22 de nov. de 2006

21 emissoras transmitiram o documentário: Arquitetura da Unidade.







Fé Bahá'i




Mausoléu do Bab no Monte Carmelo,
Haifa/Isrrael












Templo de Willmete,USA












A Arquitetura da Unidade.

http://www.bahai.org.br

Além da TV Cultura, 20 outras emissoras transmitiram o documentário!
no dia 22/11/2006.
Atenção amigos bahá´ís do Brasil, Recebemos informação da TV Cultura (SP) que as emissoras de TV abaixo relacionadas também retransmitiram para diversos Estados Brasileiros o documentário "A Arquitetura de Unidade", cuja estréia ocorrerá hoje, 22, às 21 horas, na citada TV. Tomem nota e, tanto quanto possível, enviem mailing para seus amigos, comunidades de interesse, contatos e simpatizantes da Causa de Deus, para que essas almas possam admirar ainda mais a beleza que esta Revelação Divina trouxe à existência, também na área da "arquitetura sagrada".

-TVU RN .
-TVE CE - 4ª. e domingo às 20h00 .
-TVE BA .
-TV PE - .
-TVC SC .
-TV Itararé / PB – Campina Grande .
-TVE MS .
-TV Mais / MT .
-TV Antares / PI .
-TV Palmas / TO .
-TVC AM .
-TVC PA .
-TV Aldeia / AC .
-TVE ES .
-TV Sul / ES – Cachoeiro do Itapemirim .
-TVE Ponta Grossa / PR .
-CATVE / PR – Cascavel .
-Rede Paulista / Jundiaí .
-TV Thathi – Ribeirão Preto .

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

A ARQUITETURA DA UNIDADE

CONHEÇA HOJE!! NA TV CULTURA.
http://www.bahai.org.br

Templo Nova Deli, Índia.( Noite)









Templo Novas Deli, Índia. (Dia)

Templo Willmette, lll.,USA.













Templo USA Máximo Nome.

18 de nov. de 2006

Festa de despedida dos alunos do Projeto Família Fotalecida.






Diretora da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, Leila Oliveira, monitores de pré-jovens no Projeto Família Fortalecida, Jussânia costa, apoiadora Dulce Helena Cavalcante, coordenadora do projeto, Catarina Cavalcante e monitor Lucas Furtado cantando com os alunos.
Acontecerá no dia 16 de dezembro de 2006, festa de despedida dos alunos do projeto Família Fortalecida, no Varandas Restaurante no Setor Vila Nova em Goiânia, apartir das 19:30 h; haverá apresentação de show musical, datashow de fotos dos alunos no decorrer do ano, entrega de certificados de participação dos alunos no projeto, homenagens aos pais dos alunos e aos professores. Após será servido um delicioso jantar e sobremesa.


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

10 de nov. de 2006

Galeria de fotos do Monte Carmelo

Galeria de fotos do Monte Carmelo, em Haifa /Isrrael.
FÉ BAHÁ'I
http://www.bahaipictures.com/
http://www.bahai.org.br



















































Bahá'ulláh nasceu na Pérsia em 12 de novembro de 1817, na casa de um alto ministro da Corte do Rei da Pérsia, se destacando por Sua sabedoria e conhecimentos natos, causando admiração entre todos que o cercavam; sendo escolhido por Deus, para trazer ao mundo uma transformação total na raça humana, abandonou riquezas e fama para pregar o Amor de Deus aos corações daqueles, chamados para trazer uma nova civilização na terra!.
"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-


Bahá'u'lláh!
12/11/1817
Oração de Bahá'u'lláh.

Magnificado seja Teu Nome, ó Senhor meu Deus! Não sei com que água Tu me criaste, ou que fogo acendeste dentro de mim, ou com que argila me amoldaste. A agitação de todo mar aquietou-se, menos a agitação deste Oceano que se move à mercê dos ventos de Tua Vontade. A chama de todo fogo já se extinguiu, salvo a Chama que as mãos de Tua onipotência acenderam e cujo esplendor Tu, pelo poder de Teu Nome, fizeste irradiar ante todos em Teu céu e todos sobre Tua terra. E seu ardor cresce, à medida que as tribulações se aprofundam.


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

9 de nov. de 2006

A catadora de vidros.

Conheça a história da catadora de vidros.

Entre no Blog e conheça esta lição de vida!
http://carmelgardenrouxinol.zip.net

PRÊMIO CREA DE MEIO AMBIENTE

Gerente Executivo e apresentador da Rádio Brasil Central AM e RBC FM- 90,1. Sílvio José Silva, receberá Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente em Goiânia.

**************************************************************************************

É com muita alegria que comunico a conquista do Prêmio CREA de Meio Ambiente na categoria Imprensa – Rádio. O projeto ganhador foi “Meio Ambiente em Pauta”, produzido e apresentado por mim e veiculado diariamente na Rádio Brasil Central AM e RBC FM – 90,1.

O Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente 2006 homenageia profissionais, instituições, empresas e a comunidade em geral que elaboram, executam ou mesmo colaboram com ações de preservação, defesa e/ou conservação do meio ambiente, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e melhoria de comportamento da sociedade. A solenidade de entrega da premiação será realizada no dia 22 de novembro, às 21 horas, no Oliveira’s Place.

Abraços
Sílvio José


http://www.rbcfm.com/

Festival Mundial da Paz!!

Festival Mundial da Paz!!

http://www.festivalmundialdapaz.org.br/

21 de setembro dia Internacional da Paz.

País é 1º a assinar documento

A Declaração Universal dos Direitos à Paz foi assinada pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil, em 01/09/06 durante o Encontro de Conselhos de Paz. A cerimônia foi no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, tendo como coordenadora do evento a Drª. em Filosofia, Dulce Magalhães.


