XXIII Semana Bahá’i de Goiânia
21 de setembro (Dia Internacional da Paz)
21 de setembro (Dia Internacional da Paz)
A Comunidade Bahá’i de Goiânia, realizou a “Caminhada Chama da Paz” no último dia 21 de setembro de 2006(Dia Internacional da Paz), onde a Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, escola esta onde é ministrado um projeto Sócio-Econômico com o nome de “Projeto Família Fortalecida” desde 06/03/06, com aulas de Virtudes, Valores Humanos e Éticos, para cerca de 70 alunos de 10 a 15 anos, acenderam a Tocha Olímpica (Chama da Paz) no Monumento das Raças na Praça Cívica; com a presença de todo Corpo Docente e a Sra. Gisella de Souza Almeida, representante da Srª. Márcia Pereira Carvalho, Secretária Municipal de Educação; e uma grande quantidade de familiares dos alunos dos dois turnos matutino e vespertino, como pais, irmãos, avós, tios e primos também fizeram parte da caminhada, onde foi necessária, a aquisição de três ônibus de viagem para o transporte de todos eles. Os alunos chegaram na Praça Cívica, com cartazes preparados pela escola, onde estavam escritos os nomes das Virtudes e dos Valores Humanos e Éticos que são ensinados nas aulas do projeto.Havia cerca de 200 pessoas na caminhada.
Antes de começar o evento a Srª. Gisella, representante da Secretaria Municipal de Educação, nos falou de sua emoção ao ver este trabalho; e que estava encantada ao saber que em meio a tantas confusões e problemas, ainda existia pessoas que se dedicava ao trabalho de transformação do mundo, e que posteriormente enviássemos relatórios desta atividade e das do Projeto Família Fortalecida juntamente com as fotos.
Preparamos os alunos, professores e familiares em blocos separados pelas faixas e cartazes para iniciarmos a caminhada. A “Tocha da Paz”, foi acesa pela Srª. Diretora Leila Oliveira, a Coordenadora do Projeto, Catarina Cavalcante de Jesus e mais três alunos participantes do projeto:Mário Roberto Ribeiro Chagas, Lucas Willian Rocha de Souza e Samuel Jôhnathas Ribeiro Silva; das 5ª Série A e 5ª Série B.
A caminhada foi patrocinada pelo Supermercado Casa Juazeiro com um carro de som móvel, onde tínhamos um fundo musical com parte do Spot musical do Festival Mundial da Paz (Senhor fazei-me um instrumento da Tua Paz...); e outras musicas onde intercaladamente o Instrutor Lucas Furtado, divulgava o evento e as atividades da Comunidade Bahá’i e alguns Textos Sagrados, chamando as pessoas que passavam para se integrarem ao grupo. Também foram patrocinadas pelo mesmo supermercado e pelo Sr. Ari-- professor de dança; que confeccionou as 05 faixas em varias cores e com dizeres:
1-“A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos” Bahá’u’lláh
2-“Bem aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus”Mat.5,9.
3- “Caminhada da Paz” 21 de setembro (Dia Internacional da Paz).
4- “Comunidade Bahá’i:Ser Bahá’i significa simplesmente amar a todos e trabalhar pela s fraternidades universais”.
5- “Escola Municipal Donata Monteiro da Motta”.
A caminhada seguiu o percurso dando a volta em parte da Praça Cívica, escoltada por batedores; policiais da Superintendência Municipal de Trânsito, que foram solicitados através de pedido oficial, para que tudo transcorresse da melhor forma possível e sem acidentes de trânsito, percebemos que o evento chamava a atenção de todos que passavam. Ao passarmos enfrente o prédio dos Correios muitos dos funcionários saiam nas janelas para ver a caminhada passar; e isso para nós é uma grande recompensa pelos esforços ao coordenar o evento.
Chegamos no Monumento à Paz, ali estava posta uma “Pira Olímpica” (uma bacia de ferro pintada em cor de bronze, com cerca de 80 cm de altura e 40 cm de diâmetro, contendo um combustível especial) para que fosse acesa pelos alunos da escola com a “Tocha da Paz” que fora acesa no Monumento das Raças.A palavra foi passada para o Sr. José Alves Garcia, que fez um pequeno discurso sobre a Paz e sobre o evento da caminhada. Realizamos o momento sagrado das orações que uma delas foi realizada por uma aluna do projeto: Steffânia Guimarães Bento da 5ª Série B matutino, e outra em inglês pela Srª. Eliane Nunes, professora de inglês, fizeram orações de Unidade da Humanidade, as outras foram feitas por membros da comunidade, após as orações a Srª. Gisella Almeida, representante da Secretaria Municipal de Educação, deu sua palavra, logo após o Sr. Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Dr. Eudes Vigor também falou um pouco sobre a paz e sobre sua satisfação de estar ali participando.
Logo em seguida foi apresentada uma música por Catarina Cavalcante, com o título:“As Jóias de Deus”
Eu não quero falar de guerra,
De fome nem destruição,
Quero um mundo de Fé,
De Paz Amor e União.
Cuidai das minhas crianças,
Como se fossem de vós mesmas,
Elas são como as Jóias de inestimável valor!
São Meu tesouro! São Meu tesouro! São meu tesouro!!!
Ao chegar o momento de acender a “Pira Olímpica” um ritual que fora ensaiado com todos os alunos do turno matutino da escola acontecia. Catarina Cavalcante e os alunos cantando a música “Coração da Paz”, enquanto os alunos estivessem acendendo a pira; todos os outros cantariam com todo o entusiasmo:
Eu vou acender a Chama da Paz,
No meu coração e no de você,
Eu vou acender a Chama do Amor,
No meu coração e no de você!!!
Vamos acender a Chama da Paz,
Vamos acender a Chama do Amor,
Vamos acender a Chama da Paz,
E nunca deixar esta luz apagar,
Do meu e do seu coração,
Do meu e do seu coração,
Do meu e do seu coração!!!
A Pira Olímpica e a Tocha da Paz estavam acesas enquanto discorria a programação com várias atividades como músicas eruditas apresentadas pelo casal, Karla Karoline e Leandro e o número de pessoas aumentava cada vez mais, der repente começaram a chegar professores com crianças de 02 anos acima, alunos dos CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil), que também participavam do evento, uma das últimas atividades foi o abraço envolta do Monumento à Paz, todos deram as mãos, até as criançinhas de 02 anos, fizemos um minuto de silêncio e após, todos bradaram:
Eu quero Paz! Paz!Paz!
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer esteve presente no evento com a participação do Sr. Secretário Dr. Eudes Vigor; estava vestido de branco símbolo da paz; fez um caloroso discurso poético sobre a Paz, acompanhado de sua esposa, onde também levaram uma faixa de agradecimento e apoiando o evento. Nos fora enviado dois monitores de brincadeiras para crianças que se empenharam com todo o carinho, o Palhaço Pingo, representado pelo Sr.Antônio Furtado que, com seu grande carinho envolvia os alunos ali presentes, tanto da escola quanto os dos CMEIS (Centro Municipal de Ensino Infantil); enquanto se desenrolava as atividades, uma equipe de monitoras de pinturinhas de bichinhos feitas na pele, estava atendendo por fila as crianças que quisessem fazer um desenhinho no braço; também o Sr. Alexandre Correa, foi o cerimonial da SMEL, que fazia chamamentos aos alunos que ali estavam para participarem das atividades, ns foi enviado uma a equipe de som, tudo foi feito para o bom desempenho desta grande e marcante atividade.
A Declaração Universal à Paz assinada no último dia 01/09/06, pelo Ministro Gilberto Gil, no evento do Festival da Paz em Florianópolis; foi lida junto ao Monumento à Paz pelas professoras e coordenadoras Sras. Stella Repezza e Ângela Maria Rodrigues da Rocha; num estilo de jogral.
