31 de mar. de 2008

NOVA ENTREGA DE DOAÇÕES AO HOSPITAL DE URGÊNCIAS DE GOIANIA.



Nova entrega de doações foram entregues no Hospital de Urgências de Goiânia, pela responsável pela iniciativa da Campanha S.O.S Hospital de Urgências de Goiânia. Solidariedade e Humanização pelo HUGO! Catarina Cavalcante de Jesus.

As doações foram entregues para a Coordenadora Geral do Voluntariado do HUGO Sra. Valéria Junqueira de Loyola a quantia de: 563 caixinhas de Puran T 4, 50, 75, 112, 125, 150, 175, 200 MCG, medicamento para tireóide, também foram entregues um total de 485 unidades de fraldas geriátricas médias e grandes.


As doações foram provenientes dos apoiadores:

- Cardiesel Bombas Injetoras ltda,
- Retífica Cometa Serviços e Peças Ltda
- Penauto
- Maçonaria Grande Oriente de Goiás e
- Sr. Antônio José de Araújo, (Gerente do Banco do Brasil, Agência Pio XII, Cidade Jardim).

Atenciosamente,

Catarina Cavalcante de Jesus.

Goiânia 31 de março de 2008.



Termos de declaração das entregas das doações, se encontram em poder da responsável pela iniciativa da Campanha S.O.S HUGO, Catarina Cavalcante de Jesus, assinados e devidamente carimbados pela Coordenadora do Voluntariado do Hospital de Urgências de Goiânia Sra. Valéria Loyola Junqueira.

Quaisquer informações: Fone (62)32201-44-39/ 8447- 42-70.




"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

25 de mar. de 2008

Reunião Interinstitucional em Goiânia.


Reunião Interinstitucional em Goiânia.

Aconteceu na Sede Bahá’í de Goiânia, no último dia 22 de março a Reunião Interinstitucional, com o Membro do Corpo Auxiliar de Propagação da Fé. Elena Martin Akahvan e membros da Assembléia Espiritual Local, do Instituto Coordenador de Ensino, do Comitê de Ensino de Área, das comunidades de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, para avaliar e traçar metas sobre o crescimento e ensino da Fé
A reunião teve início às 14: 00h e encerrou às 17: 00h.

Na oportunidade foi falado sobre o andamento da Campanha de Ensino que foi realizada do dia 15 a 29 de fevereiro no entorno da Sede Bahá’í de Goiânia e avaliação de sugestões para a expansão das atividades centrais da Fé.

Agradecemos a visita de nossa querida amiga Elena Martin Akahvan, Membro do Corpo Auxiliar de Propagação da Fé.


Secretaria de Correspondência da Comunidade Bahá’í de Goiânia.

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

23 de mar. de 2008

DESEJAMOS PARA TODOS FELIZ PÁSCOA




Scraps Animados Orkut kut
cartooes.blogspot.com





"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

A FESTA DE NAW RÚZ da Comunidade BAHÁ’I de Goiânia




Scraps Animados Orkut kut
cartooes.blogspot.com




A FESTA DE NAW RÚZ da Comunidade BAHÁ’I de Goiânia contou com a presença com cerca de oitenta pessoas entre adultos e crianças. Foi realizada no salão de festas do edifício Canoeiros, residência dos Baha’is, Ruberval, Lucélia e André Anis Acosta. O ambiente estava aconchegante e maravilhoso, na entrada uma mesa forrada, com pétalas de rosas vermelhas, contava também com o livro de registro das participantes e folhetos Bahais.

As mesas estavam lindíssimas, forradas com sobre-forros de seda verde, estampados com rosas vermelhas; outra mesa fora montada com arranjos especiais simbolizando o ano novo Bahai e não esquecendo também de uma mesa especialmente com doces bombos, balas, pirulitos e balões verdes para a alegria da criançada.

A festa inicia se com orações especiais em português, inglês e em persa, feitas pelos baha’is; a pequena Jamilêh, Michel, Orenita, Josianne, Badi e Sra.Zia, logo após as orações o nosso amigo vice-coordenador da Assembléia Espiritual de Goiânia, Aluisio Gurgel Acosta proferiu uma pequena palestra sobre a Fé bahai, o jejum e o Naw Rúz, a qual foi bem apreciada pelos presentes e coroada com uma belíssima canção entoada pela baha’i Catarina, intitulada de Feliz Naw Rúz, letra de sua autoria com adaptação na musica Noite Feliz conhecida como a musica tradicional de Natal. A canção foi entoada à capela em suave tom.


Feliz Naw Rúz!


Noite Feliz! Noite Feliz!
Surge no horizonte,
Uma Nova Luz!
É o nosso Naw Rúz,
É o nosso Naw Rúz!

Noite Feliz! Noite Feliz!
Ano Novo Bahá’í,
Paz, Alegria e Amor
Cobrindo-nos com sua Luz!
Cobrindo-nos com sua Luz!

Noite Feliz! Noite Feliz!
Surge no horizonte,
Unindo os povos da Terra
Em uma única Luz!
Em uma única Luz!

Fizeram-se presentes em nossa festa uma grande maioria de contatos e amigos dos baha’is, onde um deles comentou sobre a impressionante tranqüilidade decorrida durante a festa e dizendo que a sociedade precisa disso para ser mais feliz, pois as famílias hoje estão muito desunidas e sem amor, também comentou que gostaria de participar de outras festas como esta. Foi servido um delicioso jantar regado com sucos e refrigerantes, também muitas frutas.Todo o ambiente, o cardápio e os convites enviados foram preparados carinhosamente e com dedicação por Débora Coelho e família.
da nossa querida amiga baha’i Lucélia Coelho.

Que todos possamos ter um Feliz Naw Rúz iluminado e abençoado por Deus, Seus anjos e que Bahá’u’lláh nos proteja e abençoe.





Scraps Animados Orkut kut
cartooes.blogspot.com




Carlos Roberto Desidério e Catarina
Comunidade Baha’i de Goiânia

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

19 de mar. de 2008

DECLARAÇÃO DAS DOAÇÕES ENTREGUE AO HOSPITAL DE URGÊNCIAS DE GOIÂNIA

Catarina Cavalcante de Jesus, responsável pela iniciativa da Campanha S.O.S Hospital de Urgência de Goiânia. Solidariedade e Humanização (HUGO). Declara haver entregado a instituição acima à quantia de 3.498 caixas de medicamentos para tireóide e diabete: Puran, Amaryl e Clorana, entreguei também: lençóis, colchas, fraldas geriátricas, roupas de uso pessoal em geral, calçados, bolsas, cinto, num total de 453 peças.

Foram entregues diretamente no hospital, na sala do voluntariado, doações de um televisor colorido de 20 polegadas, roupas de cama, banho, roupas de uso pessoal, calçados, medicamento para curativos e outros.

As doações foram provenientes de pessoas físicas, jurídicas, Instituições e voluntários anônimos.

Apoiadores:

-Comunidade Bahá’í de Goiânia-
-Rádio Universitária de Goiânia-
-Cardiesel Bombas Injetoras ltda-
-AGEAP – Associação Goiânia de Auto Peças-
-Maçonaria Grande Oriente de Goiás-
-Instituto de Educação e Aplicação de Goiás (Jardim de Infância)- (IEG
-Jornal Daqui
-Jornal O Popula
-TV Goiânia (TV Bandeirante)-
-Jornal Diário da manhã-
-Federação das Unimeds Goiás Tocantins
-Portal A VOZ.com - Inhumas - Goiás
-Skala Educacional (Editora)












Obs: Os brinquedos recebidos, parte dos medicamentos, roupas e calçados usados também foram doados para a Asmigo (Associação de Saúde Mental Infantil de Goiás)3202-7702 e para o CAPSI Água Viva (Centro de Atenção Psicosocial a Criança e ao Adolescente)35241662। Os livros e revistas serão doados a instituições de tratamento psicológico e psiquiátrico que trabalham com crianças e adolescentes.

















Termos de declaração das entregas das doações, se encontram em poder da responsável pela iniciativa da Campanha S.O.S HUGO, Catarina Cavalcante de Jesus, assinados e devidamente carimbados pela Coordenadora do Voluntariado do Hospital de Urgências de Goiânia Sra. Valéria Loyola Junqueira; da Diretora Técnica da CAPSI Água Viva, Sra. Márcia Amaral Kafuri, e da ASMIGO, quando do recebimento das doações.
Quaisquer informações: Fone (62)32201-44-39/ 8447- 42-70.


