, adaptadas para a época em que surgiram. Também ensinava a igualdade de direitos para os homens e mulheres e condenava os preconceitos.


Referências
↑ O Báb - Seleção dos Escritos do Báb
↑ Esslemont, John E. Bahá'u'lláh e a Nova Era (nova era não tem ligação a movimento de nome semelhante)
↑ Fé Bahá'í - O Báb, visitado a 22/12/2006
↑ Em algumas referências já citadas, diz o professor: ".. A doçura de Sua expressão ainda se detém em minha memória. Senti-me impelido a levá-Lo de volta a Seu tio, a entregar em suas mãos a incumbência que havia confiado a meus cuidados. Estava decidido a lhe dizer quanto me sentia indigno de educar um menino tão extraordinário."
↑ ((en))Wikipédia(O Báb)
↑ 6,0 6,1 Sears, William (1998) Que Brilhe o Sol (Release the Sun)ISBN 8532000355
↑ Nabíl, Os Rompedores da Alvorada, vol. II, p. 244-247
↑ 8,0 8,1 8,2 8,3 Sears, William, Que brilhe o Sol, Vol. II, p.186
↑ Nabíl, Os Rompedores da Alvorada, vol. II, p. 251
↑ Op. Cit. pág. 190
↑ Op. Cit. pág. 192
↑ Nabíl, Os Rompedores da Alvorada, vol. II, p. 181
↑ Journal Asiatique, 1866, livro 7, p. 378
↑ Nabíl, Os Rompedores da Alvorada, vol. II, p. 255-257
↑ A.L.M. Nicolas, Siyyid 'Alí-Muhammad dit le Báb, p. 375

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

5 de out. de 2007

Algumas explicações sobre a Fé Bahá’í

Os bahá’ís consideram sua Fé a renovação de toda religião profética. A revelação é progressiva. Cristo expressou este conceito ao dizer: "Ainda tenho muitas coisas que vos dizer mas vós não as podeis suportar agora, porém quando vier aquele Espírito da Verdade, ele vos guiará em toda a verdade." Cristo, como também os outros Instrutores divinos, prometeu a vinda de um Outro que guiaria mais uma vez Seus filhos... O bahá’í vê todas as grandes religiões proféticas como partes de um plano divino para educar o homem a fim de que ele possa por sua vez levar avante "uma civilização que há de evoluir sempre." Desde Abraão, cada Educador Divino tem trazido uma mensagem na qual se destaca algum princípio necessário, e cada vez se reiteram certos preceitos básicos por serem estes sempre verdadeiros, sempre vitais ao bem-estar do homem. Moisés trouxe uma mensagem- de justiça, Buda ensinou a renúncia, Jesus o amor, Maomé a submissão. Hoje, o Autor da Fé Bahá’í traz a mensagem da unidade. Mas através de todas essas mensagens se percebe a Regra de Ouro, segundo a qual todos os homens são irmãos, filhos de um só Deus. É óbvia a razão porque o Criador tem enviado uma série de Mensageiros. Assim como a criança no jardim de infância não está pronta para enfrentar a álgebra, também os homens no tempo de Jesus estavam longe de poder compreender o conceito de um só mundo. Naquele tempo, os meios de comunicação rápida não haviam ligado as nações. À medida que as condições mudam, deve a religião adaptar-se. E quando a religião declina, tem que ser revitalizada. Somente Deus pode efetuar a transformação. Essa transformação deverá ter início no coração dos homens do mundo inteiro. O ensino religioso só pode ter efeito se se educam os corações. Nosso Criador funciona através dos homens; são eles Seus instrumentos para criar novos padrões de ação, devendo, pois, evoluir. Urge haver homens de coração maduro, bem como de mente madura. O bahá’í acredita ser possível transformar-se a natureza humana, podendo-se enobrecê-la quando o homem se sujeita espontânea e conscientemente à Vontade Divina. Disforme era a humanidade à qual Bahá’u’lláh se dirigiu, aleijada de mente e espírito, e Ele proveu a cura. Na receita que ofereceu, a vida pessoal deve imbuir-se de um grande fluxo de amor e compreensão. Quando não podemos amar um indivíduo por suas características pes-soais, devemos apreciá-lo por amor a Deus. Todo homem é filho do Criador. Deve ser nosso objetivo ver a face de Deus – falando figuradamente – em toda criatura humana... Estes ensinamentos podem ser melhor compreendidos à luz de uma breve história da Fé Bahá’í Mundial. Não deve causar admiração o fato de não se haver anunciado em todo o mundo o nascimento da Fé. Jesus não figurou em cabeçalhos no Seu tempo. H. G. Wells observou com acerto que os primórdios do renascimento religioso "nunca são conspí-cuos." No dia 23 de maio de 1844, um jovem persa de vinte e cinco anos de idade, que viria a ser conhecido como o Báb, anunciou Sua missão: a de preparar o caminho para "Aquele que Deus tornaria manifesto", e de introduzir certas reformas vitais. À medida que o número de Seus adeptos crescia, o clero maometano se alarmava. Após apenas seis anos de ensino, Ele foi martirizado publicamente por ordem desse clero. Já cumprira, porém, Sua missão. Assim como João Batista preparou os corações e as mentes para o advento de Jesus, também o Báb abriu o caminho para a vinda de Bahá’u’lláh ("Glória de Deus"). Nascido numa família da alta nobreza da Pérsia, em 1817, Bahá’u’lláh deveria ter seguido os passos de Seu pai, que era Ministro de Estado do Xá, porém a isso renunciou. Ainda criança, mostrava sabedoria e bondade extraordinárias. Mais tarde, abraçou os ensinamentos do Báb sem receio das conseqüências, seguindo-se resultados catastróficos: a bastonada, a confiscação de Suas proprie-dades, longos anos de encarceramento e exílio. No ano de 1863, pouco antes de Seu degredo de Bagdá à cidade de Constantinopla, Bahá’u’lláh disse aos adeptos que era Aquele Cuja vinda não só o Báb mas todos os Profetas haviam predito. Esta estupenda verdade se insuflara Nele num tempo de grande sofrimento físico. Seus adeptos receberam esta declaração com júbilo intenso. Muitas notabilidades, inclusive o governador de Bagdá, vieram prestar homenagens ao Prisioneiro antes de Sua partida. Finalmente, para afastarem Bahá’u’lláh das multidões que se sentiam tão atraídas a Ele e à Sua Mensagem, encarceraram-No na terrível colônia penal de Akká, na Palestina. Por muito tempo, muros espessos excluíram-No da natureza que Ele tanto amava. O Professor Edward Granville Browne, da Universidade de Cambridge, única pessoa do Ocidente a visitar Bahá’u’lláh, conta-nos: "Desnecessário era perguntar em presença de quem eu me achava, enquanto me curvava ante Aquele que é objeto de uma devoção e um amor que os reis bem poderiam invejar e os imperadores suspirar em vão." Proferiu-lhe Bahá’u’lláh palavras de ânimo: "Só desejamos o bem do mundo e a felicidade das nações. Que todas as nações se unam na mesma fé e todos os homens se tornem irmãos; que se fortaleçam os laços de afeto e união entre os filhos dos homens, cesse a divergência de religião e se anulem as diferenças de raça. Que mal há nisso? E assim há de ser: essas lutas infrutíferas, essas guerras ruinosas passarão e a Maior Paz virá. ... Não se vanglorie o homem de amar a pátria; antes, tenha ele glória em amar sua espécie." Não permitindo que exílio e encarceramento Lhe sustassem a pena, Bahá’u’lláh escreveu longas epístolas aos governantes do mundo ocidental, exortando-os ao caminho da paz. Foi autor de muitos livros que abrangem inúmeros assuntos. Segundo seu conceito, a religião é uma atitude para com Deus que se reflete em nossa vida de todo dia. Assim Seus Escritos tratam da ética e moral, da fé em Deus, das relações humanas, da prece e da meditação; interpretam os Ensinamentos religiosos anteriores e as profecias do futuro; discorrem sobre a economia política, a educação e as relações entre as raças... Embora seja estupenda a pretensão de Bahá’u’lláh — a de ser o Prometido de todos os tempos, o Espírito da Verdade predito por Jesus — Sua sublime Mensagem, segundo a expõem esses Escritos, sustenta a pretensão. Com o falecimento de Bahá’u’lláh em 1892, Seu filho mais velho, ’Abdu’l-Bahá, tornou-se Seu intérprete autorizado da nova Fé. ’Abdu’l-Bahá visitou a América em 1912, difundindo a Mensagem de Bahá’u’lláh de costa à costa numa "tournée" histórica. Na Última Vontade e Testamento, ’Abdu’l-Bahá nomeia Seu neto, Shoghi Effendi, como o Guardião da Fé Bahá’í. Shoghi Effendi faleceu em 1957. Vinte mil martírios não lograram sustar a influência dos novos Ensinamentos que vieram então a abranger o globo e são apreciados desde Egedesminde, na Groelândia, até Magalhães do Chile, a cidade mais próxima do Pólo Sul. Bahá’ís já se estabeleceram em mais de 150.000 centros em 300 países e territórios. Há represen- tantes de raças, entre elas sudaneses da África, esquimós no Alaska e maoris na Nova Zelândia; as origens religiosas são muitas; traduziu-se a literatura para mais de 800 idiomas. Desde as ilhas de Fiji no Pacífico, do Japão e da Índia até a Alemanha e a Grã-Bretanha, onde quer que os bahá’ís se encontrem, corações e mentes associam-se em harmonia. Representantes da Comunidade Internacional Bahá’í ocupam atualmente lugares como delegados e observadores com status consultivo em diversos organismos das Nações Unidas, como a UNICEF, ECOSOC, UNEP e outros, convocados para selecionadas organizações não-governamentais. As atividades bahá’ís coordenam-se harmoniosamente dentro de um sistema administrativo que é tão simples quanto eficaz. Não havendo clero, é dever dos bahá’ís ensinarem a Fé e trabalharem onde quer que haja necessidade. Há bahá’ís isolados, outros em grupos; servem nos comitês, nas comunidades, nas Assembléias Locais, ou nas Assembléias Nacionais, ou na Casa Universal de Justiça. Não existe facção; tomam decisões após preces e consulta franca, com espírito de amor. Aqueles eleitos aos vários cargos têm as respectivas responsabilidades em virtude de mérito, a ninguém tendo de responder senão a Deus. Deste modo consegue-se unidade em meio a grande diversidade. Nesta Fé os homens vêem cumprirem-se as profecias, quase em nossos dias; acham a solução para seus problemas, respostas às suas preces; e paz de espírito e de coração. Os aspectos pessoais da Fé satisfazem o indivíduo; seus aspectos sociais haverão de curar uma civilização. Quem deseja conhecer a Fé Bahá’í deve lembrar-se de que esta Fé não somente é um vibrante apelo para a paz mundial, mas também convoca a todos poderosamente para Deus. A Palavra de Deus exorta o homem neste versículo de Palavras Ocultas: "Volve tua face para a Minha e renuncia a tudo menos a Mim; pois Minha soberania dura e Meu domínio não perece. Se buscares a outro senão a Mim, ainda que procures no universo para todo o sempre, em vão será tua busca."

Fonte: Site de Orações On Line

http://www.bahai.org.br/oracao

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

4 de out. de 2007

UNIDADE NA DIVERSIDADE

UNIDADE
NA

D I V E R S I D A D E


Clique no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=lx3q5-FaVL4

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-


Falecimento Dr. Mário Hector em Goiânia

18/9/2007

Faleceu em Goiânia no dia 18 de setembro, Mário Hector, bahá'í pioneiro da Fé nesta capitem várias capitais nno Brasil, onde também prestou serviços à Fé.Vindo da Comunidade Bahá'í da Argentina se estabeleceu em Goiânia, deixou filhos e esposa.

A secretaria de correspondencia da Assembléia Espiritual Local de Goiânia, informa que enviou aos familiares, amigos e aos membros da comunidade Bahá'í de Goiânia o correio eletronico enviado da Assembléia Espiritual Nacional e da Casa Universal de Justiça, pelo passamento do nosso amado amigo e irmão bahá'í, Mário Hector Gomez.

Informamos que vários membros da comunidade bahá'í local, estiveram presentes em seu velório, e a pedido do Sr. Mário Hector, antes de sua partida, pediu para sua esposa que ele gostaria que fossem entoadas várias canções bahá'is.

O pedido foi atendido prontamente por membros da comunidade que entoaram:

1- Yá Bahá'u'´lláh, Yá allí 'u'lláh lláh!
2- Yá Bahá'u'lláh, Yá Bahá'u'lláh, Yá Bahá'u'lláh, Yá Bahá'u'lláh!
3- Alláhoma
4- Anjos de branco

A esposa de Mário Hector pediu que por várias vezes estas canções fossem entoadas,até depois de seu caixão ter decido à seputura, Sra. Viviane Gomez, doce e meiga transmitia uma paz enorme; e falou de seu grande amor e paixão pelo marido que marcara sua vida e que a ensinou, que somente o amor pode transformar todas as coisas. Um grande amigo, companheiro e pai para seus filhos que choravam, a difícil separação de quem marcou sem tamnho àquela família e o grande número de amigos que estavam alí chorando sua falta.

Tanto sua esposa quanto seu filho Nabil, falaram de seu total desprendimento de todas as coisas materiais e de todos os títulos adquiridos dos quais ele não gostava que fossem mencionados. Nabil Gomez , seu filho disse do quanto é dificil alguém partir daqui com sua vida sem nenhum pendência, e que seu pai resolveu todas as pendências que tinha aqui para resolver, ele foi sem nehuma questão para resolver, e desprendido de todos os títulos até mesmo dos rótulos espirituais.

Um de seus familiares Sr. Vinicíus de Abreu, cantou uma canção argentina, a que ele mais gostava :Voela Paloma Blanca.

Uma rosa branca foi entregue as famílias presentes, em símbolo deste amor transformador, enquanto era entoada a canção de ALLAHOMA.

A última canção após ter descido seu caixão foi:
Yá Bahá'u'lláh, Yá Allí 'u'lláh lláh!

Agradecemos a Casa Universal de Justiça; e as Assembléias Espirituais Nacional e a de Belo Horizonte. pelo envio de mensagens de conforto a família de Mário Hector Gomez e à sua família bahá'í das comunidades por onde ele viveu.

Amorosas saudações,

Secretaria de Correspondencia da Comunidade de Goiânia.

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

1 de out. de 2007

Crimes contra a mulher

Nas semanas que se seguiram ao primeiro aniversário de sanção da Lei 11.340, chamada de Lei Maria da Penha, e cuja finalidade é introduzir maior rigor punitivo a crimes contra a mulher, aumentaram as estatísticas referentes a este gênero de delito.
A Lei Maria da Penha cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica contra a mulher, tem a cobertura do artigo 226 da Constituição Federal e, para que pudesse ser aplicada, produziu modificações no Código Penal, no Código de Processo Penal e na Lei de Execução Penal.
Na teoria, a Lei Maria da Penha sem dúvida fortalece os mecanismos para a aplicação rigorosa de meios punitivos contra os réus, os agressores da mulher, no plano doméstico, em circunstâncias nas quais as vítimas estão quase sempre indefesas, o que caracteriza ainda a agressão como um ato de extrema covardia.
Na prática, mesmo sob a vigência da Lei 11.340, não se pode ainda dizer que a mulher ficou bem mais protegida. O principal motivo é a falta de recursos enfrentada pelas delegacias especializadas, das instalações aos equipamentos, inclusive em relação às celas onde ficam detidos inicialmente os acusados de crime contra mulheres.
É preciso, portanto, completar o que se iniciou com o surgimento da Lei Maria da Penha, com o sistema policial e o Judiciário tendo condições de decidir com agilidade as punições que têm de ser aplicadas aos agressores.
Ao mesmo tempo, a sociedade tem de se mobilizar no sentido de acabar com a cultura da violência contra a mulher, arraigada na mentalidade de homens que espiritualmente não evoluíram e continuam considerando o gênero feminino como inferior ao masculino.
A mulher não pode continuar sendo prisioneira do medo, abafando muitas vezes a sua queixa, por temor à agressividade do companheiro que na verdade não mereceria a companhia dela.

Fonte desta noticia: Jornal O Popular de Goiânia

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-
Governo boicota entidade Baháí

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro, RJ - sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Marsílea Gombata Intransigente, o governo iraniano é acusado de violar direitos humanos de 300 mil integrantes da comunidade religiosa Bahá'í. A denúncia contra o abuso de poder vem de adeptos da Fé Bahá'í e é um pedido de socorro para um problema alarmante. A Comunidade Internacional Bahá'í recebeu uma cópia de uma carta confidencial em que o Ministério de Ciência, Pesquisa e Tecnologia do Irã ordena a expulsão de estudantes bahá'ís das universidades.

O documento contradiz a versão oficial em que o governo garante não haver discriminação contra bahá'ís no Irã, depois de 900 estudantes terem sido expulsos de centros acadêmicos nos últimos três anos. - O radicalismo da ditadura do Irã tem sido cada vez pior nesse conflito crescente - explica Washington Araújo, integrante da Assembléia Nacional dos Bahá'ís do Brasil. A religião é a segunda maior do Irã. Nos primeiros 10 anos desde a sua criação em 1844, cerca de 20 mil integrantes foram mortos por xás que viam a comunidade como subversiva. Ao acusar a Bahá'í de incentivar a prostituição, por dar direitos iguais a homens e mulheres, autoridades fuzilaram, enforcaram e apedrejaram seus adeptos em praça pública.

O conflito piorou com a Revolução Iraniana de 1979 - que transformou a monarquia do xá Reza Pahlevi na república do aiatolá Ruhollah Khomeini. Todos os bahá'ís funcionários públicos foram demitidos e tiveram aposentadorias e bens confiscados. Quando tentam deixar o Irã, são proibidos de se declararem bahá'ís. E, se o fazem, têm o pedido para sair o país negado. - Somos perseguidos e o governo nos nega proteção e direitos constitucionais - avalia Araújo. - Com os xás era ruim, mas o regime atual é aterrorizante. Na alfabetização, professores ridicularizam crianças bahá'ís frente às outras, denuncia Araújo. A discriminação , no entanto, não ocorre da mesma forma com outras minorias religiosas, como judeus e cristãos.

- No último mês, muitos bahá'ís foram perseguidos e estamos com medo de que a intolerância religiosa se transforme em assassinato em massa, numa onda de violência sem precedentes - desabafa Araújo. O governo se recusa a assinar acordos com a ONU e veta a entrada de observadores de organismos internacionais. Para punir o assassinato de centenas de integrantes nos últimos 30 anos, a comunidade da Fé Bahá'í - composta por 6,5 milhões de pessoas - procura divulgar abusos do governo. - Em nenhum outro país enfrentamos essas dificuldades - lamenta Araújo. - O mundo se preocupa com a bomba atômica, mas o totalitarismo é alarmante.Nota:

Nota:O texto acima é a transcrição literal da reportagem publicada no Jornal do Brasil (Rio de Janeiro) no último dia 21 de setembro de 2007.

Fonte: Jornal do Brasil

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-
Campanha do Governo Iraniano contra os bahá´ís mostra novas facetas

Nova York, 21 de setembro de 2007 (BWNS) - O arrasamento de um cemitério bahá´í no Irã, na última semana, é o último de uma série de incidentes de uma campanha de ódio liderada pelo governo contra os bahá´ís.
A destruição do cemitério por indivíduos utilizando equipamento pesado ocorreu entre 9 e 10 de setembro próximo de Najafabad, nas cercanias de Isfahán. O que aconteceu lá é praticamente idêntico ao que já acontecera em julho, em Yazd, onde outro cemitério foi amplamente danificado através de um equipamento pesado para remoção de terra.
A lista de incidentes anti-bahá´ís tem crescido, como também violações dos direitos humanos contra outros grupos no Irã.
Em Najafabad, alguns dias antes da destruição de mais de 100 sepulturas bahá´ís, cartas ameaçadoras foram enviadas para cerca de 30 famílias bahá´ís. Em maio, na província de Mazandarán, casas vazias de seis famílias bahá´ís iranianas foram incendiadas. Em junho, em Abadeh, vândalos escreveram em grafite frases ofensivas nas paredes de casas e de lojas pertencentes a bahá´ís.
Desde maio, os bahá´ís em pelo menos 17 cidades foram detidos para interrogatório. Seis novas prisões foram também relatadas. Em Karmanshah, um senhor bahá´í de 70 anos de idade foi sentenciado a receber 70 chibatadas e cumprir um ano de prisão, acusado de "propagar e divulgar o Bahaísmo e por difamação dos puros Imames." Em Mazandarán, um tribunal mais uma vez decidiu contra três mulheres e um homem que haviam sido acusados de "propagar materiais em nome de uma organização anti-islâmica."
"Todos esses eventos são resultados de uma antiga campanha do governo iraniano pra incitar ódio contra os bahá´ís", disse nesta data uma porta-voz da Comunidade Internacional Bahá´í.
"Isso deve ser causa de preocupação para todos os ativistas de direitos humanos em todas as partes do mundo", afirmou a sra. Diane Alá´í, a representante da Comunidade Internacional Bahá´í junto às Nações Unidas, em Genebra, Suiça.
Ela apela ao mundo para responsabilizarem o governo iraniano por suas ações de perseguição sistemática à comunidade bahá´í no Irã, e que governos e instituições internacionais em defesa dos direitos humanos ajudem a evitar que tal situação se deteriore em ainda maior violência. Os bahá´ís no Irã representam uma comunidade de cerca de 300 mil seguidores, sendo a minoria religiosa mais numerosa naquele país.
"Colocados num contexto histórico, esses tipos de ataques têm se repetido freqüentemente como um prelúdio de campanhas de opressão e violência ainda mais danosas."
"Enquanto alguns desses incidentes parecem ser de pequeno porte, o fato é que tais eventos estão crescendo como algo comum e natural entre a população, e relatórios dão conta que estão ocorrendo em virtualmente todas as regiões do Irã, mostrando que a perseguição aos bahá´ís permanece como iniciativa oficial do próprio governo. Portanto, são ações de total responsabilidade do governo, pelas quais deve ser responsabilizado perante a comunidade internacional", disse a sra. Alá´í.
"As pixações em Abadeh incluíram slogans como "Morte aos bahá´ís, os mercenários da América e da Inglaterra"; "Hezbolláh despreza dos bahá´ís."; "Bahá´ís – mercenários de Israel"; e "Os bahá´ís são sujos" — frases que se relacionam diretamente com a propaganda do governo que tem sido disseminada pela mídia iraniana nos últimos anos." Declarou a sra.a Alá´í.
Ela destacou que outros grupos no Irã estão também sofrendo violações ao exercício de seus direitos humanos mais elementares.
"Em meses recentes, as autoridades iranianas realizaram uma ampla campanha de sanções severas contra a sociedade civil, tendo como alvos eruditos acadêmicos, ativistas dos direitos da mulher, estudantes e jornalistas", - acrescentou a representante bahá´í em Genebra.

[Para mais detalhes e fotos acesse: www.news.bahai.org)


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-
Nova manobra do Governo Iraniano para privar estudantes bahá'ís de acesso ao ensino superior. Cerca de mil estudantes receberam ultimato de se registrarem como muçulmanos ou ficarem fora das universidades

NEW YORK 14/8/2004 14:32:57

NOVA YORK – Em outra clara violação dos direitos humanos aos bahá'ís no Irã, cerca de mil estudantes bahá'ís em idade universitária, receberam a intimação de que devem identificar-se como muçulmanos para poderem ingressar este ano nas universidades oficiais do país – foi a informação recebida pela Comunidade Internacional Bahá'í.

Representantes da Comunidade Internacional Bahá'í souberam ontem desta ação, que envolve a pré-impressão da palavra “Islã” no campo referente à religião do candidato no resultado da seleção para ingresso nas faculdades nacionais, distribuído aos estudantes recentemente.

Isto ocorre após terem os estudantes bahá'ís sido levados a acreditar, através de pronunciamentos do Governo Iraniano na mídia e em afirmativas particulares, que não haveria questão referente a sua religião nos formulários de ingresso à universidade este ano no Irã.

“O Governo iraniano, na verdade, está tentando forçar os jovens bahá'ís a renegarem sua fé, se desejarem ingressar na universidade”, afirma Bani Dugal, representante oficial da Comunidade Internacional Bahá'í nas Nações Unidas.

“Esta ação vai contra todas as afirmativas que o Irã tem feito à comunidade internacional com relação à sua intenção de respeitar a liberdade religiosa e, de fato, contraria também os convênios internacionais sobre direitos humanos dos quais o Irã é signatário,” acrescentou a Sra. Dugal.

Já há mais de vinte anos os bahá'ís foram banidos das instituições de ensino superior unicamente por razões religiosas – uma violação que tem sido condenada em inúmeros fóruns internacionais sobre direitos humanos.

Esta atitude adotada pelo governo iraniano efetivamente amplia tal banimento, porquanto é fato reconhecido que os bahá'ís, por questão de princípio, não renegam sua Fé.

No passado, os formulários de ingresso exigiam que os candidatos se registrassem como seguidores de uma das únicas quatro religiões que têm reconhecimento oficial no Irã – o Islamismo, o Cristianismo, o Judaísmo ou o Zoroastrismo. Sendo estas as únicas escolhas possíveis, os bahá'ís, que se recusam a mentir sobre sua afiliação religiosa, ficavam excluídos das universidades.

Este ano, os formulários para os exames não continham o ítem referente à afiliação religiosa dos candidatos. Em vez disso, os candidatos precisavam apenas designar em qual das quatro religiões reconhecidas - Islã, Cristianismo, Judaísmo ou Zoroastrismo – escolheriam ser examinados como parte da seleção para ingressar na universidade.

Representantes da comunidade bahá'í foram assegurados de que, selecionando o Islã como matéria para os exames, isso não indicaria que os estudantes eram membros daquela Fé.

Entretanto, de acordo com relatos agora recebidos do Irã, depois que os estudantes bahá'ís fizeram os exames, as autoridades estão dizendo que este ato significa de facto uma declaração de Fé no Islã.

Nesse sentido, os estudantes bahá'ís estão sendo impedidos de entrar na universidade, já que tal aceitação significaria uma renúncia oficial à sua fé, e seria utilizado pelas autoridades como evidência de tal renúncia.

“Por mais de um ano, o Governo iraniano manteve a promessa de que os bahá'ís poderiam, pela primeira vez em cerca de vinte anos, ter acesso ao ingresso às instituições oficiais de ensino superior”, esclareceu a Sra. Dugal.

“Porém, agora, em uma atitude totalmente divergente de suas afirmativas, o Governo está dizendo: 'Vocês podem vir, mas precisam fingir que são muçulmanos'. Isso é algo que os bahá'ís não fazem. E o Governo iraniano sabe muito bem disto.”

A Comunidade Bahá'í no Irã, com cerca de 350 mil membros, é a maior minoria religiosa naquele país. Desde 1979, com a instalação da Revolução Islâmica, mais de duzentos bahá'ís foram mortos, centenas foram presos e milhares tiveram negado acesso à educação, emprego e outros direitos, em uma seqüência de episódios que demonstram tratar-se efetivamente de uma sistemática perseguição religiosa.
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Fonte:Ocean Library

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-Bahá'u'lláh-

24 de set. de 2007

Palestra na UNIVERSO / Metodologia e aplicação da Pedagogia Bahá’í na Educação de Crianças e Pré-Jovens

Relatório da Palestra na Universidade Salgado Oliveira. (UNIVERSO)
Na Semana da Primavera da Paz em programação conjunta com a Comunidade Bahá’í em sua XXIV Semana Bahá’í de Goiânia pela Paz.



Com: Professor: Pejman Samoori
Docente do Curso de Pedagogia - Faculdade da Terra de Brasília e Universidade Católica
Engenheiro de Sistemas
Mestre em Educação (UFAM)
Mestre em Ciências Agrícolas (INPA)
Ex-Diretor da Faculdade Táhirih - Manaus/AM
Membro do Conselho Deliberativo da Escola das Nações
Tema de sua palestra:

Metodologia e aplicação da Pedagogia Bahá’í na Educação de Crianças e Pré-Jovens.


"A educação e a instrução das crianças está entre os atos mais meritórios da humanidade".'ABDU'L-BAHÁ
Abertura da palestra com a professora de administração e coordenadora do programa Universo da Paz na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), apresentando o trabalho da Fé Bahá’í e membros da comunidade de Goiânia em parceria e empenho na construção pela Paz e Unidade mundial.
Dona Zia Pezeshkzad, falou rapidamente sobre Semana Bahá’í de Goiânia, sobre Fé e o Monumento à Paz na capital.

A professora Rosa Maria Viana, apresenta o Sr. Vinícius de Abreu, que canta uma bela canção sobre a Paz, canção muito antiga e conhecida no mundo todo, intitulada de:
Voela Paloma Blanca, ou Voa Pombinha Branca.

Após Vinícius apresentar sua canção que encantou a todos pela beleza e firmeza de sua voz, a professora Rosa Maria apresenta Pejman Samoori, encantada com seu extenso currículo, que a levou a pensar que o professor Pejman fosse um Senhor Já idoso, disse que ficou assustada e impressionada com um currículo pra lá de Bagdá; quando Pejman tomou a palavra e sorrindo disse que a professora Rosa não estava enganada, pois ele era pra lá de Bagdá mesmo, pois ele havia nascido no Irã, foi interessante este momento, todos bateram palmas pela grande coincidência. O professor Pejman falou sobre a Comunidade Bahá’í e seu propósito no trabalho da implantação da Paz e Unidade no mundo e disse também que hoje é uma exceção ver ou ouvir falar de uma universidade que tenha um trabalho como este da universidade Salgado de Oliveira( UNIVERSO), onde existe um programa especifico que trabalha em prol da Paz Mundial, parabenizou o trabalho da coordenação do programa UNIVERSO DA PAZ.

Pejman Samoori falou um pouco sobre a pedagogia e metodologia da educação Bahá’í para crianças, pré-jovens e também adultos, que é realizado pela comunidade Bahá’í internacional, em várias partes do mundo, disse também da importância da educação espiritual e material, quando salientou que, os maiores líderes do mundo tanto políticos, empresários e administradores das grandes instituições no mundo, até mesmo dentro da indústria bélica dos países, todos tiveram estudos de alto nível e estudaram em uma das três melhores universidades do mundo, como sendo uma delas é a Universidade de Rava. Após haver ter sido feita uma pesquisa com os alunos, a maioria deles disseram que se fosse necessário, desviariam dinheiro das instituições ou empresas que eles fossem administrar ou trabalhar nelas. Esta pesquisa deixou alguns professores de ética surpresos.

Sendo assim está provado que não é o estudar em melhores ou mais caras universidades do mundo, pois o caráter de uma criança, jovem ou adulto é moldado através de princípios espirituais, com o ensino de virtudes valores humanos e morais, disse também que o campo da ciência não está preparado para discutir valores morais, éticos e virtudes, aplicando o ensino das ciências materiais e a espiritual que é a responsável pela formação da personalidade e caráter de um indivíduo. Hoje uma das maiores dificuldades das escolas e universidades é que não estão sabendo lidar com estes fatos e perderam o verdadeiro sentido, e o saber qual é realmente a formula correta de educar as crianças os jovens e os adultos. Disse que os educadores hoje não podem perceber os efeitos nocivos que em suas aulas se dá a preferência para que os alunos desde cedo façam suas atividades em cima de músicas daninhas, como o tchan e outras citadas que dirigem as crianças através dos artistas de televisão; e não mais dão valor e não compreendem a riqueza de quando os professores trabalhavam com seus alunos, atividades com músicas que falavam de coisas importantes da vida ou da natureza, ou as poesias antigas, como as de Vinicius de Morais ou Carlos Drumond de Andrade.

Mostrou o quanto hoje às crianças são ensinadas a vivenciar e aprendem as ciências humanas e o materialismo, e não se lembram da essência do ser que é a alma humana, e de seu valor, não preparam as crianças para o espiritual, que é a única coisa de mais valor, e o que levaremos daqui, que o sujeito do entendimento material é a mente humana, mas que no campo espiritual o campo de entendimento é a alma.

Pejman apresentou sua palestra através da apresentação de um Power point, onde discorreu com clareza para os ouvintes, os vários temas abordados por ele em sua palestra. Apresentou também a proposta da pedagogia e metodologia bahá’í,. Também os círculos de estudos do Instituto Ruhi, que as pessoas que tiverem interesse em aprender ou conhecer melhor deixassem seus nomes e meios de contato com a professora Rosa Maria, que encaminharia para a Comunidade Bahá’í de Goiânia, para que fossem atendidos. Este material foi requisitado pela professora e coordenadora Rosa Maria Viana para que fosse reproduzido e distribuído para os alunos de pedagogia e também para os professores que tiverem interesse em conhecer mais profundamente o assunto.

Após o término da palestra a professora Rosa conversou por muito tempo com Pejam e lhe apresentou algumas das professoras da rede da universidade Salgado de Oliveira (Universo), para conversarem mais um pouco sobre o trabalho que ele havia apresentado. A professora Rosa Maria Viana, encantada com os trabalhos realizados pela comunidade bahá’í de Goiânia, e com a sabedoria e conhecimento de Michel, Badi e Pejmn, por serem ainda tão jovens e com uma bagagem de grande conhecimento desta forma. Apresentou as pessoas que estavam ali presentes na palestra, representantes da Igreja Católica, Igreja Evangélicas, do Espiritismo e outros seguimentos religiosos. Afirmou que a partir de agora a comunidade bahá’í, também faz parte da rede de instituições que estão ligadas ao programa UNIVERSO DA PAZ, e que seria convidada, e também seus palestrantes, para futuras palestras e que o aluno da UNIVERSO do curso de fisioterapia Badi Pezeshkzad, doravante é o elo de contato que une a Comunidade Bahá’í de Goiânia e a Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) no programa da Paz, para futuros programas. Relembrando que o trabalho não parou a professora Rosa Maria Viana disse aos presentes que o que mais a impressionou na comunidade bahá'í, foi o lema : Pela Paz e Unidade na Humanidade; e que a Comunidade Bahá’í de Goiânia estará em parceria com a UNIVERSO até dia 15 de dezembro deste ano, e no dia 10 de novembro haverá ainda duas participações nos dias:

-Dia 10/11/07: Pluralidade Humana- a prática do Respeito à diversidade; étnica, racial, cultural, sexual, de gênero e de crenças religiosas.
Comunidade Bahái’i apresenta palestra de 20 á 30 minutos na Mesa Redonda sobre: Diálogo Transreligioso com uma apresentação de Power Point de 12 min sobre:

Tema: Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, e outro de 10min sobre:

Tema: 300 Mil Vozes
Onde mostra a história de um plano sistemático para silenciar 300 mil vozes dos bahá’ís no Irã. Também a história de almas corajosas, fiéis à sua consciência, vítimas de perseguição, tragédia e privações por nenhuma outra razão senão a de professarem suas crenças.
Hora: 09:00h


-Dia 15/12/07: Fórum Universo da Paz
Celebrações com Atuações Sociais
Representação da Comunidade Bahá’í de Goiânia.
Oração Bahá’í pela Paz.


Por: Catarina Cavalcante de Jesus
Comunidade Bahá’í de Goiânia


Aula Bahá'í para Crianças em Aparecida de Goiânia-Goiás, com Flávia Gomide.

Material por Power Point preparado e apresentado pelo Professor Pejman Samoori:

Universo da Paz & XXIV Semana Bahá’í de Goiânia 2007

Em 21 de setembro de 2007. Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em sua Semana da Primavera da Paz, em programação conjunta com a:
Comunidade Bahá’í XXIV Semana Bahá’í de Goiânia pela PAZ.

Pedagogia e Metodologia da Educação Bahá’í na vida das Crianças e Jovens.

* Professor: Pejman Samoori
* Docente do Curso de Pedagogia - Faculdade da Terra de Brasília e Universidade Católica
* Engenheiro de Sistemas
* Mestre em Educação (UFAM)
* Mestre em Ciências Agrícolas (INPA)
*Ex-Diretor da Faculdade Táhirih - Manaus/AM
*Membro do Conselho Deliberativo da Escola das Nações em Brasília.

Posturas das Teorias de Educação
* Modismo: criatividade, autonomia e diversão
* Falência da educação
* Educação para o trabalho
* Contra memorização

Dom do Entendimento
Sujeito + Entender + Objeto

Usos
* Não entendo física.
* Eu entendo o meu irmão.
* Você entende o funcionamento do motor?
* Não entendo o que você está tentando dizer.

Entendimento da Mente
* Análise: relógio
* Sistêmico: comportamento humano
* Informação
* Conceito

Força da Gravidade Força da Gravidade
F = G (m1*m2)/r²

Perguntas de Entendimento
* O que é constante universal?
* O que significa inversamente proporcional?
* Por que a Força não fica infinito quando a distância é zero?

Natureza Humana
* Racista
* Determinista
* Pecador
* Nobre

Teoria de Abraham Maslow

* Essa natureza interna, até onde nos é dado saber hoje, parece não ser intrinsecamente, ou primordialmente, ou necessariamente, má. As necessidades básicas (de vida, de segurança, de filiação e de afeição, de respeito e de dignidade pessoal, e de individuação ou autonomia), as emoções humanas básicas e as capacidades humanas básicas são, ao que parece, neutras, pre-morais ou positivamente “boas”.

Teoria de Abraham Maslow

A destrutividade, o sadismo, a crueldade, a premeditação malévola, etc, parecem não ser intrínsecos, mas, antes, constituiriam reações violentas contra a frustração das nossas necessidades, emoções e capacidades intrínsecas.

Teoria de Abraham Maslow

* Como essa natureza humana é boa ou neutra, e não má, é preferível expressá-la e encorajá-la, em vez de a suprimir. Se lhe permitimos que guie a nossa vida, cresceremos sadios, fecundos e felizes

Viktor Frankl
* O homem em busca de sentido

Hinduísmo (Krishna, Índia, há 5000 anos)

Para o discípulo da yoga da ação, o corpo e a mente, os órgãos sensoriais e o intelecto são apenas instrumentos: ele sabe que ele próprio é mais do que os instrumentos. E assim, seu coração se toma puro. A vontade do homem é o único amigo que o Espírito Iluminado [Atman] possui, mas ela é também seu inimigo.

Judaísmo (Moisés, Egito-Palestina, há 3400 anos)

* Ainda que eu caminhe pelo vale das sombras da morte nenhum mal temerei; pois estás junto a mim... Sim, felicidade e amor me seguirão todos os dias da minha vida; minha morada é a casa de Iahweh por dias sem fim. (Bíblia, Salmos, 23:4-6)

Zoroastrismo (Zoroastro, Pérsia, há 2600 anos)

* Cada um deve preparar no mundo material, e dele carregar consigo, as coisas necessárias para o mundo espiritual, para que a alma não sofra.
(Banam-i-lzad)

Budismo (Buda, Nepal-Índia, há 2500anos)

* Existe um Ser que não foi gerado, que não teve origem, que não foi criado, que não foi formado. Se Ele não existisse, então não seria possível escapar do mundo que foi gerado, que teve origem, que foi criado, que foi formado. Mas como existe um Ser que não foi gerado, que não teve origem, que não foi criado, que não foi formado, por isso é possível escapar do mundo que foi gerado, que teve origem, que foi criado, que foi formado.
(Satipatthãna Sutta )

Cristianismo (Jesus Cristo, Palestina, há 2000 anos)

* Não olhamos para as coisas que se vêem, mas para as que não se vêem; pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. Sabemos, com efeito, que, se a nossa morada terrestre, esta tenda, for destruída, teremos no céu um edifício, uma obra de Deus, morada eterna, não feita por mãos humanas... Por conseguinte, estamos sempre confiantes, pois sabemos que, enquanto habitamos neste corpo, estamos fora da nossa mansão, longe do Senhor, pois caminhamos pela fé, não pela visão... Sim, e estamos cheios de confiança, e preferimos deixar a mansão deste corpo para ir morar junto do Senhor.
(Bíblia, II Coríntios, 4:18; 5:1;6;8)

Islamismo (Maomé, Arábia, há 1400 anos)
* Ó meu povo, esta vida terrena nada é senão um gozo efêmero; o Além é que é a morada da estabilidade. Os que cometerem más ações receberão o seu equivalente, e os que praticarem o bem e forem crentes, homens ou mulheres, entrarão no Jardim das delícias e serão cumulados sem medida.
(Maomé, Alcorão, 40:39-40)

Visão de ‘Abdu’l-Bahá
* Caráter inato
* Caráter herdado
* Caráter adquirido

* ___________Caráter Adquirido: Personalidade
Caráter Adquirido: Personalidade



* __________Caráter Congênito
(inato e herdado): Individualidade.


Maslow, Abraham. Introdução à Psicologia do Ser:

Equilibrio
* Ciência: Descoberta
* Religião: Revelaçao

Pejman Samoori


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

23 de set. de 2007

Eliminação de Preconceitos pela Paz e Unidade no Mundo

em 18 de setembro na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em sua Semana da Primavera da Paz, em programação conjunta com a Comunidade Bahá’í pela XXIV Semana Bahá’í de Goiânia, em sala de aula para cerca de 40 alunos, do curso noturno de Administração.





Palestra de Shahab ul Bahá Badi Pezeshkzad
Aluno da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), no curso de Fisioterapia, palestra para alunos do curso de Administração, noturno, em 18/09/07.


Eliminação de Preconceitos pela Paz e Unidade no Mundo.
Disciplina de Ética, Valores Humanos e Transdiciplinaridade dentro dos Princípios da Fé Bahá’í.

Badi fala da Eliminação de Preconceitos pela Paz e Unidade no Mundo, em 18 de setembro na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em sua Semana da Primavera da Paz, em programação conjunta com a Comunidade Bahá’í pela XXIV Semana Bahá’í de Goiânia, em sala de aula para cerca de 40 alunos, do curso noturno de Administração.

Badi é aluno da universidade no curso de fisioterapia, e foi um dos convidados para ser um dos palestrantes nesta parceria pela Paz Mundial. Ele explanou claramente para os presentes, o significado da palavra Pré-conceito; e a amplitude que esta palavra tem , se estendendo há vários setores de nossa vida pessoal e social através de situações que vivemos desde a nossa mais tenra idade; e o mal que tudo isto nos causou gerando assim uma porção de Pré-Conceitos e rótulos e princípios, que nos foram impostos através de nossos educadores, dentro do campo da psicologia.Mostrou também a visão e a explicação de ‘Abdú l- Bahá a respeito do EGO e o que ele nos causa com relação a aquisição de valores negativos, causando assim um caráter defeituoso e pré-conceituoso.

Apresentou um Power Point com imagens muito fortes da situação atual em que vive nosso mundo e a desigualdade social, apresentando textos de reflexões sobre o comportamento da sociedade egoísta e destrutiva, falando da grande necessidade do conhecimento de que todos nós somos iguais perante a Deus, indiferente de cor, credo e classe social. A professora e coordenadora do programa Universo da Paz, por várias vezes emocionada ao ver o desenrolar do assunto que prendia muito a atenção de seus alunos, lançava questionamentos e reflexões sobre o quanto é necessário à mudança de comportamento dos indivíduos e da sociedade em geral para que possamos viver em um mundo mais justo e de fraternidade entre os seres humanos. Neste Power Point Badi mostrou os 4 principais livros do Instituto Ruhi, falou dos círculos do livro 1 e de como ele pode transformar o caráter de um indivíduo e mudar suas atitudes, também de como a Comunidade Bahá’í mundial trabalha em grupos estudando estes livros que ensinam as pessoas a terem uma personalidade integra e a trabalhar pela transformação da humanidade, deixou em aberto para que os alunos que tivessem interesse em participar de um círculo de estudos pudessem procura-lo, ou a professora Rosa Maria para formarem grupos de estudos em horário e lugar a combinar.

Após a palestra Badi apresentou um vídeo vindo de Brasília do II Seminário Nacional Bahá’í de Mídia, distribuído pela Secretária Especial dos Direitos Humanos e do Centro Popular de Formação da Juventude, intitulado de: Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, onde os alunos assistiram atenciosamente e questionavam entre si, sobre as questões que eram mostradas neste vídeo sobre o preconceito de raça, origem e principalmente o Religioso, teve alunos que pediram cópias do vídeo e da cartilha, para estudarem sobre o assunto, também pediram que Badi passasse depois para a professora Rosa Maria Viana uma cópia do material que ele preparou para proferir sua palestra.

O grupo da Comunidade Bahá’í foi apresentado pela professora Rosa Maria Viana, que falou do trabalho que os bahá’í faz pela paz e também do monumento á Paz que fora erigido pelos bahá’ís em Goiânia no Bosque dos Buritis, disse também que o aluno Badi a surpreendeu em sua palestra devido a sua sabedoria e conhecimento e que agora ele não escaparia de ser convidado para fazer outras palestras dentro da Universidade Salgado de Oliveira, tanto ele como Michel de Paula, que havia palestrado brilhantemente pela manhã.

Por: Catarina Cavalcante de Jesus
Representante de Mídia da Comunidade Bahá’í de Goiânia



Material em Power Point preparado e apresentado:

Shahab ul Bahá Badi Pezeshkzad.


Eliminação de Preconceitos pela Paz e Unidade no Mundo

*A palavra “preconceito” tem como significado uma opinião ou um conceito formados por antecipação, geralmente com precipitação, destituídos de análise mais profunda ou conhecimento de determinado assunto, sem levar em consideração suficientes argumentos contrários e favoráveis, sem o devido cotejo entre os múltiplos aspectos que incidem sobre os fatos, por conseguinte, sem a suficiente e necessária reflexão.

*O preconceito está relacionado com a ignorância, aqui vista como a ausência de conhecimento acerca de determinado assunto, e também associada ao egoísmo. Invariavelmente se encontra acompanhada da teimosia, que é sua escrava fiel.

*Muitos dos conceitos que hoje assumimos como nossos, de nossa autoria ou simples concordância, nos foram na realidade legados através de confortáveis estereótipos transmitidos de geração em geração, muitas vezes sem justificativa plausível que os ampare como legitimas ou verdadeiros.

*É comum acreditar que o preconceito só existe no “outro”. Apenas o “outro” é preconceituoso, esquecendo-nos de olhar para nós mesmos, ver o quanto de preconceito carregamos junto a nossos valores, até porque a circunstância mais grave dessa problemática é exatamente a de acharmos que nós próprios não possuímos preconceitos.

*É preciso estar permanentemente preparado para enfrentar o “novo”, aquilo que ainda se desconhece, com o objetivo de melhor se relacionar com o futuro. Para tanto, é fundamental que as pessoas se encontrem desarmadas de idéias preconcebidas, despidas de preconceitos que em nada favorecem esse sempre difícil relacionamento.

Para cada atitude há um conceito racional e cognitivo - crenças e idéias, valores afetivos associados de sentimentos e emoções que por sua vez levam a uma série de tendências comportamentais – predisposições. Portanto, toda atitude é composta por três componentes: um cognitivo, um afetivo e um comportamental:
a cognição – o termo atitude é sempre empregado com referência à um objeto. Toma-se uma atitude em relação à que? Este objeto pode ser uma abstração, uma pessoa, um grupo ou uma instituição social.
o afeto – é um valor que pode gerar sentimentos positivos, que por sua vez gera uma atitude positiva; ou gerar sentimentos negativos que pode gerar atitudes negativas. o comportamento –a predisposição : sentimentos negativos levam a aproximação e negativos ao esquivamento ou escape.
Desta forma, entende-se o PRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativa previsível.


AS CAUSAS DAS DIFERENÇAS NOS CARÁTERESDOS HOMENS

*Pergunta – Quantas espécies de caráter tem o homem, e qual a causa das diferenças e variações nos homens?

*O homem possui o caráter inato, o herdado, e o adquirido, este na dependência da educação. (escrituras Bahá’ís)

*O Pensamento mundano influencia os sentimentos de natureza preconceituosa.

*O preconceito têm instalado em seu âmago o egoísmo que é protegido pelas
barreiras da ignorância.

*O consciente, o subconsciente e o inconsciente X preonceito.

*A interferência do consciente no subconsciente / auto análise comportamental.

*Não existe distinção de valor entre as vidas dos homens.

*Nem sequer sussurres os pecados alheios enquanto tu próprio fores pecador. Fosses tu transgredir este mandamento, maldito serias, e disso dou testemunho.
(Bahá'u'lláh, As palavras ocultas)

*Toda alma imperfeita concentra-se em si mesma e pensa somente no próprio bem. Mas, à medida que seus pensamentos se expandem um pouco, começa a pensar no bem-estar e no conforto da família. Se suas idéias alargarem-se mais, ela terá como objetivo a felicidade dos concidadãos; e se ampliarem-se mais ainda passará a pensar na glória de sua terra e de sua raça. Porém, quando as idéias e as perspectivas alcançam o máximo grau de expansão e atingem a etapa da perfeição, então a alma se interessará pelo enaltecimento da humanidade. Daí ela desejará o bem de todos os homens e procurará a felicidade e a prosperidade de todas as terras. Isso é indício da perfeição.

('Abdu'l-Bahá, Selecao dos Escritos de 'Abdu'l-Baha)

*O mundo humano é dotado de duas asas: uma é a mulher, a outra o homem. A ave só poderá voar quando ambas as asas estiverem igualmente desenvolvidas. Se uma delas permanece fraca, o vôo é impossível. Enquanto o mundo feminino não se equiparar ao masculino na aquisição de virtudes e perfeições, não se atingirão devidamente o êxito e a prosperidade.

('Abdu'l-Bahá, Selecao dos Escritos de 'Abdu'l-Baha)

*Em verdade, é o homem aquele que se dedica hoje ao serviço da humanidade inteira." ('Abdu'l-Bahá, Respostas a Algumas Perguntas)



Livros de Círculos de Estudos do Instituto Ruhi
Badi oferece oportunidade para os alunos da UNIVERSO para estudarem os livros que moldam o caráter humano.




Unidade na Diversidade

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-
Relatório da palestra proferida por Michel de Paula na Universidade Salgado Oliveira, (UNIVERSO) em 18/09/07 pela XXIV Semana Bahá'í de Goiânia pela Paz.

Relatório da palestra proferida por Michel de Paula na Universidade Salgado de Oliveira, (UNIVERSO) em 18/09/07 pela XXIV Semana Bahá'í de Goiânia pela Paz.

Tema: Paz e Unidade na Diversidade do Mundo.
Disciplina de Ética, Valores Humanos e Transdiciplinaridade dentro dos Princípios da Fé Bahá’í.
Palestrante: Michel de Paula.
Hora: 08h30min às 09h30minh

Michel impressionou a professora e coordenadora do programa UNIVERSO DA PAZ, Rosa Maria Viana, para cerca de 40 alunos do curso de Designer de Modas e aos membros da Comunidade Bahá'í que estavam presentes na palestra, pela sua grande sabedoria e conhecimentos profundos dos assuntos da história antiga a atual que abordam o tema da PAZ MUNDIAL, no contexto e visão de grandes filósofos e sábios da humanidade, como Mahatman Ghandi que disse" Seja voce a Paz que deseja ver no mundo", e outros homens que trabalharam pelo estabelecimento da paz entre as nações, e que vários deles viram seus planos fracassarem ou eles mesmos entraram em contradição com suas idéias X Fé Bahá'í e a Paz Mundial na visão de Bahá’u’lláh, ‘Abdu l-Bahá e Shogui Effendi.

Antes mesmo de Michel terminar sua fala, seu material sobre PAZ E UNIDADE NA DIVERSIDADE DO MUNDO, foi solicitado por, Rosa Maria Viana, professora de administração e coordenadora do programa UNIVERSO DA PAZ, e por alunos que se interessou em estudar o trabalho feito pelo jovem Michel, muitos contatos foram feitos, inclusive teve uma aluna, Sra. Luciane ( As fotos já foram enviadas) Rodrigues, que pediu para que enviássemos as fotos dos Jardins Suspensos de Haifa, após ver o álbum de fotos da Terra Santa-Israel; (levado por Dona Zia e Orenita, para que os alunos pudessem conhecer os jardins suspensos de Haifa), para ela seus colegas, possam preparar uma exposição de Disigners que fará parte dos trabalhos que realizarão em seu curso de Designer de Modas, na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).

O trabalho foi apresentado através de Power Point, preparado por Michel de Paula; membro da Assembléia Espiritual de Aparecida de Goiânia e do Comitê de Ensino de Área, do Agrupamento Goyazes.

Ao final da palestra Aluísio Acosta falou sobre a fundação da Fé Bahá’í, por Bahá’u’lláh e com órgão consultivo na ONU, das atividades feitas no mundo, pela Comunidade Internacional e também sobre o Monumento à Paz em Goiânia em 1984, fundado por Siron Franco, bahá’í e artista plástico. Foram distribuídos os folhetos de informações sobre a Fé Bahá’í e a comunidade.


Material de Power Point, preparado e apresentado por Michel de Paula:


Tema da palestra:

Paz e Unidade na Diversidade do Mundo.
Disciplina de Ética, Valores Humanos e Transdiciplinaridade dentro dos Princípios da Fé Bahá’í.



Esquema da Palestra apresentada no dia 18 de Setembro de 2007
Michel de Paula da Silveira - Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Goiás.

Parte 1-

Esforços pela Paz em âmbito Internacional

Immanuel Kant, Paz Perpetua-1795

Seu objetivo principal era esclarecer para os governantes a imperativa necessidade de se desenvolver um ambiente de Paz entre os Estados. Para tanto ele elabora o documento intitulado Paz Perpétua.

Dentre os Artigos Preliminares para Paz Perpetua destaca-se:

Segundo Artigo da Seção Primeira, “nenhum Estado independente (grande ou pequeno) poderá ser adquirido por outro mediante herança, troca, compra ou doação” O estado segundo Kant é pessoa moral, portanto tratá-lo como propriedade e sujeito a possibilidade de ser anexado a algum outro seria inadmissível.

O Terceiro Artigo
da Seção Primeira, “os exércitos permanentes (miles perpetus) devem, com o tempo, desaparecer totalmente.


Dentre os Artigos Definitivos para Paz Perpetua destaca-se:

O Primeiro Artigo Definitivo para a paz perpétua é que “a constituição civil em cada Estado deve ser republicana”. Kant coloca que essa constituição é a mais adequada, pois propicia as condições ideais para um projeto de paz perpétua.

O Segundo Artigo Definitivo é “o direito das gentes deve fundar-se numa federação de Estados livres”, nesse item Kant demonstra que é imprescindível, para que se haja paz perpétua um mecanismo que possa unir os Estados de um modo a evitar todo tipo de contenda que possa surgir.

Conclusão impressionante de Kant:
Os Estados com relações recíprocas entre si não tem, segundo a razão, outro remédio para sair da situação sem leis, que encerra simplesmente a guerra, senão o de consentir leis públicas coactivas (do mesmo modo que os homens singulares entreguem a sua liberdade selvagem sem leis), e formar um Estado de povos (civitas gentium), que (sempre é claro, em aumento) englobaria por fim todos os povos da Terra.



Woodrow Wilson e a Liga das Nações

Pós-Primeira Guerra Mundial, a Primeira experiência de Associação entre Nações, Thomas Woodrow Wilson Sucessor de Delano Roosevelt na Presidência dos Estados Unidos foi ator principal no desenvolvimento da Liga das Nações.
Em seu discurso ao Congresso americano, em 8 de Janeiro de 1918, Wilson discursou sobre a construção da Paz após o fim da 1ª Guerra Mundial.

Nessa ocasião cujo discurso ficou conhecido como os “Quatorze Pontos de Wilson”, seu ultimo ponto, e mais relevante continha, em suas palavras:

XIV. Urge formar-se uma associação geral de nações, sob acórdãos específicos, com o propósito de oferecer garantias mútuas de independência política e integridade territorial tanto aos Estados grandes quantos aos pequenos.



A Liga das Nações na Visão de Martin Wight tinha quatro elementos principais

Primeiro, a Resolução Pacifica das Disputas.
Segundo elemento, o Desarmamento.
Terceiro, a Segurança Coletiva, substituindo o equilíbrio de poder.
Quarto elemento, a Mudança Pacífica.



Grandes Dificuldades enfrentadas por Wilson:

Erradicação do Equilíbrio Europeu
A Europa encontrava-se viciada, o equilíbrio europeu, um dos grandes causadores da 1° GM ainda estava fortemente arraigada as deliberações políticas dos Estados vencedores, principalmente da França a qual desejava a total aniquilação do Estado Alemão.
Os Estados Europeus viam com desdém e desconfiança a figura dos EUA, Estado que acabava de sair do anonimato internacional e que agora assumia liderança em âmbito europeu.

Postura Histórica dos Estados Unidos
De fato, o histórico dos EUA é de total isolacionismo, estava intimamente interligado a mentalidade de seu povo e este fato acabou levando o Congresso Americano a vetar a participação dos Estados Unidos na Liga das Nações.


Essa dificuldade de se operacionalizar a Liga das Nações levou a Europa a uma letargia que culminou em uma catástrofe ainda maior, a Segunda Guerra Mundial.

Pós Segunda Guerra Mundial, Organização das Nações Unidas
O massacre provido pela Segunda Grande Guerra despertou novamente as Nações para a urgência de se formular uma associação sólida entre os Estados, com vistas a impedir que as recentes catástrofes voltem a operar.
Assim em 24 de Outubro de 1945 a Organização das Nações Unidas é criada, composta inicialmente de 51 Estados-Membros e que agora aproxima-se de 200.
O artigo um do capitulo primeiro da Carta de São Francisco prega que:

Manter a paz e a segurança internacional e, para esse fim: tomar, coletivamente, medidas efetivas para evitar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão ou outra qualquer ruptura da paz e chegar, por meios pacíficos e de conformidade com os princípios da justiça e do direito internacional, a um ajuste ou solução das controvérsias ou situações que possam levar a uma perturbação da paz.

O Órgão mais relevante das Nações Unidas, o Conselho de Segurança, Cujos membros permanentes dotados de veto são: China, França, Reino Unido, Estados Unidos e Rússia.
É nesse ponto que o mecanismo das Nações Unidas se engasga, a incoerência brutal entre o “principio da igualdade soberana entre todos os seus Membros” (STRENGER, 1998), prevista no artigo dois e “a fórmula de veto assim consagrada em favor dos cinco grandes” que era “na época condição sine qua non da sua participação” (LAMBERT, 2004).
O período subseqüente da criação da ONU foi demonstração exata dessa gritante incoerência e também prova de fogo contra as Nações Unidas, inicia-se a Guerra Fria.

Guerra Fria e o “Congelamento” da Paz

O período subseqüente do final da 2° GM (1945) e que se estendeu ate a extinção da URSS em 1991, conhecido como Guerra Fria, foi caracterizado pela queda-de-braço entre os EUA e a URSS, esses dois Estados que possuíam o direito absoluto do veto no Conselho de Segurança, veto esse que travou todo o sistema das Nações Unidas, visto que quando uma deliberação afetava a URSS ou um dos aliados do Bloco Socialista ela vetava o procedimento e vice versa.
A ONU se tornou mero joguete nas mãos dos encabeçadores de ambos os Blocos, um golpe fulminante nas bases de uma Instituição que acabava de nascer. No inicio da década de 90, com o fim da quase tangível Bipolaridade. A ONU viu a oportunidade de se reestabilizar.


Pós Guerra Fria: Uma Agenda para a Paz
Boutros Boutros-Ghali, então Secretario Geral da ONU, formulou em 1992, o documento Uma Agenda para a Paz, que visava a fortificar a Instituição, suprir suas debilidades e torná-la apta aos novos desafios.
Quatro novas terminologias introduzidas por Ghali:

Preventive Diplomacy
Peacemaking
Peace-keeping
Post-conflict peace-building

Apesar dos esforços o que percebemos é ainda uma grande debilidade por parte da Instituição de cumprir sua proposta primaria, sob a qual fora criada, de assegurar Paz entre as nações, debilidade essas que se exemplifica no triste episodio da invasão americana no Iraque.
O principal desafio é eliminar a ainda visível ligação com as velhas formas de poder, cujos objetivos nunca foram a prosperidade comum e sim o interesse unitário do Estado, ator absoluto cuja vontade é suprema, esse paradoxo deixa a conjuntura internacional em um meio termo, entre a o individual e o coletivo, impasse esse que tem se demonstrado letal para os mais fracos e manipuladamente benéfico para os mais fortes, condição essa que sempre operou nas relações internacionais e que só providenciou horrores coletivos a humanidade.

Reflexão sobre a conjuntura atual do Globo e os esforços de um século para Paz. Onde chegamos?


Parte 2-

Unidade como imprescindível para a Paz

Principio Maior da Fé Bahá’í - Unidade do Gênero Humano

Bahá’u’lláh considerou a concretização da unidade orgânica da inteira raça humana o propósito de Sua Revelação. Esta Unidade condiz com o estagio da maturidade da humanidade, e conclama à conscientização de que todos os povos foram criados por um só Criador e que nós todos pertencemos a um só lar. As diferenças de cor e raça são como diferenças de flores num jardim. Elas devem ser a causa de beleza e encanto em vez de conflito e separação.

Nas palavras de Bahá’u’lláh:
“... Só desejamos o bem do mundo e a felicidade das nações;... Que todas as nações se unam em uma mesma fé e todos os homens se tornem irmãos; que os laços de unidade e afeição entre os filhos dos homens sejam fortalecidos; que cesse a diversidade de religião, e as diferenças de raça sejam anuladas...”.

Unidade da Humanidade


Nas palavras de Shogui Effendi, bisneto de Bahá’u’lláh:
“A unificação da humanidade inteira é o distintivo da etapa da qual a sociedade humana atualmente se aproxima. A unidade de família, de tribo, de cidade-estado e de nação foram sucessivamente tentadas e completamente estabelecidas”


Unidade da Religião

KHISNA (Induísmo):
“As flores nos altares são de muitas variedades, mas a adoração é uma só. Os sistemas de Fé são distintos, mas Deus é um só. O objetivo de toda religião é encontrar a Deus.” Vemana Padymula

BUDA (Budismo):
“Jamais penseis ou digas que tua religião é a melhor. Jamais menosprezes a religião dos outros” Editos de Asoka

MOISÉS (Judaismo):
“E quando o estrangeiro peregrinar contigo em vossa terra, não o oprimireis. Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiro fostes na terra do Egito; Eu sou o Senhor vosso Deus” Levítico 19:33-4

JESUS CRISTO ( Cristianismo):
“...amardes os que vos amam,... Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais?” S.Mateus 5:44-8

MAOMÉ (Islamismo):
“Os crentes (muçulmanos), os judeus, os cristãos e os sabeus, enfim, todos os que crêem em Deus, no Dia do Juízo Final e praticam o bem, receberão sua recompensa de Seu Senhor e não serão presas do temor, nem se atribularão.” Alcorão 2:62

BAHÁ’U’LLÁH (Fé Bahá’í ):
“Vós habitais em um só mundos e fostes criados mediante a operação de uma só vontade. Bem-aventurado quem se associa a todos os homens em espírito de perfeita bondade e amor.” Seleção dos Escritos de Bahá’u’lláh CLVI

Maturidade da Humanidade

Nas palavras de ‘Abdu’l-Bahá, filho de Bahá’u’lláh :
“A Humanidade já emergiu de seu estado antigo de limitação e treino preliminar. O homem agora deve imbuir-se de novos poderes e virtudes, novos padrões morais e novas capacidades.”

Unidade na Diversidade

Bahá’u’lláh diz:
“Sois os frutos de uma só arvore e as folhas de um mesmo ramo”. A humanidade é como uma arvore. Todas as raças, negra, vermelha, branca e amarela são todas folhas da mesma arvore. Devemos tornar-nos unidos, pois “tão potente é a luz da unidade que pode iluminar a terra inteira.”.

Unidade Mundial

Nas palavras de ‘Abdu’l-Bahá, filho de Bahá’u’lláh :
“Todas as nações e raças hão de se tornar uma só nação. Serão eliminados os antagonismos entre religiões e seitas, a hostilidade entre raças e povos e as diferenças entre nações. Todos os homens aderirão a uma única religião, terão uma fé comum, fundir-se-ão numa mesma raça e se tornarão um só povo. Todos viverão numa pátria comum que é o próprio planeta.”

Unidade de Deus

Bahá’u’lláh diz:
“Volvei a face à unidade e deixai brilhar sobre vos o esplendor de sua luz. Uni-vos, e por amor a Deus resolvei extirpar qualquer coisa que motive conflito entre vós...Não pode haver dúvida alguma de que os povos do mundo, qualquer quês seja sua raça ou religião, colhem inspiração de uma só Fonte Celestial e são súditos de um só Deus.”

Paz Mundial

A Casa Universal de Justiça em sua mensagem sobre a Paz, dirigida aos povos do mundo, diz:
“A grande Paz - para a qual as pessoas de boa vontade inclinaram seus corações através dos séculos, acerca da qual incontáveis gerações de profetas e poetas expressaram suas visões, e cuja promessa foi, ao longo das eras, continuamente reafirmada nas escrituras sagradas da humanidade – encontrara-se agora, finalmente ao alcance das nações.”

Bahá’u’lláh diz:
“... É homem verdadeiramente quem hoje se dedica ao serviço a humanidade inteira. ...Não se vanglorie quem ama a pátria mas sim quem ama o mundo inteiro. A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos.”

“O bem-estar da humanidade, sua paz e segurança são irrealizáveis a não ser que primeiro, se estabeleça firmemente sua unidade”


Enviado por:
Catarina Cavalcante de Jesus
Secretária de correspondência da Comunidade de Goiânia.

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

19 de set. de 2007

“Noite Sagrada de Reflexão e Orações pela Paz”.

-Dia 15/09/07:

Abertura Oficial da XXIV semana Bahá’í de Goiânia

Foi realizada na Sede Bahá’í de Goiânia, a Abertura oficial da XXIV Semana Bahá’í de Goiânia por, Aluísio Acosta, que falou sobre o significado da semana bahá’í e de sua importância para a comunidade e para a sociedade. Um pequeno momento de relaxamento, feito pela amiga Élita Neopomuceno, para que houvesse um desprendimento das tensões vindas lá de fora. Logo após foi apresentado um Power Point , para a reflexão dos que estavam presentes; sobre:Infância Roubada, onde mostra o caos das gentes que vivem abaixo da linha da pobreza, e com questionamentos em como poderemos mudar estas questões; momento comovente onde todos prestavam muita atenção inclusive às crianças.

Um momento muito especial preparado para surpresa dos que estariam ali foi que, 07 crianças de 02 a 06 anos foram vestidas a caráter pela celebração da paz, roupa branca larga amarrada com um cinto largo azul anil, e uma fita branca e larga, incrementada com flores artificiais, de todas as espécies e cores, tanto para as meninas, quanto para os meninos. As seis crianças pequenas entraram em fila, logo após o momento do relaxamento, e se assentaram todas a frente em lugares que foram revezados para elas.

Após o término da apresentação do power point, elas retornaram ao encontro de mais 09 crianças de 08 a 12 anos, que as esperavam, todas vestidas da mesma forma, só que desta feita todas elas fariam uma apresentação especial onde seria mostrada a história da humanidade com a representação de todos os Livros Sagrados, conseguimos quase todos, os que não conseguimos, improvisamos. Catarina começou a apresentação falando sobre a história dos livros sagrados da humanidade e a cada livro citado, uma das oito crianças que o portavam os livros, saia da fila e vinha até a frente para mostrar o livro e assim foi até o último livro; o Kitáb-Aqdas.

Aproveitou a oportunidade para falar sobre Diversidade religiosa e direitos humanos, onde discorreu sobre vários princípios de igualdade dos homens perante Deus, e da necessidade do amor e respeito entre as pessoas diante de suas fés. Mostrou as pessoas presentes, sobre que sentido teria se todas as pessoas tivessem a mesma cara, ou se as flores, ou as rosas fossem todas iguais uma e outra, também disse da sabedoria de Deus ao criar a diversidade de todas as coisas no reino da criação, também apresentou as crianças que num total delas oito não eram bahá’ís, e seis delas são frutos de Aulas Bahá’ís para crianças no Setor Crimeia Leste, onde duas delas são os indiozinhos Karajás, Nawaritxya Kuadi,de 10 anos e o outro é o pequeno Maluá Kuadi, de 07 anos. Havia uma diversidade de cores e de raça entre as crianças. Enquanto a peça era apresentada, um fundo musical bem suave era ouvido, para a apresentação dos livros. Neste momento foi apresentada aos amigos presentes, a proposta de Aulas Bahá’ís para Crianças e para Pré-Jovens, como forma de educar e formar o caráter destas que são o nosso fu- turo, como aquelas crianças e pré-jovens que estavam ali se apresentando.Havia muitos contatos presentes e podíamos perceber que eles ficaram curiosos com o tema apresentado naquela noite.Num total eram 16 crianças nesta apresentação.

Após a apresentação das crianças houve o momento sagrado preparado com as doze sementes da Paz, distribuídas entre doze pessoas que as recitariam. São elas:



SEMENTES DE PAZ

As sementes de paz representam as doze orações pela paz feitas em Assis, Itália, no dia da Oração pela Paz Mundial durante o Ano Internacional da Paz das Nações Unidas, 1986. As orações foram levadas aos Estados Unidos e deixadas aos cuidados das crianças da Life Experience School. A distribuição das Sementes de Paz é um projeto para servir o mundo. As orações pertencem à humanidade.



“Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas escrituras e vê somente o bem em todas as religiões.”

Mahatma Gandhi


1. Oração Hindu pela Paz

Ó Deus, leva-nos do irreal para o real. Ó Deus, leva-nos da escuridão para a luz. Ó Deus, leva-nos da morte para a imortalidade.
Shanti, Shanti, Shanti a todos. Ó Senhor, Deus Todo Poderoso, que haja paz nas regiões celestiais. Que haja paz sobre a Terra. Que as águas sejam apacentadoras. Que as ervas sejam nutritivas, e que as árvores e plantas tragam paz a todos. Que todos os seres benéficos tragam-nos a paz. Que a Lei dos Vedas propague a paz por todo o mundo. Que todas as coisas sejam fonte de paz para nós. E que a Vossa paz possa trazer a paz a todos, e a mim também.


2. Oração Budista pela Paz

Que todos os seres, de todos os lugares, afligidos por sofrimentos do corpo e da mente sejam logo libertados de suas enfermidades. Que os temerosos deixem de ter medo e os agrilhoados sejam libertos. Que o impotente encontre força, e que os povos desejem a amizade uns dos outros. Que aqueles que se encontram no ermo sem caminhos e amedrontados - as crianças, os velhos e os desprotegidos – sejam guiados por entes celestiais benéficos, e que rapidamente atinjam a condição de Buda.


3. Oração Jainista pela Paz

A Paz e o Amor Universal são a essência do Evangelho pregado por todos os Seres Iluminados. O Senhor disse que a equanimidade é o Dharma. Perdôo a todas as criaturas e que todas as criaturas me perdoem. Por todos tenho amizade e por nenhuma criatura inimizade. Saiba que a violência é a causa raiz de todas as misérias do mundo. A violência é de fato o nó que aprisiona. “Não ofenda nenhum ser vivo”. Este é o caminho eterno, perene e inalterável da vida espiritual. Por mais poderosa que seja uma arma, ela sempre pode ser sobrepujada por outra; mas nenhuma arma pode ser superior à não-violência e ao amor.


4. Oração Maometana pela Paz

Em nome de Allah, o benéfico, o misericordioso. Graças ao Senhor do Universo que nos criou e distribuiu em tribos e nações. Que possamos nos conhecer, sem nos desprezarmos uns aos outros. Se o inimigo se inclina para a paz, incline-se você também para a paz, e confia em Deus, pois o Senhor é aquele que ouve e conhece todas as coisas. E entre os servos de Deus, Cheios de Graça são aqueles que andam sobre a Terra em humildade, e quando nos dirigimos a eles dizemos “PAZ”.


5. Oração Sikh pela Paz

“Deus nos julga segundo nossas ações, não de acordo com o traje que nos cobre: a verdade está acima de tudo, mas ainda mais alto está o viver em verdade. Saibam que atingimos a Deus quando amamos, e a única vitória que perdura é aquela que não deixa nenhum derrotado.”


6. Oração Bahai’ pela Paz

Seja generoso na prosperidade e grato na adversidade. Seja justo ao julgar e comedido ao falar. Seja uma luz para aqueles que caminham na escuridão, e um lar para o forasteiro. Seja os olhos para o cego e um guia para os errantes. Seja um sopro de vida para o corpo da humanidade, orvalho para o solo do coração dos homens, e seja a fruta da árvore da humildade.


7. Oração Shintoísta pela Paz

Embora as pessoas que vivem do outro lado do oceano que nos rodeia, eu creio, sejam todas nossos irmãos e irmãs, porque há sempre tribulação neste mundo? Porque os ventos e as ondas se levantam no oceano que nos circunda? Desejo de todo coração que o vento logo leve embora todas as nuvens que pairam sobre os picos das montanhas.


8. Oração dos Nativos Africanos pela Paz

Deus Todo Poderoso, Grande Polegar que ata todos os nós, Trovão que ruge e parte as grandes árvores; Senhor que tudo vê lá de cima, que vê até as pegadas do antílope nas rochas aqui na Terra, Vós sois aquele que não hesita em responder a nosso chamado. Vós sois a pedra angular da Paz.

9. Oração dos Nativos Americanos pela Paz

Ó Grande Espírito de nossos Ancestrais, elevo meu cachimbo a Ti. Aos teus mensageiros, os quatro ventos, e à Mãe Terra, que alimenta seus filhos. Dê-nos a sabedoria para ensinar nossos filhos a amarem, respeitarem e serem gentis uns com os outros, para que possam crescer com idéias de paz. Que possamos aprender a partilhar as coisas boas que nos ofereces aqui na Terra.


10. Oração Persa pela Paz

Oramos a Deus para erradicar toda a miséria do mundo: que a compreensão triunfe sobre a ignorância, que a generosidade triunfe sobre a indiferença, que a confiança triunfe sobre o desprezo, e que a verdade triunfe sobre a falsidade.


11. Oração Judaica pela Paz

Vamos subir a montanha do Senhor, para que possamos trilhar os caminhos do Mais Alto. Vamos forjar arados de nossas espadas, e ganchos de poda com nossas lanças. Uma nação não levantará a espada contra outra nação – nem aprenderão a guerra novamente. E ninguém mais sentirá medo, pois isto falou o Senhor das Hostes.


12. Oração Cristã pela Paz

Benditos são os que fazem a paz, pois eles serão chamados Filhos de Deus. Pois eu lhes digo: ouçam e amem os seus inimigos, façam o bem aos que te odeiam, abençoem aqueles que te maldizem, orem pelos que te humilham. Aos que lhes batem no rosto, ofereçam a outra face, e aos que lhes tiram as vestes, ofereçam também a capa. Dêem aos que pedem, e aos que tomam seus bens, não os peça de volta. E façam aos outros aquilo que quiserem que os outros façam a vocês.

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Estavam presentes cerca de 80 pessoas entre bahá’ís e não bahá’ís. Uma bela mesa de frios foi servida para os amados que ali estavam.

A Editora Vozes doou o Livro Sagrado, A Torá, para que a comunidade fizesse este trabalho e depois o livro ficaria na biblioteca da mesma para estudos sobre este; após saber que as crianças da comunidade fariam uma apresentação pela PAZ.


“Semana da Primavera da Paz”.
Universidade Salgado Oliveira (UNIVERSO)

-Dia 15/09/07:

Abertura oficial Às 09:00h da manha, na Universidade Salgado Oliveira tendo como convidada especial também a Representação da Comunidade Bahá’í de Goiânia por: José Alves Garcia, que falou sobre a Fé Bahá’í e seus princípios; e também Dona Zia Pezeshkzad, falou sobre o Fundador da Fé, Bahá’u’lláh e Seu propósito ao vir ao mundo.

O momento de Oração pela Paz, foi concedido ao jovem Badi Pezeshkzad, que é aluno da faculdade na área de fisioterapia. A oração recitada foi Unidade da Humanidade, n°. 05


Oração pela Paz e Unidade da Humanidade

Ó Tu, Senhor Bondoso! Criaste toda a humanidade dos mesmos pais. Desejaste que todos pertencessem ao mesmo lar. Em Tua Santa presença, todos são Teu servos e todo o gênero humano se abriga sob Teu Tabernáculo. Todos se têm reunido à Tua Mesa de Graças e brilham pela luz da Tua Providência.Ó Deus! És bondoso para com todos, provês a todos, amparas a todos, e a todos, e a todos concedes vida. De Ti, os seres recebem faculdades e talentos. Todos estão submersos no Oceano da Tua Misericórdia.Ó Tu, Senhor bondoso!Une todos, faze as religiões concordarem e torna as nações uma só, para que se considerem todos como uma única família e tenham a terra como um só lar. Que se associem em perfeita harmonia.Ó Deus!Ergue o estandarte da unicidade do gênero humano!Ó Deus!Estabelece a Suprema Paz!Enlaça os corações, ó Deus!Ó Tu, Pai bondoso, Deus!Extasia os corações com a fragrância do Teu amor, ilumina os olhos com a Luz de Tua Guia; alegra os ouvidos com as melodias daTua Palavra e abriga-nos no Recinto da Tua Providência.Tu és o Grande e o Poderoso! És o Clemente—Aquele que perdoa as faltas de toda a humanidade.
-‘Abdu’l–Bahá-



Esta oração fora solicitada pela Sra. Rosa Maria Viana, para que fosse recitada por várias vezes durante a semana enquanto discorria a programação conjunta entre a Comunidade Bahá’í e a UNIVERSO.



Comunidade Bahá’í de Goiânia
&
Universidade Salgado Oliveira(UNIVERSO)
Por: Catarina Cavalcante de Jesus




Galeria de fotos da abertura Oficial da XXIV Semana Bahá'í de Goiânia.



























Oito Crianças representaram os Livros Sagrados da Humanidade












O Tripitakas



O Evangelho de Jesus Cristo





"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-