Ó meu senhor! Ó meu Senhor! Esta é uma lâmpada pelo fogo do Teu amor acesa, ardendo com a chama que se ateou na árvore da Tua misericórdia. Ó meu Senhor, aumenta-lhe a ardência e a chama com o fogo aceso no Sinai da Tua manifestação. Em verdade, és Quem ajuda e confirma; és o Poderoso, o Magnânimo, o Deus de Amor! -‘Abdu’l-Bahá-
21 de out. de 2008
Histórico do Monumento à Paz em Goiânia
Monumento à Paz
Em 1988 atendendo a solicitação da comunidade Bahai, o artista plástico Siron Franco criou o monumento à paz mundial. Feita em forma de ampulheta, a obra está localizada no Bosque dos Buritis, setor Oeste. No centro existe espaço onde são colocadas terras de vários países. Até o presente, estão representados dezesseis países.
O objetivo da obra é mostrar a possibilidade de união de todos os povos em torno de um projeto de paz para todo o mundo. O monumento tem cinco metros de altura e pesa cinqüenta toneladas. Constitui ponto de atração turística para todos os que visitam o Bosque, compondo belíssimo cenário ao lado do lago.
Austrália, Israel, Holanda, Ghana, Portugal, Suécia, Uruguai e a ex-URSS foram os primeiros países a enviar amostras de seus solos. A ampulheta traz consigo os seguintes dizeres:
"A Terra é um só país, e os seres humanos seus cidadãos"
Fonte desta matéria:
http://www.goiania.go.gov.br/html/principal/goiania/monumentos/apaz.shtml
Histórico do 1º Monumento no mundo erigido à Paz, foi em Goiânia.
O Monumento à Paz de Goiânia é uma bela obra de arte,fruto dos esforços catalizadores da Comunidade Bahá'í de Goiânia, que contou com o valoroso talento do artista plástico Siron Franco e o apoio de diversos segmentos da sociedade goiana.
Sua fundação data de 1986 durante o I Simpósio Nacional da Paz na Era Nuclear, em 1988 foi realizado o II Simpósio Nacional da Paz na Era Nuclear e o I Encontro de Médicos pela Paz, cuja programação culminou com a inauguração deste monumento.
Sua estrutura é composta por duas pirâmides de concreto, invertidas uma sobre a outra, resultando de tal combinação uma ampulheta estilizada de 5 metros de altura por 2 de largura. Na "cintura", encontram-se amostras de terra de 9 países (Suécia, União Soviética, Gana, Po rtugal, Holanda, Brasil, Austrália, Hungria e Argélia). Hoje, já se encontram mais de 100 amostras de terra de todos os continentes. Assim, esta obra de arte adquire singular importância ao projetar Goiânia no cenário internacional a ao mostrar de forma simples, como a convivência entre os povos pode ser pacífica, profícua e duradoura.
Assessoria de Imprensa Bahá'í de Goiânia.(AIBG)
"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00
"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-
-
CONVITES ESPECIAIS DE REUNIÕES BAHÁ’ÍS (Final do mês de novembro) 28/11/09 'Abdu'l-Bahá: o Centro do Convênio `Abdu'l-Bahá `Abbá...
-
Monumento à Paz Em 1988 atendendo a solicitação da comunidade Bahai, o artista plástico Siron Franco criou o monumento à paz mundial. Feita ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário