20 de ago. de 2010

Juventude movimenta as atividades nas comunidades de Goiás e São Paulo


Jovens buscam se capacitar para servir


Juventude movimenta as atividades nas comunidades de Goiás e São Paulo


Jovens das comunidades bahá'ís das cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, no estado de Goiás, estão cada vez mais envolvidos em atividades de capacitação para o servir à humanidade.

Jovens do agrupamento Goyazes (que compreende a comunidade bahá'í das regiões de Goiânia e Aparecida de Goiânia) apresentaram na Reunião de Reflexão no dia 30 de julho a programação de um ciclo de "casas abertas" dedicadas aos temas dos 7 livros da sequência básica do Instituto Ruhí¹, cujo objetivo é animar bahá'ís e amigos a engajarem nesse processo de transformação coletiva da sociedade que esse estudo promove. “Com este espírito imbuído na Comunidade, Goyazes espera grandes transformações internas e externas, com a aspiração de uma coerência de tal forma dinâmica que todos os seus membros — crianças, jovens e adultos — irão usar os seus mais elevados poderes no serviço à Causa. Cozinhando, treinando, encorajando, cada um, dentro dos seus mais belos talentos, levantou-se para ocupar o seu posto de amor e serviço ao atual Plano²”, afirmou Sam Cyrous, jovem psicólogo que recentemente se mudou de Portugal para Goiânia.

No primeiro encontro de jovens do agrupamento Irrestritos como o Vento (que compreende a comunidade bahá'í de Americana-SP), os jovens se reuniram para assistir palestras sobre temas como Espiritualidade; Leis X Liberdade; e para um aprofundamento sobre os ensinamentos da Fé Bahá'í. Além disto, receberam o convite para participar de círculos de estudo e a trabalhar nas atividades do Plano de Cinco Anos² - aulas bahá'ís para crianças, grupo de pré-jovens, tutores de círculo de estudo e abrirem Reuniões Devocionais.

Além das palestras os jovens participaram de dinâmicas e momentos de integração e descontração ao som de música. O evento durou o dia inteiro e ao final os jovens colaboraram com a arrumação e limpeza da sede bahá'í. A equipe organizadora do evento já está animada para o próximo encontro!

O texto abaixo foi escrito pela jovem Maryan Nascimento, que participou do encontro de jovens realizado em Pirenópolis no mês de julho:


A juventude sabe mover o mundo


Entre os dias 23 e 25 de julho, os jovens dos agrupamentos Goyazes e Núr³ se reuniram naquela que foi a primeira de uma saga de encontros, intitulados “O Poder da Juventude”, na linda e aconchegante cidade de Pirenópolis.

O Encontro contou com a presença de 15 participantes preocupados com a melhora do mundo. Por isso, com o desejo de canalizarem suas energias para alcançarem tal nobre propósito e tendo em vista que uma vez comprometidos com essa missão transformadora, o trabalho de serviço será uma constante em suas vidas, houve intervenções sobre temas cuidadosamente selecionados: “O poder transformador da juventude” (Pejman Samoori) e “O poder dos jovens em ações com a sociedade” (Iradj Roberto Eghrari). Houve ainda o estudo da Mensagem da Mão da Causa de Deus, Amatu'l-Bahá Rúhíyyih Khánúm, com os jovens e um debate sobre um filme, ambos conduzidos por Sam Hadji Cyrous.

Pensando nas muitas almas que desejam participar dessa transformação universal, a Comissão Organizadora prevê um segundo encontro para o último trimestre deste ano. Os jovens que estão sob a jurisdição do Conselho Bahá’í do Centro-Oeste estão todos convidados a fazerem parte desse encontro que poderá marcar um novo ponto em suas vidas, aquele no qual eles descobrem as suas mais vibrantes potencialidades para mover o mundo!

Texto por : Maryan Nascimento

Foto: Pabline Acosta


¹ O Instituto Ruhi desenvolveu, ao longo dos anos, uma sequência de livros de aprofundamento espiritual, que são utilizados nos círculos de estudo promovidos pela comunidade bahá'í em todo o mundo. Os materiais focam no reconhecimento da essência espiritual do ser humano e estimulam os participantes dos círculos de estudo a colocarem seus talentos e capacidades a serviço da humanidade.

² As atividades centrais promovidas pela Comunidade Bahá'í são o foco de sua ação social. São elas: aulas para crianças, grupos de pré-jovens, reuniões devocionais e círculos de estudo; todas abertas ao público e disponíveis em todas as regiões do país. Para saber mais, entre em contato com a comunidade bahá'í mais próxima!

³ O agrupamento Núr compreende a cidade de Anápolis.


Postado por Assessoria de Comunicação


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"-Bahá'u'lláh-

Nenhum comentário:

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-