Após o término do evento a Escola Municipal Donata Monteiro da Motta; adotou a “Tocha da Paz”, doada pela Comunidade Bahá’i de Goiânia e apoiada pela Secretaria Municipal de Educação na pessoa da Ilustríssima Srª. Secretária Márcia Pereira Carvalho. A “Tocha da Paz” ficará na responsabilidade da escola citada acima, disponível para qualquer tipo de eventos que dela precisar; que instituições municipais, estaduais, filantrópicas, religiosas, particulares; que precisem realizar eventos; possa a “Tocha da Paz”, ser solicitada através de documento ofício; e com antecedência. Principalmente as escolas municipais estarão percorrendo com a “Tocha da Paz” trabalhando temas de Paz, na família, na escola, na comunidade, no país e no mundo.
O evento finalizou com a apresentação do Palhaço Pingo, com demonstração de contorcionismos que nos impressionaram, e arrancaram as palmas calorosas da platéia ali presente.
O evento foi filmado pela Televisão Brasil Central que montou um Link e uma produção especial, para que participássemos ao vivo do programa 12ª Hora, mas tivemos uma triste surpresa, a conexão de vídeo e de som caía todos os momentos, devido o lugar que estávamos ser muito fechado por mata e com árvores gigantescas, assim não teve como participarmos deste programa, mas o Jornalista Cléber Ferreira teve a oportunidade de mais uma vez assistir de perto parte do evento, pois como ele nos disse; foi ele que fez a cobertura da matéria na época da inauguração do Monumento à Paz, onde as embaixadas depositavam terras de vários países ali. Eles tentaram conexão até as 13:00h, mas infelizmente não deu.
Participaram deste evento diretamente, com apoio e patrocínios:
--Escola Municipal Donta Monteiro da Motta,
--Secretaria Municipal de Educação,
--Secretaria Municipal de Esportes e Lazer,
--Secretaria Municipal de Meio-Ambiente,
--Secretaria Estadual de Infra-Estrutura,---Sr. Joacir e família.
--Agência Goiana de Esportes e Lazer,
--Polícia Militar de Goiás,
--Superintendência Municipal de Trânsito,
--Rádio Brasil Central de Goiânia,
--Rádio Terra Fm de Goiânia,
--Televisão Brasil Central de Goiânia,
--Supermercado Casa Juazeiro,
--Casa Nascente,
--Casa Goiás,
Participaram indiretamente com orientações e informações antecipadas em como conseguir, ou onde confeccionar a Tocha Olímpica e preparar o combustível certo a ser usado sem riscos, e para o bom andamento do evento:
--Corpo de Bombeiros,
--Federação Goiana de Atletismo,
--Major Katayama e Capitão Edson,(1º.Batalhão da Polícia Militar de Goiânia).
Antes de começar o evento a Srª. Gisella, representante da Secretaria Municipal de Educação, nos falou de sua emoção ao ver este trabalho; e que estava encantada ao saber que em meio a tantas confusões e problemas, ainda existia pessoas que se dedicava ao trabalho de transformação do mundo, e que posteriormente enviássemos relatórios desta atividade e das do Projeto Família Fortalecida juntamente com as fotos.
Preparamos os alunos, professores e familiares em blocos separados pelas faixas e cartazes para iniciarmos a caminhada. A “Tocha da Paz”, foi acesa pela Srª. Diretora Leila Oliveira, a Coordenadora do Projeto, Catarina Cavalcante de Jesus e mais três alunos participantes do projeto:Mário Roberto Ribeiro Chagas, Lucas Willian Rocha de Souza e Samuel Jôhnathas Ribeiro Silva; das 5ª Série A e 5ª Série B.
A caminhada foi patrocinada pelo Supermercado Casa Juazeiro com um carro de som móvel, onde tínhamos um fundo musical com parte do Spot musical do Festival Mundial da Paz (Senhor fazei-me um instrumento da Tua Paz...); e outras musicas onde intercaladamente o Instrutor Lucas Furtado, divulgava o evento e as atividades da Comunidade Bahá’i e alguns Textos Sagrados, chamando as pessoas que passavam para se integrarem ao grupo. Também foram patrocinadas pelo mesmo supermercado e pelo Sr. Ari-- professor de dança; que confeccionou as 05 faixas em varias cores e com dizeres:
1-“A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos” Bahá’u’lláh
2-“Bem aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus”Mat.5,9.
