7 de nov. de 2006

"Caminhada da Paz"

Fotos da Caminhada da Paz realizada no dia 21 de setembro de 2006, pela Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.


1ª. escola em Goiânia a acender a Tocha da Paz!

Relatório da “Caminhada Chama da Paz.
XXIII Semana Bahá’i de Goiânia
21 de setembro (Dia Internacional da Paz)

A Comunidade Bahá’i de Goiânia, realizou a “Caminhada Chama da Paz” no último dia 21 de setembro de 2006(Dia Internacional da Paz), onde a Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, escola esta onde é ministrado um projeto Sócio-Econômico com o nome de “Projeto Família Fortalecida” desde 06/03/06, com aulas de Virtudes, Valores Humanos e Éticos, para cerca de 70 alunos de 10 a 15 anos, acenderam a Tocha Olímpica (Chama da Paz) no Monumento das Raças na Praça Cívica; com a presença de todo Corpo Docente e a Sra. Gisella de Souza Almeida, representante da Srª. Márcia Pereira Carvalho, Secretária Municipal de Educação; e uma grande quantidade de familiares dos alunos dos dois turnos matutino e vespertino, como pais, irmãos, avós, tios e primos também fizeram parte da caminhada, onde foi necessária, a aquisição de três ônibus de viagem para o transporte de todos eles. Os alunos chegaram na Praça Cívica, com cartazes preparados pela escola, onde estavam escritos os nomes das Virtudes e dos Valores Humanos e Éticos que são ensinados nas aulas do projeto.Havia cerca de 200 pessoas na caminhada.

Antes de começar o evento a Srª. Gisella, representante da Secretaria Municipal de Educação, nos falou de sua emoção ao ver este trabalho; e que estava encantada ao saber que em meio a tantas confusões e problemas, ainda existia pessoas que se dedicava ao trabalho de transformação do mundo, e que posteriormente enviássemos relatórios desta atividade e das do Projeto Família Fortalecida juntamente com as fotos.

Preparamos os alunos, professores e familiares em blocos separados pelas faixas e cartazes para iniciarmos a caminhada. A “Tocha da Paz”, foi acesa pela Srª. Diretora Leila Oliveira, a Coordenadora do Projeto, Catarina Cavalcante de Jesus e mais três alunos participantes do projeto:Mário Roberto Ribeiro Chagas, Lucas Willian Rocha de Souza e Samuel Jôhnathas Ribeiro Silva; das 5ª Série A e 5ª Série B.

A caminhada foi patrocinada pelo Supermercado Casa Juazeiro com um carro de som móvel, onde tínhamos um fundo musical com parte do Spot musical do Festival Mundial da Paz (Senhor fazei-me um instrumento da Tua Paz...); e outras musicas onde intercaladamente o Instrutor Lucas Furtado, divulgava o evento e as atividades da Comunidade Bahá’i e alguns Textos Sagrados, chamando as pessoas que passavam para se integrarem ao grupo. Também foram patrocinadas pelo mesmo supermercado e pelo Sr. Ari-- professor de dança; que confeccionou as 05 faixas em varias cores e com dizeres:

1-“A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos” Bahá’u’lláh

2-“Bem aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus”Mat.5,9.

3- “Caminhada da Paz” 21 de setembro (Dia Internacional da Paz).

4- “Comunidade Bahá’i:Ser Bahá’i significa simplesmente amar a todos e trabalhar pela s fraternidades universais”.

5- “Escola Municipal Donata Monteiro da Motta”.

A caminhada seguiu o percurso dando a volta em parte da Praça Cívica, escoltada por batedores; policiais da Superintendência Municipal de Trânsito, que foram solicitados através de pedido oficial, para que tudo transcorresse da melhor forma possível e sem acidentes de trânsito, percebemos que o evento chamava a atenção de todos que passavam. Ao passarmos enfrente o prédio dos Correios muitos dos funcionários saiam nas janelas para ver a caminhada passar; e isso para nós é uma grande recompensa pelos esforços ao coordenar o evento.

Chegamos no Monumento à Paz, ali estava posta uma “Pira Olímpica” (uma bacia de ferro pintada em cor de bronze, com cerca de 80 cm de altura e 40 cm de diâmetro, contendo um combustível especial) para que fosse acesa pelos alunos da escola com a “Tocha da Paz” que fora acesa no Monumento das Raças.A palavra foi passada para o Sr. José Alves Garcia, que fez um pequeno discurso sobre a Paz e sobre o evento da caminhada. Realizamos o momento sagrado das orações que uma delas foi realizada por uma aluna do projeto: Steffânia Guimarães Bento da 5ª Série B matutino, e outra em inglês pela Srª. Eliane Nunes, professora de inglês, fizeram orações de Unidade da Humanidade, as outras foram feitas por membros da comunidade, após as orações a Srª. Gisella Almeida, representante da Secretaria Municipal de Educação, deu sua palavra, logo após o Sr. Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Dr. Eudes Vigor também falou um pouco sobre a paz e sobre sua satisfação de estar ali participando.

Logo em seguida foi apresentada uma música por Catarina Cavalcante, com o título:“As Jóias de Deus”

Eu não quero falar de guerra,
De fome nem destruição,
Quero um mundo de Fé,
De Paz Amor e União.

Cuidai das minhas crianças,
Como se fossem de vós mesmas,
Elas são como as Jóias de inestimável valor!

São Meu tesouro! São Meu tesouro! São meu tesouro!!!

Ao chegar o momento de acender a “Pira Olímpica” um ritual que fora ensaiado com todos os alunos do turno matutino da escola acontecia. Catarina Cavalcante e os alunos cantando a música “Coração da Paz”, enquanto os alunos estivessem acendendo a pira; todos os outros cantariam com todo o entusiasmo:

Eu vou acender a Chama da Paz,
No meu coração e no de você,
Eu vou acender a Chama do Amor,
No meu coração e no de você!!!

Vamos acender a Chama da Paz,
Vamos acender a Chama do Amor,
Vamos acender a Chama da Paz,
E nunca deixar esta luz apagar,
Do meu e do seu coração,
Do meu e do seu coração,
Do meu e do seu coração!!!

A Pira Olímpica e a Tocha da Paz estavam acesas enquanto discorria a programação com várias atividades como músicas eruditas apresentadas pelo casal, Karla Karoline e Leandro e o número de pessoas aumentava cada vez mais, der repente começaram a chegar professores com crianças de 02 anos acima, alunos dos CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil), que também participavam do evento, uma das últimas atividades foi o abraço envolta do Monumento à Paz, todos deram as mãos, até as criançinhas de 02 anos, fizemos um minuto de silêncio e após, todos bradaram:

Eu quero Paz! Paz!Paz!

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer esteve presente no evento com a participação do Sr. Secretário Dr. Eudes Vigor; estava vestido de branco símbolo da paz; fez um caloroso discurso poético sobre a Paz, acompanhado de sua esposa, onde também levaram uma faixa de agradecimento e apoiando o evento. Nos fora enviado dois monitores de brincadeiras para crianças que se empenharam com todo o carinho, o Palhaço Pingo, representado pelo Sr.Antônio Furtado que, com seu grande carinho envolvia os alunos ali presentes, tanto da escola quanto os dos CMEIS (Centro Municipal de Ensino Infantil); enquanto se desenrolava as atividades, uma equipe de monitoras de pinturinhas de bichinhos feitas na pele, estava atendendo por fila as crianças que quisessem fazer um desenhinho no braço; também o Sr. Alexandre Correa, foi o cerimonial da SMEL, que fazia chamamentos aos alunos que ali estavam para participarem das atividades, ns foi enviado uma a equipe de som, tudo foi feito para o bom desempenho desta grande e marcante atividade.

A Declaração Universal à Paz assinada no último dia 01/09/06, pelo Ministro Gilberto Gil, no evento do Festival da Paz em Florianópolis; foi lida junto ao Monumento à Paz pelas professoras e coordenadoras Sras. Stella Repezza e Ângela Maria Rodrigues da Rocha; num estilo de jogral.

Após o término do evento a Escola Municipal Donata Monteiro da Motta; adotou a “Tocha da Paz”, doada pela Comunidade Bahá’i de Goiânia e apoiada pela Secretaria Municipal de Educação na pessoa da Ilustríssima Srª. Secretária Márcia Pereira Carvalho. A “Tocha da Paz” ficará na responsabilidade da escola citada acima, disponível para qualquer tipo de eventos que dela precisar; que instituições municipais, estaduais, filantrópicas, religiosas, particulares; que precisem realizar eventos; possa a “Tocha da Paz”, ser solicitada através de documento ofício; e com antecedência. Principalmente as escolas municipais estarão percorrendo com a “Tocha da Paz” trabalhando temas de Paz, na família, na escola, na comunidade, no país e no mundo.

O evento finalizou com a apresentação do Palhaço Pingo, com demonstração de contorcionismos que nos impressionaram, e arrancaram as palmas calorosas da platéia ali presente.

O evento foi filmado pela Televisão Brasil Central que montou um Link e uma produção especial, para que participássemos ao vivo do programa 12ª Hora, mas tivemos uma triste surpresa, a conexão de vídeo e de som caía todos os momentos, devido o lugar que estávamos ser muito fechado por mata e com árvores gigantescas, assim não teve como participarmos deste programa, mas o Jornalista Cléber Ferreira teve a oportunidade de mais uma vez assistir de perto parte do evento, pois como ele nos disse; foi ele que fez a cobertura da matéria na época da inauguração do Monumento à Paz, onde as embaixadas depositavam terras de vários países ali. Eles tentaram conexão até as 13:00h, mas infelizmente não deu.

Participaram deste evento diretamente, com apoio e patrocínios:

--Escola Municipal Donta Monteiro da Motta,
--Secretaria Municipal de Educação,
--Secretaria Municipal de Esportes e Lazer,
--Secretaria Municipal de Meio-Ambiente,
--Secretaria Estadual de Infra-Estrutura,---Sr. Joacir e família.
--Agência Goiana de Esportes e Lazer,
--Polícia Militar de Goiás,
--Superintendência Municipal de Trânsito,
--Rádio Brasil Central de Goiânia,
--Rádio Terra Fm de Goiânia,
--Televisão Brasil Central de Goiânia,
--Supermercado Casa Juazeiro,
--Casa Nascente,
--Casa Goiás,

Participaram indiretamente com orientações e informações antecipadas em como conseguir, ou onde confeccionar a Tocha Olímpica e preparar o combustível certo a ser usado sem riscos, e para o bom andamento do evento:

--Corpo de Bombeiros,
--Federação Goiana de Atletismo,
--Major Katayama e Capitão Edson,(1º.Batalhão da Polícia Militar de Goiânia).

Comitê de Semana Bahá’i de Goiânia e
Comunidade Bahá’i de Goiânia
Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
Assessoria de Imprensa Bahái de Goiânia.

Nenhum comentário:

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-