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS À PAZ


Paz da criança no ventre da mãe

Paz do recém-nascido

Paz para a gente crescer e se transformar

Paz no lar e no trabalho Paz entre homens e mulheres

Paz entre as religiões

Paz entre os partidos políticos

Paz com democracia e tolerância à diversidade

Paz entre nações

Paz como solução dos conflitos

Paz nos meios de comunicação

Paz sem o uso de violência de qualquer natureza

Paz sem fome nem miséria Paz sem medo ou insegurança

Paz com liberdade e dignidade

Paz com solidariedade e cooperação

Paz com preservação do meio ambiente

Paz com desenvolvimento sustentável

Paz livre de apego, ódio, vingança, revide, ciúme e orgulho

Paz de espírito

Paz como cultivo dos valores eternos do Amor, da Beleza, da Verdade, da Justiça, da Liberdade e da Igualdade


Que a paz possa fazer morada no coração dos seres humanos através de uma educação que amplie sua consciência de mundo, desperte para seu papel de artífice da realidade e desenvolva o protagonismo da vida.


Que a visão que inspira a cada um seja construída a partir de um paradigma de paz e não violência, através de instituições e políticas públicas orientadas para a cultura da paz.


Que cada cidadão cuide de despertar a paz dentro de si, cultivando essas qualidades e valores sob orientação, quando necessário, de mestres, instituições e organismos afins.


Que se priorizem as práticas compassivas que geram no cotidiano vivência de paz e unidade nos níveis individual, social ecológico, planetário e cósmico.

Que governos e seus colaboradores assumam o dever e a responsabilidade de colocar as estruturas que dirigem a serviço dos diferentes aspectos da paz, contribuindo assim para a transformação da Cultura de Guerra em Cultura de Paz.


Que os currículos das instituições educacionais tenham como foco a educação para uma cultura de paz e não violência, promovendo a paz consigo mesmo, com os outros e com a natureza.


Que se desenvolve uma percepção que transcenda as individualidades de qualquer tipo, seja nas pessoas, instituições, comunidades e regionalidades, fortalecendo a consciência da unidade que permeia o visível e o não visível.


Que se promovam formam criativas de integração, nas quais a riqueza da razão esteja a serviço da inteligência do coração e que conduzam a uma sinergia entre a atual Cultura do Fazer para uma Cultura do Ser.


Que esse espírito de educação inspire a justiça e a segurança pública e que seus colaboradores sejam preparados dentro do enfoque educativo e não punitivo.


Que as prisões se transformem em centros de recuperação, através da educação e da produção de bens agrícolas e de consumo.


Que as forças armadas estejam a serviço da comunidade na construção de uma coletividade pacífica, justa e inclusiva.

Cabe à sociedade civil e às organizações não governamentais incentivarem e apoiarem os esforços dos governos no sentido de estabelecer uma cultura de paz.

Cabe às Nações Unidas realizar estudos e planejamentos estratégicos visando incentivar os governos na realização desses objetivos de paz.


Que cada consciência desperta seja um exemplo da paz que se deseja ver florescer no mundo, conspirando pacificamente para o desenvolvimento da unidade de toda a humanidade, para a integridade de cada indivíduo e a plenitude de todos os seres.


Que se derrubem as fronteiras e limites internos que separam os seres humanos de sua própria espécie e de todos os demais seres vivos, permitindo a todos uma convivência fraterna, próspera e benéfica.


Que nós, os povos da Terra, estejamos reunidos na Unidade da Paz, dançando no infinito do espaço eterno, sem começo e sem fim.


Esta declaração apóia e reforça a Declaração Universal dos Direitos Humanos, revoga e anula os abusos perpetrados pela violência.



Saiba tudo sobre o evento no Link acima.

Confraternização de pais e alunos pelos dois meses de Projeto Família Fortalecida.

Relatório da reunião de pais, apresentação do grupo de artes Bahá'í de Goiânia e confraternização pelos dois meses de projeto na escola.

Para todos nós hoje, foi um motivo de muita alegria pela comemoração dos dois meses do projeto na Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
Iniciamos às 07:20, compareceram na reunião 08 pais ou responsáveis, participaram dessa reunião a Sra. Leila ( Diretora ), também a Coordenadora Estelinda, onde fizeram uma ata com a assinatura dos pais.

Lucas Furtado um dos monitores de pré-jovens, iniciou a palestra sobre o projeto Família Fortalecida e a sua finalidade e qual a proposta do projeto para os filhos e os pais de trazer uma educação espiritual para ambos devido a grande necessidade dos nossos dias combatidos por tão grande degradação espiritual e moral, Catarina de Jesus deu continuidade na palestra, onde apresentou aos pais os trabalhos feitos pelos alunos também falou da importância e a força dos pré-jovens, suas capacidades e talentos, apresentou o livro Brisas de Confirmação e a sua didática, nossa palestra foi intercalada com apresentações tanto de Lucas Furtado como de Catarina.

Apresentamos aos pais o curso do livro 1 do Instituto Ruhí, sua didática e sua finalidade deixando em aberto a oportunidade para aqueles que se interessem em fazer o curso.
Distribuímos uma ficha de avaliação dos pais sobre o projeto, e pedimos que respondesse conforme fosse sua percepção desses dois meses de trabalho, informamos aos pais sobre a abertura de um Ato de Serviço para os alunos, a implantação de uma parceria com a Diretora Leila para trabalhar com reciclagem de materiais descartáveis, para arrecadar fundos para serem utilizados na compra de materiais didáticos.

Falamos sobre a necessidade do desenvolvimento da religiosidade dentro da família, a importância da oração e da leitura de textos sagrados no seio da família, para que haja uma transformação e construção de caráter, também falamos e demos exemplos sobre os problemas e os riscos das drogas e suas conseqüências, com todas essas abordagens os pais nos pediram palestras para eles e seus filhos, sobre esses assuntos colocados, a importância da religiosidade, drogas, conseqüências dos meios de comunicação que corrompe a mente dos jovens e qual a importância do papel dos pré-jovens.

Alguns pais expressaram suas opiniões sobre os assuntos abordados, terminamos a reunião de pais e recolhemos as fichas de avaliação, após a reunião tivemos uma apresentação de dança do Grupo de Artes Bahá'í de Goiânia, membros do grupo, Leandro, Michel, Alex, Jackeline, Jussânnia e Lucas Furtado, apresentaram para nós o Steep Dance, dança da Igualdade e a da Pobreza, os alunos gostaram muito das apresentações e demonstraram grande alegria.
Ao término do recreio, reunimos as duas turmas em uma sala para nossa confraternização, fizemos a oração do Pai-Nosso, o monitor Lucas Furtado cantou uma música Bahá'í, logos após Catarina, ao violão cantou “As jóias de Deus”, logo após saímos para o nosso painel fe exposição dos trabalhos para uma foto oficial dos alunos, após a foto voltamos pra sala de aula e demos continuidade à nossa confraternização, onde foi servido um lanche comunitário, foi difícil controlar a euforia dos alunos pela comemoração e concluímos que nossa confraternização deverá ter um tempo mais curto.

Avaliação dos pais.
1- Os pais presente responderam que estão satisfeito com o projeto.
2- Seis responderam que perceberam comentários de seus filhos sobre essas aulas, em suas casas.
3- Quatro responderam que perceberam alguma mudança no comportamento de seus filhos.
4- Três dos pais pederiam para trabalharmos e enfatizarmos a questão do valor da religiosidade, felicidade, amor e solidariedade.
5- Três responderam que ao seu ver a importância desse trabalho é para a reflexão sobre a importância da humanidade e o companheirismo uns com os outros, a identificação do valor ao próximo e o amadurecimento do ser humano.
6- Seis responderam que seus filhos comentaram que estão satisfeitos com a forma como as aulas estão sendo administradas.
7- Sete apoiaram o projeto de reciclagem e conscientização da preservação do meio ambiente em parceria com a escola.
8- Quatro dos pais concordaram em fazer o curso do livro 1 do Instituto Ruhí.
9- Seis pais apoiaram a idéia da criação de uma horta na escola.
10- Nenhum dos pais tiveram sugestões para colaborar com as aulas.

Foi marcada junto à Direção e Coordenação da escola, uma palestra para professores e coordenadores da escola, sobre a importância e o papel dos pré-jovens e o oferecimento do curso para os professores inserir em suas aulas, o ensinamento de Virtudes, Valores Humanos e Éticos em suas turmas.

A palestra está agendada para o dia 19/05/06 das 07:30 da manhã, pelo nosso querido amigo José Aves Garcia, que terá como tema: Quem está escrevendo o futuro ?
Estaremos oferecendo para os professores os cursos do Instituto Ruhí dos livros 1, Reflexões sobre a Vida do Espírito, livro 3 Ensinando Aulas para Crianças e a ser consultados com o Instituto de Coordenação, o livro 5 – Empoderamento espiritual dos pré-jovens.


A coordenação do projeto: Catarina de Jesus.
monitores: Jussânnia Costa e Lucas Furtado.

8 de nov. de 2006

Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.







Palestra realizada na Escola Donata Monteiro da Motta,no dia das mães.

Data: 13/05/06 - Hora: 16:30
Local: Escola Municipal Donata Monteiro da Motta. St. Criméia Leste. Goiânia- Goiás
Aconteceu às 16:30 h, festa de comemoração pelo dia das Mães na Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, onde foi montado um painel de exposição de cartazes com os princípios dos Ensinamentos Divinos de Bahá'u'lláh e Ábdu´'l-Bahá e dos trabalhos feitos por alunos do Projeto
Família Fortalecida.

Palestrante:Pedagoga, Lásara Felizardo Nunes.




Professora de aula de Virtudes ,
Valores Humanos e Éticos Catarina Cavalcante, alunos de aulas Bahá'is e Pedagoga Lásara Felizardo Nunes.








Educadores do Reino de Abáh!











Educadores do Reino deAbáh.
Letra
e música de:Catarina Cavalcante de Jesus/em 25/08/06

(Falado)
Disse Jesus: Eis que a seara é grande;
e os trabalhadores são poucos

Introd:G+/D7/G+/C+/D7/G+

I
G+ D7
Eu vou,eu vou trabalhar,
G+
Na seara de Bahá’u’lláh,
D7
Eu vou,eu vou trabalhar,
G+
Na seara de Bahá’u’lláh,

C+ D7
Eu vou dar aulas de crianças,
G+
E de pré-jovens,
C+
Eu vou trabalhar,
D7 G+
Na seara de Bahá’u’lláh.

Homenagem de Honra ao Mérito para Cabo Isaac/Policial de Trânsito de Goiânia.




























Alunos do Projeto Família Fortalecida Homenageiam Cabo do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito de Goiás com medalha e placa de Honra ao Mérito ao Sr. Rubens Mendes Isaac.


Data:16/10/06.
Abertura do evento: 08:45 da mãnha.
Local:Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
Comunidade Bahá’i através do Projeto Sócio-Econômico.

Abertura oficial com boas vindas a todos os presentes por Catarina Cavalcante de Jesus, coordenadora do projeto na escola fala em nome da Comunidade Bahá’i e dos alunos do Projeto Sócio- Econômico, Família Fortalecida, com aulas de Virtudes, Valores Humanos e Éticos, ministrado desde o dia 06/03/06.

Estelinda Martins, coordenadora do turno matutino fala em nome da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta e da Srª. Diretora Leila Oliveira e Corpo Docente, destacando o valor da merecida homenagem prestada ao Cabo Isaac, por retratar através de sua vida e exemplo os ensinamentos ministrados pela coordenadora em suas aulas de valores humanos para os alunos daquela escola.

Orações de agradecimento e Oração Universal/Pai Nosso.
Oração de Agradecimento, com a aluna Taynara Lorrany Pereira Coutinho; e o Pai Nosso feito por todos os presentes.
Senhor...Obrigado por fazer-nosPessoas de bem.Obrigado por ter-nosEnsinado a amar.Obrigado por ter tornadoPossível esta grande famíliaUnida e feliz e obrigado porTer-nos dado a grandeChance de vir ao mundo.Obrigado Senhor...
Catarina fala sobre a importância da cerimônia e o que levou a esta iniciativa, que após sua aula onde se avaliava a virtude do “Serviço”(Servir com amor, auxiliar alguém, oferecer ajuda, prestar utilidade, ser útil, exercer bem sua função, dignar-se, ter bondade, respeitabilidade, nobreza, autoridade moral, decoro, honrado, capaz e muitos outros adjetivos) me levou após uma dinâmica que se chama semáforo que se falasse sobre a importância do serviço dos policiais de trânsito; no momento me lembrei do Cabo Isaac, que prestara tão exemplar trabalho à sociedade goianiense, quando era notável por todos que ali passavam seu carinho e dedicação a todas as pessoas que por ali trafegavam, não importava se fossem estudantes, crianças, jovens adultos ou idosos, independente de cor ou classe social ele dispensava a todos o mesmo carinho e cortesia. Num gesto de estar demonstrando que exercia seu trabalho com responsabilidade e dedicação.

Sempre quis prestar a ele uma homenagem individual, mas este seria o momento ideal de prestar-lhe Homenagem de Honra ao Mérito, pois não estaria sendo individual, mas também, em nome da Comunidade Bahá’i, alunos da escola e do Projeto Família Fortalecida, de todo o Corpo Docente e da sociedade em geral ao nosso grande amigo Sr. Rubens Mendes Isaac/ Cabo Isaac, num exemplo vivo de experiência e ensino para nossos alunos.


A palavra foi passada para o Cabo Isaac, onde ele falou de sua grande felicidade em estar recebendo esta homenagem, dos alunos da escola, da professora Catarina e da Comunidade Bahá’i, disse estar profundamente agradecido a Deus por esta oportunidade em sua vida após ter sofrido um grave acidente motoclístico ao estar de volta o serviço para casa, há dois anos; e O agradeceu por ter Deus, o salvado milagrosamente.(Obs. Somente depois de ter programado a homenagem ao Cabo Isaac, cotado preço de medalhas e placas, para fazer um rateio entre os alunos para a aquisição das mesmas, é que entrei em contato com os Comandos da Polícia, e no Comando das Capitais me informaram que ele estava afastado do trabalho já por um bom tempo pois havia sofrido um acidente gravíssimo. Isto me deu mais ímpeto para prestar a ele esta homenagem, pois eu não estava acreditando naquilo que eu estava ouvindo, uma pessoa que passou boa parte de sua vida ajudando as pessoas a não sofrerem acidentes, acabaria ele por sofrer um, e ser salvo pela bondade de Deus devido a sua dedicação e amor ao próximo. Catarina). Cabo Isaac continuou falando de sua grande satisfação e honra de seu comandante estar presente nesta cerimônia, Tenente Coronel Carlos Antônio Borges do Batalhão de Trânsito e mais vários oficiais e pracinhas dos comandos, o pastor de sua igreja também estava presente e ali prestavam homenagem a ele, também falou um pouquinho sobre seu trabalho e dedicação às pessoas que ao longo dos anos puderam receber um pouco deste carinho e cortesia; e que estava afastado de seu trabalho para tratamento, devido ao acidente sofrido. O Cabo Isaac deu exemplos de virtudes a serem seguidos pelos alunos que são o futuro de amanha


Após sua palavra, a passamos ao Tenente Coronel Carlos Antônio, comandante do Batalhão de Trânsito da PMGO, que falou para as crianças um pouco sobre a vida do Cabo Isaac, e sobre o carinho que todos o dispensam por ter sido ele um exemplo de vida e trabalho dentro da corporação, falou um pouco da fatalidade que ocorreu com o Cabo Isaac, e sobre a importância dos cuidados que devemos ter no trânsito, que não foi esse o caso do nosso amigo, pois ele havia sofrido um acidente por causa de uma pessoa que não teve a devida responsabilidade ao dirigir.

A aluna Ester da Silva Salvador, leu o poema do Hino da PMGO; e após iniciou-se, ao som do Hino Nacional Brasileiro, um cerimonial onde seis alunos, Ayrton César Gomes de Souza, Karine Fontes e silva, Andressa Machado de Souza,Murilo Henrick Brito Roque, Arielson Costa Launé e Mariana Rodrigues de Freitas desfilaram com as bandeiras do Brasil, de Goiás e de Goiânia, se colando apostos ao lado do homenageado, das autoridades e todos ali presentes. Ao final do hino nacional, Maria Cícera Rodrigues da silva e Wadson Mendes dos Santos Júnior, com as honrarias até chegarem ao Cabo Isaac, que muito emocionado recebeu a condecoração da medalha foi feita por Maria Cícera e após lhe foi entregue pelo aluno Wadson uma placa de Honra ao Mérito em troca receberam do Cabo Isaac um forte abraço. Ele com toda satisfação mostrava suas honrarias e leu para todos os dizeres da placa e da medalha:


Medalha:
Quem está adornado com o manto da cortesia, está dotado de uma alta posição” -- Bahá’u’lláh—16/10/2006.

Placa de honra:

Rubens Mendes Isaac
Cabo do BPMTRAN

“Quem se dedica hoje ao inteiro serviço da raça humana, é , em verdade um homem”
–Bahá’u’lláh—
Comunidade Bahá’i
Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
16/10/2006.



Após a condecoração Catarina Cavalcante fez uma leitura do Texto Sagrado de Baháu’u’lláh ( Fundador da Fé Bahá’i) sobre a “Cortesia”.

“Ó povo de Deus! Eu vos exorto a observar cortesia. Cortesia é, em verdade... o príncipe de todas as virtudes. Abençoado aquele que está adornado com o manto da Retidão e iluminado com a luz da Cortesia. Aquele que é dotado de Cortesia é dotado de um grau sublime. Espera-se que esse Ser Injuriado, e todos, possam atingi-la, agarrar-se a ela e observá-la. É este o mandamento irrefutável que emanou da pena do Nome Supremo.
(Texto da Epístola do Mundo, Livro Bahá’u’lláh e a Nova Era pg 80).

Bahá’u’lláh, ensina que assim como a flor está escondida no botão, também um espírito de Deus habita no coração de todo homem, não importa sua aparência exterior, por dura e desagradável que seja. O verdadeiro homem, pois, tratará a todas as pessoas do mesmo modo que o jardineiro cuida de uma bela e rara planta. Ele sabe que nenhuma intervenção impaciente de sua parte pode fazer o botão abrir-se em uma flor; somente Deus, por intermédio dos raios solares, pode fazer isso. Por conseguinte, Seu objetivo´e levar estes raios vivificantes a todos os corações e lares obscurecidos.
(Livro Bahá’u’lláh e a Nova Era pg 81)

Foi passada a palavra para a professora Stela Repezza, que emocionada disse ter se assustado, ao ver o Cabo Isaac, pois disse que muitas vezes ao passar pelas Avª Paranaíba e Araguaia, parava para prestar atenção no seu trabalho e carinho em atravessar as pessoas na rua, principalmente às pessoas velhinhas. A professora Stela fez uma leitura do poema Rastros na Areia, com uma cópia do poema de lembrança, anexados folhetos da Fé Bahá’i, feita pela coordenação do projeto, pois o Cabo Isaac havia perguntado como era a comunidade baha´’i. Este foi o poema oferecido ao Cabo Isaac pela vitória alcançada e no milagre de salvamento de sua vida, após ter sofrido trágico acidente.


Rastros na areia

O sonho que eu tive essa noite
Foi um exemplo de amor
Sonhei que na praia deserta
Eu caminhava com Nosso Senhor
Ao longo da praia deserta
Quis o Senhor me mostrar
Cenas por mim esquecidas
De tudo que fiz nesta vida
Ele me fez recordar
Cenas das horas felizes
Que a mesa era farta na hora da ceia
Por onde eu havia passado
Ficaram dois pares de rastros na areia
Então o Senhor me falou:
Em seus momentos passados
Para guiar os seus passos
Eu caminhava ao seu lado.

Porém minha falta de fé
Tinha que aparecer
Quando passavam as cenas
Das horas mais tristes de dor do meu ser
Então ao Senhor reclamei
Somente meu rastro ficou
Quando eu mais precisava
Quando eu sofri e chorava
O Senhor me abandonou.


Naquele instante sagrado
Que Ele abraçou-me dizendo assim:
Usei a coroa de espinhos
Morri numa cruz e duvidas de mim.

Filho, esses rastros são meus
Ouça o que vou lhe dizer:
Nas suas horas de angústias
Eu carregava você.


Lembrança de: Alunos da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
Catarina Cavalcante de Jesus,(Coordenadora do Projeto Família
Fortalecida).
Comunidade Bahá’i de Goiânia/Brasil/Internacional.
Diretora da escola: Leila Oliveira e Corpo Docente. Goiânia 16/10/06.


A coordenadora do Projeto Família Fortalecida, encerrou a cerimônia e agradeceu ao Cabo Isaac por ter aceitado nossa homenagem; e aos Srs. Coronéis Jorge Alves Sobrinho, Coronel Edson Costa Araújo, Tenente Coronel Carlos Antônio Borges, Coronel Paulo Afonso Sanches, Batalhão de Trânsito, Comando Geral, Comando da Capital, Superintendência Municipal de Trânsito e a todos da corporação que colaboraram com este evento e presentes naquele momento.

Com muito carinho e amor.

Catarina Cavalcante de Jesus(Coordenadora do Projeto Família fortalecida). Comunidade Bahá’i de Goiânia/ Brasil/ e Internacional.
Alunos do Projeto Família Fortalecida e alunos da Escola Municipal Donata
Monteiro da Motta, Srª. Diretora Leila Oliveira, coordenadoras, professoras e
funcionários.

Após o encerramento da homenagem, Catarina falou um pouco sobre o dia dos
professores e da importância do seu papel, de que “Educar é ensinar a Viver” parabenizando-os pelo seu dia comemorado no dia 15/10, deixando na escola dois cartazes com textos relacionados aos professores, em nome da Comunidade Bahá’i de Goiânia.

A emoção estava estampada no rosto de todos que ali estavam, por este momento tão importante na vida do Cabo Isaac. Um painel de cartazes, feitos com desenhos e recortes de revistas, com várias virtudes, valores humanos, textos sagrados e figuras que retravam o trânsito em várias formas, foram feitos pelos alunos do projeto com ajuda da coordenadora, com frases especiais para o nosso grande amigo, ele parou diante deste painel e leu todos os cartazes que foram dedicados a ele.

Todos os alunos da escola, professores funcionários participaram da cerimônia, professoras e funcionárias emocionadas, diziam que já haviam conhecido o trabalho do Cabo Isaac de perto, e acharam muito bem merecido esta homenagem.Várias fotos foram tiradas pelos amigos do Cabo Isaac.



A homenagem foi acompanhada pela Imprensa da PMGO, e foi noticiada no site da Polícia Militar de Goiás, e no da Secretaria de Segurança Pública, também será veiculada no jornal da polícia que circula na grande Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Site PMGO: http://www.pm.go.gov.br/
Site da Secretaria de Segurança Pública: http://www.sspj.go.gov.br

Catarina Cavalcante de Jesus
Coordenadora do Projeto Família fortalecida.
Comunidade Bahái’ de Goiânia.
Escola municipal Donata Monteiro da Motta.

7 de nov. de 2006

Aniversário de nascimento de Bahá'u'lláh.

Festa de aniversário de Bahá'u'lláh.

http://www.bahai.org.br

Data: 11/11/06 - Hora: 20:00

Local: Salão de festa do Condomínio Itatíaia. Av. 85, St Marista, próximo a Praça do Ratinho e do Supermercado Marcos. Goiânia-Goiás.

ANIVERSÁRIO DE BAHÁ"U"LLÁH! A Comunidade Bahá'i de Goiânia, convida todos para participarem de uma data especial. O aniversário de Bahá'u'lláh, Fundador da Fé Bahái, nascido aos 12 dias de novembro de 1817. Consideramos esta data como o nosso natal, venha conhecer e participar. Teremos várias atividades, como palestra, apresentação de um jogral sobre a vida de Bahá'u'lláh, músicas, e uma mesa de frios para voce deliciar. Comunidade Bahá'i de Goiânia. Rua C 234, qd. 576, lt, 02 Bairro Nova Suíça. Goiânia /Goiás.62 32531240/ 96016946

"Caminhada da Paz"

Fotos da Caminhada da Paz realizada no dia 21 de setembro de 2006, pela Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.


1ª. escola em Goiânia a acender a Tocha da Paz!

Relatório da “Caminhada Chama da Paz.
XXIII Semana Bahá’i de Goiânia
21 de setembro (Dia Internacional da Paz)

A Comunidade Bahá’i de Goiânia, realizou a “Caminhada Chama da Paz” no último dia 21 de setembro de 2006(Dia Internacional da Paz), onde a Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, escola esta onde é ministrado um projeto Sócio-Econômico com o nome de “Projeto Família Fortalecida” desde 06/03/06, com aulas de Virtudes, Valores Humanos e Éticos, para cerca de 70 alunos de 10 a 15 anos, acenderam a Tocha Olímpica (Chama da Paz) no Monumento das Raças na Praça Cívica; com a presença de todo Corpo Docente e a Sra. Gisella de Souza Almeida, representante da Srª. Márcia Pereira Carvalho, Secretária Municipal de Educação; e uma grande quantidade de familiares dos alunos dos dois turnos matutino e vespertino, como pais, irmãos, avós, tios e primos também fizeram parte da caminhada, onde foi necessária, a aquisição de três ônibus de viagem para o transporte de todos eles. Os alunos chegaram na Praça Cívica, com cartazes preparados pela escola, onde estavam escritos os nomes das Virtudes e dos Valores Humanos e Éticos que são ensinados nas aulas do projeto.Havia cerca de 200 pessoas na caminhada.

Antes de começar o evento a Srª. Gisella, representante da Secretaria Municipal de Educação, nos falou de sua emoção ao ver este trabalho; e que estava encantada ao saber que em meio a tantas confusões e problemas, ainda existia pessoas que se dedicava ao trabalho de transformação do mundo, e que posteriormente enviássemos relatórios desta atividade e das do Projeto Família Fortalecida juntamente com as fotos.

Preparamos os alunos, professores e familiares em blocos separados pelas faixas e cartazes para iniciarmos a caminhada. A “Tocha da Paz”, foi acesa pela Srª. Diretora Leila Oliveira, a Coordenadora do Projeto, Catarina Cavalcante de Jesus e mais três alunos participantes do projeto:Mário Roberto Ribeiro Chagas, Lucas Willian Rocha de Souza e Samuel Jôhnathas Ribeiro Silva; das 5ª Série A e 5ª Série B.

A caminhada foi patrocinada pelo Supermercado Casa Juazeiro com um carro de som móvel, onde tínhamos um fundo musical com parte do Spot musical do Festival Mundial da Paz (Senhor fazei-me um instrumento da Tua Paz...); e outras musicas onde intercaladamente o Instrutor Lucas Furtado, divulgava o evento e as atividades da Comunidade Bahá’i e alguns Textos Sagrados, chamando as pessoas que passavam para se integrarem ao grupo. Também foram patrocinadas pelo mesmo supermercado e pelo Sr. Ari-- professor de dança; que confeccionou as 05 faixas em varias cores e com dizeres:

1-“A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos” Bahá’u’lláh

2-“Bem aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus”Mat.5,9.

3- “Caminhada da Paz” 21 de setembro (Dia Internacional da Paz).

4- “Comunidade Bahá’i:Ser Bahá’i significa simplesmente amar a todos e trabalhar pela s fraternidades universais”.

5- “Escola Municipal Donata Monteiro da Motta”.

A caminhada seguiu o percurso dando a volta em parte da Praça Cívica, escoltada por batedores; policiais da Superintendência Municipal de Trânsito, que foram solicitados através de pedido oficial, para que tudo transcorresse da melhor forma possível e sem acidentes de trânsito, percebemos que o evento chamava a atenção de todos que passavam. Ao passarmos enfrente o prédio dos Correios muitos dos funcionários saiam nas janelas para ver a caminhada passar; e isso para nós é uma grande recompensa pelos esforços ao coordenar o evento.

Chegamos no Monumento à Paz, ali estava posta uma “Pira Olímpica” (uma bacia de ferro pintada em cor de bronze, com cerca de 80 cm de altura e 40 cm de diâmetro, contendo um combustível especial) para que fosse acesa pelos alunos da escola com a “Tocha da Paz” que fora acesa no Monumento das Raças.A palavra foi passada para o Sr. José Alves Garcia, que fez um pequeno discurso sobre a Paz e sobre o evento da caminhada. Realizamos o momento sagrado das orações que uma delas foi realizada por uma aluna do projeto: Steffânia Guimarães Bento da 5ª Série B matutino, e outra em inglês pela Srª. Eliane Nunes, professora de inglês, fizeram orações de Unidade da Humanidade, as outras foram feitas por membros da comunidade, após as orações a Srª. Gisella Almeida, representante da Secretaria Municipal de Educação, deu sua palavra, logo após o Sr. Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Dr. Eudes Vigor também falou um pouco sobre a paz e sobre sua satisfação de estar ali participando.

Logo em seguida foi apresentada uma música por Catarina Cavalcante, com o título:“As Jóias de Deus”

Eu não quero falar de guerra,
De fome nem destruição,
Quero um mundo de Fé,
De Paz Amor e União.

Cuidai das minhas crianças,
Como se fossem de vós mesmas,
Elas são como as Jóias de inestimável valor!

São Meu tesouro! São Meu tesouro! São meu tesouro!!!

Ao chegar o momento de acender a “Pira Olímpica” um ritual que fora ensaiado com todos os alunos do turno matutino da escola acontecia. Catarina Cavalcante e os alunos cantando a música “Coração da Paz”, enquanto os alunos estivessem acendendo a pira; todos os outros cantariam com todo o entusiasmo:

Eu vou acender a Chama da Paz,
No meu coração e no de você,
Eu vou acender a Chama do Amor,
No meu coração e no de você!!!

Vamos acender a Chama da Paz,
Vamos acender a Chama do Amor,
Vamos acender a Chama da Paz,
E nunca deixar esta luz apagar,
Do meu e do seu coração,
Do meu e do seu coração,
Do meu e do seu coração!!!

A Pira Olímpica e a Tocha da Paz estavam acesas enquanto discorria a programação com várias atividades como músicas eruditas apresentadas pelo casal, Karla Karoline e Leandro e o número de pessoas aumentava cada vez mais, der repente começaram a chegar professores com crianças de 02 anos acima, alunos dos CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil), que também participavam do evento, uma das últimas atividades foi o abraço envolta do Monumento à Paz, todos deram as mãos, até as criançinhas de 02 anos, fizemos um minuto de silêncio e após, todos bradaram:

Eu quero Paz! Paz!Paz!

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer esteve presente no evento com a participação do Sr. Secretário Dr. Eudes Vigor; estava vestido de branco símbolo da paz; fez um caloroso discurso poético sobre a Paz, acompanhado de sua esposa, onde também levaram uma faixa de agradecimento e apoiando o evento. Nos fora enviado dois monitores de brincadeiras para crianças que se empenharam com todo o carinho, o Palhaço Pingo, representado pelo Sr.Antônio Furtado que, com seu grande carinho envolvia os alunos ali presentes, tanto da escola quanto os dos CMEIS (Centro Municipal de Ensino Infantil); enquanto se desenrolava as atividades, uma equipe de monitoras de pinturinhas de bichinhos feitas na pele, estava atendendo por fila as crianças que quisessem fazer um desenhinho no braço; também o Sr. Alexandre Correa, foi o cerimonial da SMEL, que fazia chamamentos aos alunos que ali estavam para participarem das atividades, ns foi enviado uma a equipe de som, tudo foi feito para o bom desempenho desta grande e marcante atividade.

A Declaração Universal à Paz assinada no último dia 01/09/06, pelo Ministro Gilberto Gil, no evento do Festival da Paz em Florianópolis; foi lida junto ao Monumento à Paz pelas professoras e coordenadoras Sras. Stella Repezza e Ângela Maria Rodrigues da Rocha; num estilo de jogral.

Após o término do evento a Escola Municipal Donata Monteiro da Motta; adotou a “Tocha da Paz”, doada pela Comunidade Bahá’i de Goiânia e apoiada pela Secretaria Municipal de Educação na pessoa da Ilustríssima Srª. Secretária Márcia Pereira Carvalho. A “Tocha da Paz” ficará na responsabilidade da escola citada acima, disponível para qualquer tipo de eventos que dela precisar; que instituições municipais, estaduais, filantrópicas, religiosas, particulares; que precisem realizar eventos; possa a “Tocha da Paz”, ser solicitada através de documento ofício; e com antecedência. Principalmente as escolas municipais estarão percorrendo com a “Tocha da Paz” trabalhando temas de Paz, na família, na escola, na comunidade, no país e no mundo.

O evento finalizou com a apresentação do Palhaço Pingo, com demonstração de contorcionismos que nos impressionaram, e arrancaram as palmas calorosas da platéia ali presente.

O evento foi filmado pela Televisão Brasil Central que montou um Link e uma produção especial, para que participássemos ao vivo do programa 12ª Hora, mas tivemos uma triste surpresa, a conexão de vídeo e de som caía todos os momentos, devido o lugar que estávamos ser muito fechado por mata e com árvores gigantescas, assim não teve como participarmos deste programa, mas o Jornalista Cléber Ferreira teve a oportunidade de mais uma vez assistir de perto parte do evento, pois como ele nos disse; foi ele que fez a cobertura da matéria na época da inauguração do Monumento à Paz, onde as embaixadas depositavam terras de vários países ali. Eles tentaram conexão até as 13:00h, mas infelizmente não deu.

Participaram deste evento diretamente, com apoio e patrocínios:

--Escola Municipal Donta Monteiro da Motta,
--Secretaria Municipal de Educação,
--Secretaria Municipal de Esportes e Lazer,
--Secretaria Municipal de Meio-Ambiente,
--Secretaria Estadual de Infra-Estrutura,---Sr. Joacir e família.
--Agência Goiana de Esportes e Lazer,
--Polícia Militar de Goiás,
--Superintendência Municipal de Trânsito,
--Rádio Brasil Central de Goiânia,
--Rádio Terra Fm de Goiânia,
--Televisão Brasil Central de Goiânia,
--Supermercado Casa Juazeiro,
--Casa Nascente,
--Casa Goiás,

Participaram indiretamente com orientações e informações antecipadas em como conseguir, ou onde confeccionar a Tocha Olímpica e preparar o combustível certo a ser usado sem riscos, e para o bom andamento do evento:

--Corpo de Bombeiros,
--Federação Goiana de Atletismo,
--Major Katayama e Capitão Edson,(1º.Batalhão da Polícia Militar de Goiânia).

Comitê de Semana Bahá’i de Goiânia e
Comunidade Bahá’i de Goiânia
Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
Assessoria de Imprensa Bahái de Goiânia.
COMUNIDADE BAHÁ'I DE GOIÂNIA.
RUA C243, QD. 576, LT. 02, BAIRRO NOVA SUÍÇA.
FONES; (62)3 2531240/ 9601 69 46.
GOIÂNIA- GOIÁS.