3- “Caminhada da Paz” 21 de setembro (Dia Internacional da Paz).
4- “Comunidade Bahá’i:Ser Bahá’i significa simplesmente amar a todos e trabalhar pela s fraternidades universais”.
5- “Escola Municipal Donata Monteiro da Motta”.
A caminhada seguiu o percurso dando a volta em parte da Praça Cívica, escoltada por batedores; policiais da Superintendência Municipal de Trânsito, que foram solicitados através de pedido oficial, para que tudo transcorresse da melhor forma possível e sem acidentes de trânsito, percebemos que o evento chamava a atenção de todos que passavam. Ao passarmos enfrente o prédio dos Correios muitos dos funcionários saiam nas janelas para ver a caminhada passar; e isso para nós é uma grande recompensa pelos esforços ao coordenar o evento.
Chegamos no Monumento à Paz, ali estava posta uma “Pira Olímpica” (uma bacia de ferro pintada em cor de bronze, com cerca de 80 cm de altura e 40 cm de diâmetro, contendo um combustível especial) para que fosse acesa pelos alunos da escola com a “Tocha da Paz” que fora acesa no Monumento das Raças.A palavra foi passada para o Sr. José Alves Garcia, que fez um pequeno discurso sobre a Paz e sobre o evento da caminhada. Realizamos o momento sagrado das orações que uma delas foi realizada por uma aluna do projeto: Steffânia Guimarães Bento da 5ª Série B matutino, e outra em inglês pela Srª. Eliane Nunes, professora de inglês, fizeram orações de Unidade da Humanidade, as outras foram feitas por membros da comunidade, após as orações a Srª. Gisella Almeida, representante da Secretaria Municipal de Educação, deu sua palavra, logo após o Sr. Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Dr. Eudes Vigor também falou um pouco sobre a paz e sobre sua satisfação de estar ali participando.
Logo em seguida foi apresentada uma música por Catarina Cavalcante, com o título:“As Jóias de Deus”
Eu não quero falar de guerra,
De fome nem destruição,
Quero um mundo de Fé,
De Paz Amor e União.
Cuidai das minhas crianças,
Como se fossem de vós mesmas,
Elas são como as Jóias de inestimável valor!
São Meu tesouro! São Meu tesouro! São meu tesouro!!!
Ao chegar o momento de acender a “Pira Olímpica” um ritual que fora ensaiado com todos os alunos do turno matutino da escola acontecia. Catarina Cavalcante e os alunos cantando a música “Coração da Paz”, enquanto os alunos estivessem acendendo a pira; todos os outros cantariam com todo o entusiasmo:
Eu vou acender a Chama da Paz,
No meu coração e no de você,
Eu vou acender a Chama do Amor,
No meu coração e no de você!!!
Vamos acender a Chama da Paz,
Vamos acender a Chama do Amor,
Vamos acender a Chama da Paz,
E nunca deixar esta luz apagar,
Do meu e do seu coração,
Do meu e do seu coração,
Do meu e do seu coração!!!
A Pira Olímpica e a Tocha da Paz estavam acesas enquanto discorria a programação com várias atividades como músicas eruditas apresentadas pelo casal, Karla Karoline e Leandro e o número de pessoas aumentava cada vez mais, der repente começaram a chegar professores com crianças de 02 anos acima, alunos dos CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil), que também participavam do evento, uma das últimas atividades foi o abraço envolta do Monumento à Paz, todos deram as mãos, até as criançinhas de 02 anos, fizemos um minuto de silêncio e após, todos bradaram:
Eu quero Paz! Paz!Paz!
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer esteve presente no evento com a participação do Sr. Secretário Dr. Eudes Vigor; estava vestido de branco símbolo da paz; fez um caloroso discurso poético sobre a Paz, acompanhado de sua esposa, onde também levaram uma faixa de agradecimento e apoiando o evento. Nos fora enviado dois monitores de brincadeiras para crianças que se empenharam com todo o carinho, o Palhaço Pingo, representado pelo Sr.Antônio Furtado que, com seu grande carinho envolvia os alunos ali presentes, tanto da escola quanto os dos CMEIS (Centro Municipal de Ensino Infantil); enquanto se desenrolava as atividades, uma equipe de monitoras de pinturinhas de bichinhos feitas na pele, estava atendendo por fila as crianças que quisessem fazer um desenhinho no braço; também o Sr. Alexandre Correa, foi o cerimonial da SMEL, que fazia chamamentos aos alunos que ali estavam para participarem das atividades, ns foi enviado uma a equipe de som, tudo foi feito para o bom desempenho desta grande e marcante atividade.
A Declaração Universal à Paz assinada no último dia 01/09/06, pelo Ministro Gilberto Gil, no evento do Festival da Paz em Florianópolis; foi lida junto ao Monumento à Paz pelas professoras e coordenadoras Sras. Stella Repezza e Ângela Maria Rodrigues da Rocha; num estilo de jogral.
Após o término do evento a Escola Municipal Donata Monteiro da Motta; adotou a “Tocha da Paz”, doada pela Comunidade Bahá’i de Goiânia e apoiada pela Secretaria Municipal de Educação na pessoa da Ilustríssima Srª. Secretária Márcia Pereira Carvalho. A “Tocha da Paz” ficará na responsabilidade da escola citada acima, disponível para qualquer tipo de eventos que dela precisar; que instituições municipais, estaduais, filantrópicas, religiosas, particulares; que precisem realizar eventos; possa a “Tocha da Paz”, ser solicitada através de documento ofício; e com antecedência. Principalmente as escolas municipais estarão percorrendo com a “Tocha da Paz” trabalhando temas de Paz, na família, na escola, na comunidade, no país e no mundo.
O evento finalizou com a apresentação do Palhaço Pingo, com demonstração de contorcionismos que nos impressionaram, e arrancaram as palmas calorosas da platéia ali presente.
O evento foi filmado pela Televisão Brasil Central que montou um Link e uma produção especial, para que participássemos ao vivo do programa 12ª Hora, mas tivemos uma triste surpresa, a conexão de vídeo e de som caía todos os momentos, devido o lugar que estávamos ser muito fechado por mata e com árvores gigantescas, assim não teve como participarmos deste programa, mas o Jornalista Cléber Ferreira teve a oportunidade de mais uma vez assistir de perto parte do evento, pois como ele nos disse; foi ele que fez a cobertura da matéria na época da inauguração do Monumento à Paz, onde as embaixadas depositavam terras de vários países ali. Eles tentaram conexão até as 13:00h, mas infelizmente não deu.
Participaram deste evento diretamente, com apoio e patrocínios:
--Escola Municipal Donta Monteiro da Motta,
--Secretaria Municipal de Educação,
--Secretaria Municipal de Esportes e Lazer,
--Secretaria Municipal de Meio-Ambiente,
--Secretaria Estadual de Infra-Estrutura,---Sr. Joacir e família.
--Agência Goiana de Esportes e Lazer,
--Polícia Militar de Goiás,
--Superintendência Municipal de Trânsito,
--Rádio Brasil Central de Goiânia,
--Rádio Terra Fm de Goiânia,
--Televisão Brasil Central de Goiânia,
--Supermercado Casa Juazeiro,
--Casa Nascente,
--Casa Goiás,
Participaram indiretamente com orientações e informações antecipadas em como conseguir, ou onde confeccionar a Tocha Olímpica e preparar o combustível certo a ser usado sem riscos, e para o bom andamento do evento:
--Corpo de Bombeiros,
--Federação Goiana de Atletismo,
--Major Katayama e Capitão Edson,(1º.Batalhão da Polícia Militar de Goiânia).
Comitê de Semana Bahá’i de Goiânia e
Comunidade Bahá’i de Goiânia
Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
Assessoria de Imprensa Bahái de Goiânia.
Comunidade Bahá’i de Goiânia
Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
Assessoria de Imprensa Bahái de Goiânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário