18 de mar. de 2008

Bahá'ís de Goiânia celebram a chegada do Ano Novo.



No próximo dia 20, equinócio de outono, no hemisfério sul, os bahá'ís (pron. barrais) do mundo inteiro, cerca de 7 milhões, espalhados pelo globo, celebram a chegada do ano novo (Naw Rúz). Goiânia não ficará de fora desta festividade. mais de 80 adeptos da Fé Bahá'í e convidados, vão se reunir no Setor Bueno, salão de festas no Ed. Canoeiros, na Rua T30, Qd.49, Nº, 1227.
às 19:30 horas, do dia 20/03/08. Para celebrar a passagem do Ano Novo, com muitas orações, músicas, uma pequena palestra seguido de um jantar.

A Fé Bahá'í é a mais recente religião independente; está a par do judaísmo, cristianismo, budismo e islamismo. Como toda religião independente, possui calendário próprio.

O Calendário Bahá'í foi estabelecido pelo Báb, do árabe, A Porta (1819-1850), precursor da Fé Bahá'í, na Pérsia, e mais tarde, aprovado por Bahá'u'lláh, origem árabe, quer dizer, Glória de Deus (1817-1892) fundador da Fé Bahá'í, que declarou que o calendário bahá'í deveria começar em 1844 D.C, ano da declaração do Báb, conhecido pelos bahá'ís como um enviado de Deus que anunciou a 'Boa Nova': a vinda de um Prometido para esta época, Bahá'u'lláh.

Portanto, os bahá'ís vão comemorar a chegada do ano 165 da Era Bahá'í E.B que inaugura, uma nova fase na Terra. De acordo com os Escritos bahá'is, tratar-se da era de luz, paz e unidade entre os povos, enfim, o início da construção de uma nova ordem mundial. Por isso, os adeptos da Fé Bahá'í têm motivos de sobra para comemorar a data.

A maioria dos bahá'ís, hoje, no mundo, trabalha ativamente no processo de construção de uma cultura de paz, semeando os ensinamentos de Bahá'u'lláh, que segundo a crença de seus adeptos, são perfeitamente adequados para o homem moderno. Princípios como harmonia entre religião e ciência, igualdade de direitos e oportunidades entre os gêneros, justiça e economia, com eliminação dos extremos de riqueza e pobreza, o fundamento espiritual da vida, a eliminação de todo tipo de preconceito e outros, fazem parte dos ensinamentos de Bahá'u'lláh para esta época, e de uma forma muito prática, encontram-se acessíveis a todos, em Institutos Educacionais Bahá'ís espalhados pelo mundo, buscando o aprimoramento humano.

A Fé Bahá'í, de acordo com a enciclopédia Britânica, é a segunda religião mais difundida no globo, depois do Cristianismo e seus Escritos já foram traduzidos para mais de 800 línguas.

A mais recente religião independente da humanidade chegou em Goiânia- Go, em abril de 1977, com os pioneiros Sra. Ziol Pezeshkzad, uma bahá’í iraniana, vinda de terras longínquas, para falar do Seu Bem-Amado Bahá’u’lláh, após descer em São Paulo, juntamente com seu querido esposo Heshmatolláh e filhos, fizeram sua escolha para serem pioneiros da Fé, em Goiânia-Goiás... E assim tudo começou!...Ao chegarem nesta cidade, encontraram já estabelecidos aqui um casal de bahá’ís, vindos de Brasília, Sr. José Gonçalves, agora falecido, e sua esposa Sra. Oedes, e assim foram conseguindo fazerem seu trabalho e chamando mais pessoas para se ingressarem na Causa de Deus...
Hoje há mais de 200 bahá'ís da região, envolvidos com o processo educacional para cultura de paz através do Instituto Educacional Bahá'í.

Ano Novo Bahá'í (Naw Rúz)

Local:Salão de festas no Ed. Canoeiros. A Rua T 30,Qd.49, Nº.1227.Setor Bueno.Goiânia-Goiás.
Data: Dia: 20/03/08
Hora: Hora: 19:30

Outras informações: (62)84474270





"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

Um comentário:

Anônimo disse...

Um feliz Naw-Rúz para você minha querida Catarina, para sua família e para toda a Comunidade...
Que seja sempre muito feliz
Elaheh

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-