Quaisquer informações: Fone (62)32201-44-39/ 8447-42-70।
















FOTOS PARCIAL DAS DOAÇÕES


















MEDICAMENTOS PARA TIREÓIDE E DIABETE















UM TELEVISOR COLORIDO 20 POLEGADAS, MEDICAMENTO PARA CURATIVO, CALÇADOS, COLCHAS , LENÇÓIS, ROUPAS PESSOAL DE USO GERAL, ROUPA DE BANHO, FRALDAS GERIÁTRICAS, LIVROS DE VÁRIOS TEMAS VARIADOS, BRINQUEDOS






































Goiânia 19 março de 2008
"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

FELIZ ANO NOVO BAHÁ'Í


"Imploro-te, ó Deus, que faças descer, no curso deste ano, sobre Teus amados, aquilo que os capacite a dispensar quem quer que seja exceto a Ti, e que os faça reconhecer as evidências de Tua soberana vontade e Teu imbatível propósito, de tal forma que busquem apenas aquilo que desejaste para eles através de Teu comando, e nada desejem a não ser aquilo que, por Tua vontade, Tu desejaste para eles."


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

18 de mar. de 2008

Bahá'ís de Goiânia celebram a chegada do Ano Novo.



No próximo dia 20, equinócio de outono, no hemisfério sul, os bahá'ís (pron. barrais) do mundo inteiro, cerca de 7 milhões, espalhados pelo globo, celebram a chegada do ano novo (Naw Rúz). Goiânia não ficará de fora desta festividade. mais de 80 adeptos da Fé Bahá'í e convidados, vão se reunir no Setor Bueno, salão de festas no Ed. Canoeiros, na Rua T30, Qd.49, Nº, 1227.
às 19:30 horas, do dia 20/03/08. Para celebrar a passagem do Ano Novo, com muitas orações, músicas, uma pequena palestra seguido de um jantar.

A Fé Bahá'í é a mais recente religião independente; está a par do judaísmo, cristianismo, budismo e islamismo. Como toda religião independente, possui calendário próprio.

O Calendário Bahá'í foi estabelecido pelo Báb, do árabe, A Porta (1819-1850), precursor da Fé Bahá'í, na Pérsia, e mais tarde, aprovado por Bahá'u'lláh, origem árabe, quer dizer, Glória de Deus (1817-1892) fundador da Fé Bahá'í, que declarou que o calendário bahá'í deveria começar em 1844 D.C, ano da declaração do Báb, conhecido pelos bahá'ís como um enviado de Deus que anunciou a 'Boa Nova': a vinda de um Prometido para esta época, Bahá'u'lláh.

Portanto, os bahá'ís vão comemorar a chegada do ano 165 da Era Bahá'í E.B que inaugura, uma nova fase na Terra. De acordo com os Escritos bahá'is, tratar-se da era de luz, paz e unidade entre os povos, enfim, o início da construção de uma nova ordem mundial. Por isso, os adeptos da Fé Bahá'í têm motivos de sobra para comemorar a data.

A maioria dos bahá'ís, hoje, no mundo, trabalha ativamente no processo de construção de uma cultura de paz, semeando os ensinamentos de Bahá'u'lláh, que segundo a crença de seus adeptos, são perfeitamente adequados para o homem moderno. Princípios como harmonia entre religião e ciência, igualdade de direitos e oportunidades entre os gêneros, justiça e economia, com eliminação dos extremos de riqueza e pobreza, o fundamento espiritual da vida, a eliminação de todo tipo de preconceito e outros, fazem parte dos ensinamentos de Bahá'u'lláh para esta época, e de uma forma muito prática, encontram-se acessíveis a todos, em Institutos Educacionais Bahá'ís espalhados pelo mundo, buscando o aprimoramento humano.

A Fé Bahá'í, de acordo com a enciclopédia Britânica, é a segunda religião mais difundida no globo, depois do Cristianismo e seus Escritos já foram traduzidos para mais de 800 línguas.

A mais recente religião independente da humanidade chegou em Goiânia- Go, em abril de 1977, com os pioneiros Sra. Ziol Pezeshkzad, uma bahá’í iraniana, vinda de terras longínquas, para falar do Seu Bem-Amado Bahá’u’lláh, após descer em São Paulo, juntamente com seu querido esposo Heshmatolláh e filhos, fizeram sua escolha para serem pioneiros da Fé, em Goiânia-Goiás... E assim tudo começou!...Ao chegarem nesta cidade, encontraram já estabelecidos aqui um casal de bahá’ís, vindos de Brasília, Sr. José Gonçalves, agora falecido, e sua esposa Sra. Oedes, e assim foram conseguindo fazerem seu trabalho e chamando mais pessoas para se ingressarem na Causa de Deus...
Hoje há mais de 200 bahá'ís da região, envolvidos com o processo educacional para cultura de paz através do Instituto Educacional Bahá'í.

Ano Novo Bahá'í (Naw Rúz)

Local:Salão de festas no Ed. Canoeiros. A Rua T 30,Qd.49, Nº.1227.Setor Bueno.Goiânia-Goiás.
Data: Dia: 20/03/08
Hora: Hora: 19:30

Outras informações: (62)84474270





"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

14 de mar. de 2008

II Encontro Regional de Juventude do Planalto Central



Diante dos desafios lançados pela Assembléia Espiritual Nacional na Carta de 19 Dias do mês Sharaf (31 de Dezembro de 2007), na qual informa a descontinuidade da Assessoria Nacional de Juventude como parte do próprio processo de descentralização da administração da Fé e a estratégia de concentrar as energias da juventude nos níveis regionais e de agrupamentos, o agrupamento Goyazes sediou o II Encontro Regional de Juventude.
Tal Encontro foi realizado nos dias 7, 8 e 9/3, em pleno jejum, numa estância próxima à cidade de Goiânia. O próprio espírito do período de jejum gerou um ambiente de muita espiritualidade e contribuiu ainda mais para o fortalecimento dos laços de amor e unidade entre jovens dos agrupamentos Esplendor da Gloria, Núr, Goyazes e Falcão Real, envolvendo 30 jovens provenientes de 9 cidades da região.
O evento iniciou na noite do dia 7/3, com um jantar comunitário para quebrar o jejum. A programação contemplou temas como: O Plano de Cinco Anos e a Juventude Bahá’í, Ensino à nossa Geração, Perspectivas sem a Assessoria Nacional de Juventude, Desafios do Pioneirismo, Ensino através das Artes, e Perseguição aos Jovens Bahá’ís no Irã.
Através de tais Encontros Regionais de Juventude, espera-se criar um movimento bahá’í de juventude que possa não somente fortalecer a identidade bahá’í dos jovens, mas dar a devida responsabilidade aos mesmos, tão claramente apontados nos Escritos da Fé: • “...um destemido leão movendo-se pelos pastos da perfeição humana e uma brisa almiscarada soprando nos prados da virtude”; • “...é em bahá’ís jovens e ativos, como você, que o Guardião concentra todas as suas esperanças para o progresso e a expansão da Causa no futuro”; • “...eles podem se tornar a ponta de lança de qualquer empreendimento e a força motriz de qualquer realização na qual participam, quer local, quer nacional”
Vários jovens fizeram seus oferecimentos para servirem nos seus próprios agrupamentos e também como instrutores viajantes nos finais de semana, feriados e períodos de férias nos demais agrupamentos prioritários da região.
O III Encontro Regional de Juventude está programado para ser realizado em Uberlândia-MG, entre os meses de junho e julho de 2008. A proposta é um encontro acompanhado de uma campanha de ensino no agrupamento Esplendor da Glória.
Fonte: Pejman Samoori

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

2 de mar. de 2008

O amor é a fonte de todos os dons de Deus.


Ser um verdadeiro cristão é ser servo de Sua Causa (de Cristo) e de Seu Reino, avançar sob Sua bandeira de paz e amor para com todo a humanidade, sacrificar-se a si mesmo, ser obediente, ser vivificado pelos sopros do Espírito Santo, ser espelhos reflentindo o esplendor da divindade de Cristo, ser árvores frutíferas nos jardins que Ele plantou para refrescar ao mundo através da água da vida de Seus ensinamentos, em todas as coisas ser como Ele e estar impregnados do espírito de Seu amor.
(Escrituras Bahá'ís)
... vos exorto a esforçardes em todo o mundo humano para difundir a luz do amor. Os povos do mundo pensam na guerra: vós deveis ser pacifistas. As nações são egoístas: vós deveis pensar mais nos demais que em vós mesmos. Eles são negligentes: vós deveis ser cuidadosos. Estão dormindo: vós deveis estar despertos e alertas. Que cada um de vós sejai uma estrela radiante no horizonte da glória eterna.
(Escrituras Bahá'ís)

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

O Jejum Bahá’i







Data: de 02 a 21 de março.

O jejum bahá’i é observado no décimo nono mês (19°.) do Calendário Bahái, tido como o mês de ‘Alá’ ou Sublimidade, tendo seu primeiro dia em 02 de março-- este é o dia em que os bahá’is em todo o planeta iniciam assim o seu jejum.


O jejum é ordenado a todos os fiéis, desde os 15 anos de idade até os 70. Durante (19) dezenove dias o jejum é observado através da abstinência de alimentos e bebidas, do nascer ao pôr do sol.


Bahá’u’lláh em Seu Livro mais Sacratíssimo, Kitáb-i-Aqdas na página 147 diz:
“... é essencialmente um período de meditação e oração, de recuperação espiritual, durante o qual cada fiel deve esforçar-se por fazer os ajustes necessários em sua vida interior, e para refrescar e revigorar as forças espirituais latentes em sua alma. Sua significação e propósito, portanto, são de caráter fundamentalmente espiritual. O ato de jejuar é um símbolo, e serve para nos lembrar da abstinência dos desejos mundanos e egoístas.”


Os baha’is durante o período do jejum, se alimentam com alimentos saudáveis e leves antes do nascer do sol, porém antes de se alimentarem, lêem as escrituras e textos sagrados e fazem orações especificas para este período e outras que desejarem. Após o nascer nascer do sol, eles se abstém de qualquer tipo de alimentos ou bebidas. Quando o sol se põe eles novamente voltam a ler as escrituras e textos sagrados e fazerem suas orações, então aí se alimentam para repor suas energias. Costumam quebrar o jejum na casa de amigos bahá’is que também estão jejuando.


No livro Bahá’u’lláh e a Nova Era, página 176 diz:


Há muita evidência que indica ser um jejum periódico como o adotado pelos ensinamentos bahá’is, benéfico como medida de higiene física, mas justamente como a realidade da festa bahá’i não reside no consumo de alimento físicos, e sim, na comemoração de Deus, da mesma maneira a realidade do jejum bahá’i não consiste na abstinência do alimento físico, embora isso possa concorrer para a purificação do corpo, e sim, na abstinência dosa desejos e luxúrias carnais, e no desprendimento de tudo, salvo de Deus.


‘Abdúl-Bahá diz: “O jejum é um símbolo. Jejuar significa abster-se da luxúria. O jejum físico é um símbolo dessa abstinência, e nos faz lembrar dela; isto é, do mesmo modo que uma pessoa abstém-se de satisfazer os apetites físicos, deve abster-se dos apetites e desejos do ego. Mas a mera abstinência de alimentos não tem nenhum efeito sobre o espírito. È apenas um símbolo, um meio de nos lembrarmos. Do contrário é de nenhuma importância. Jejuar com esse intuito não significa inteira abstinência de alimentos. A regra de ouro a respeito de alimentos é não se alimentar em demasia nem pouco. A moderação é necessária.”


“Abdúl-Bahá diz ainda, que existe seita que pratica a abstinência ao extremo, reduzindo gradualmente a nutrição até passarem quase sem alimentos e que um homem não pode servir a Deus com a mente ou o corpo se está fraco por falta de alimentos por isso este homem não pode ver com clareza, pois sua inteligência sofre com isto. O jejum não é obrigatório às crianças, aos inválidos, aos viajantes, àqueles que são idosos ou muito fracos (inclusive mulheres grávidas ou que amamentam).


O término do jejum é assinalado com o Naw-Rúz, no dia 21 de março, que é o mês Bahá ou Esplendor, sendo este o primeiro dia do ano novo bahá’i ,ou o “Dia de Deus”. Bahá’u’lláh diz que este é o dia do ano em que Deus envolve toda a Criação com Sua Terna Misericórdia e Amor.

Estudo feito em 19 de fevereiro de 2007, por:
Catarina Cavalcante de Jesus


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

Ayyám-i-Há.

Ayyám-i-Há. (Os Dias do Há)

(de 26 a 01 de março)

Chamado de dias intercalares, é especialmente reservados a hospitalidade, auxílio aos pobres, aos doentes e na troca de presentes. Bahá'u'lláh instrui aos Seus seguidores que durante estes dias, realizem festividades, regozijo a caridade.
O ayyám-i-Há, antecede o Jejum Bahá'i que tem seu início dos dias 02 a 21 de março, durando assim dezenove dias; o jejum é observado através da abstinência de alimentos e bebidas, do
nascer ao pôr do sol.
Por esta celebração, a Comunidade Bahá'i de Goiânia, realiza atividades que promovem a alegria, o amor, a amizade, a caridade e a hospitalidade, sobretudo está acontecendo à campanha de Ensino Direto realizada desde o dia 22/02/08 até o dia 02/03/08.

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-