Atividades da Comunidade Bahá'i de Goiânia:
-Aulas Bahá'is para crianças(Educação de Virtudes Valores Humanos e Éticos),
-Aulas Bahá'is para pré-jovens(Educação de Virtudes, Valores Humanos e Eticos),
-Reuniões Devocionais(Orações ecumênicas), na Sede Bahá'i e nos lares,

Horário das Reuniões Devocionais(Orações):
Aos domingos das 09:00 às 10:00 hs, e das 17;00 às 18:00 hs.
-Circulos de Estudos do Instituto Ruhi( Cursos de Aprimoramento pessoal, Reflexões sobre a Vida do Espírito; do livro 01 ao 07),
-Festa de Unidade(Comemorado todo último domingo, festa dos aniversariantes do mês),
-Grupo de Artes Bahá'is de Goiânia(Grupo de jovens bahá'is desenvolvem várias artes para a propagação da Fé) .



tocha da paz

Caravana de Badasht - Ensinando Coração a Coração - Agr. Goyazes
27/7/2006 21:50:55

CARAVANA DE BADASHT, ENSINO DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO.
(Agrupamento Goyazes)

Aconteceu em Goiânia-Go, na Sede Bahá’i, a Abertura Oficial da Campanha com a Festa de Dezenove Dias, no dia 14/07/06, onde houve duas Declarações Bahá’is: Carlos Roberto Desidério e a jovem Cássia que neste dia especial, levou seus pais para que conhecessem a Comunidade.

A Campanha Pré- PIC, teve duração dos dias 15 a 23 de Julho de 2006 onde foi realizado o Ensino de Coração para Coração, no Setor Maria Inês em Aparecida de Goiânia, tendo como Sede a casa dos Bahá’is: Orenita Maria de Paula, Gisele de Paula Silveira e Michel de Paula Silveira, que fora intitulada como o Quartel General da Caravana de Badasht; como integrantes foram os grupos de jovens Instrutores de Goiânia, Aparecida de Goiânia e também de Brasília –DF, com idades entre 11 a 21 anos, também os adultos; levaram A Mensagem de Bahá’u’lláh as almas sedentas e famintas, todos os dias após as 15:30 hs, a Caravana de Badasht saía para levar o Vinho Seleto de Deus. A Campanha teve como visita de acompanhamento durante quatro dias a presença do Membro do Corpo Auxiliar de Propagação do Ensino, Glória Walker e seus dois filhos; Thomas e Thaynáh.

No último Sábado, dia 22/07/06 foi realizada em frente a Mercearia Marco,no mesmo setor, o evento “Som e Movimento”, coordenado pela Bahá’i e Maestrina Ana Lúcia Fontenele com o Grupo Musical e de Artes Bahá’is de Goiânia e a jovem Baha’i, Jaqueline Felizardo, desenvolveu lindas acrobacias no tecido. Tivemos como abertura do evento as palavras do Membro da Assembléia Espiritual Nacional; Carlos Alberto Silva, que falou sobre os Princípios da Fé Bahá’i, e a Missão de Bahá’u’lláh para esta Nova Era.

A apresentação deu continuidade com os Bahá’is apresentando belas canções:
-Somos Jovens do Mundo,
-Nós Somos Baha’is,
-Nove Letras Sagradas,
-Ó Tu Amigo,
-Heróis de Deus,
-Bahá´u’lláh te guiará e muitas outras canções.

Pouco a pouco as pessoas foram se aproximando; crianças, jovens e adultos, formando assim um grande grupo de espectadores, onde tivemos que interditar a passagem de carros e motos para evitarmos acidentes, muitas destas pessoas tinham recebido em suas casas a visita dos caravaneiros, outras passavam casualmente e paravam para assistir.Após a apresentação das canções, o Grupo de Artes Baha’is de Goiânia e o Grupo OBA de Brasília apresentaram peças teatrais, como já era noitinha o grupo foi projetado por um foco de luz para melhor visibilidade o que causou mais emoção. O jovem Instrutor Anderson da cidade de São Sebastião-DF, falou ungidamente sobre o trabalho da Fé, do grupo e o significado das danças.

As peças apresentadas foram:
-Steep Dance,
-Dança da Igualdade,
-Dança da Pobreza,
-Dança do Abuso e;
-Dança das Drogas: Onde o jovem Instrutor Lucas Furtado, em Ano de Serviço em Goiânia, nos surpreendeu ao passar para os espectadores o significado da Dança das Drogas; a seriedade e as consequências vividas pela sociedade pelo envolvimento da grande maioria dos jovens com o uso de drogas. No momento desta dança, todos correram para assistir, inclusive pude observar que até o dono da Mercearia e outros funcionários saíram rapidamente para ver de perto. As pessoas que passavam e perguntavam quem estava fazendo este trabalho ali, recebiam informações e folhetos sobre a Fé Bahá’i e o endereço da comunidade, caso quisessem posteriormente conhece-la.

Através deste trabalho, como resultado foram abertos no Setor Maria Inês:
-02 Declarações provindas do Ensino no Setor Maria Inês: Juliana V. Ramos, Iraí Feliciano da Silva
-07 Reuniões Devocionais,
-03 Aulas Baha’is para Crianças,
-03 Aulas para Pré-Jovens
-02 Círculos de Estudos do Livro 1.

Fonte: Comunidade Bahái de Goiânia-Go e Aparecida de Goiânia. a paz

tochadapaz

Atividades da Comunidade Bahá'i de Goiânia:

-Aulas Bahá'is para crianças(Educação de Virtudes Valores Humanos e Éticos),

-Aulas Bahá'is para pré-jovens(Educação de Virtudes, Valores Humanos e Eticos),

-Reuniões Devocionais(Orações ecumênicas), na Sede Bahá'i e nos lares,

-Circulos de Estudos do Instituto Ruhi( Cursos de Aprimoramento pessoal, Reflexões sobre a Vida do Espírito; do livro 01 ao 07),

-Festa de Unidade(Comemorado todo último domingo, festa dos aniversariantes do mês),

-Grupo de Artes Bahá'is de Goiânia(Grupo de jovens bahá'is desenvolvem várias artes para a propagação da Fé) .


PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-