2 de mai de 2008

PROJETO FAMÍLIA FORTALECIDA

AULAS DE VIRTUDES VALORES HUMANOS E ETICOS NA ESCOLA MUNICIPAL DONATA MONTEIRO DA MOTA EM GOIÂNIA DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2006, COORDENAÇÃO GERAL CATARINA CAVALCANTE DE JESUS E APOIADORES.



Goiânia,07 de Fevereiro de 2006


Projeto Família Fortalecida

À Direção Geral e Coordenação da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.


A Comunidade Bahá’i de Goiânia, vem através desta trazer à Direção desta escola, aos alunos de 05 a 13 anos de idade , e também ao seus pais , a proposta deste Projeto de Ensino de Virtudes, Valores Éticos, Humanos e Morais, no intuito de trazer aos mesmos a conscientização da importância do desenvolvimento da nobreza do caráter humano ainda cedo, pois sabemos , é na infância e na adolescência que introduzimos em nossos filhos a semente do bem ou do mal, sendo através dos bons ensinamentos e de atos puros e nobres, que eles também se espelham através de nós, e de nossas atitudes para o resto de suas vidas. Somente o temor e o amor a Deus e o respeito as Suas Leis; é que os impedirão de entrarem por caminhos tortuosos que as facilidades do mundo os oferece.


É importante mencionar que as aulas bahá’is para crianças não são como ás aulas de doutrinamento nem proselitismo religioso,basicamente todas as tradições religiosas têm dois aspectos: um místico/espiritual, e um lado social. O lado místico/espiritual é aquele que trata de coisas como a e4xistência de Deus e os homens, a realidade da vida eterna, a recompensa pelas boas obras e o amor as tradições religiosas são convergentes: promovem as virtudes e condenam o erro, prescrevem o amor e proíbem o ódio. Todas elas ensinam que a maior Lei da religião é o amor, e que o mais importante mandamento de Deus é o amor ao próximo. As respostas diferem, mas a mensagem é a mesma em todas as religiões. São como variações sobre um mesmo tema, mas a essência é a mesma “DEUS”. Por isso a Comunidade Bahá’i, trabalha suas aulas de virtudes , valores éticos, humanos e morais sem causar polemicas ou confusões religiosa na mente dos alunos ou de seus pais; pois o nosso fundamento principal é educar e moldar o caráter humano, sabendo que todas as religiões devem ser respeitadas por todos.Sabemos todos nós que virtudes, valores éticos, humanos e morais são estritamente de cunho espiritual, latentes no homem desde que nasce; devendo ser trabalhados desde a infância; como o ourives que purifica e entalha o ouro bruto, tornando dele assim as mais caras e belas jóias.


Embora as crianças aprendam os princípios, os ensinamentos e as crenças básicas da Fé, e das Leis Divinas; enfatiza-se o aprender a pensar, refletir e desenvolver a habilidade de aplicar as leis espirituais á vida do indivíduo e da sociedade. Especialmente nos primeiros anos da sua infância, deve-se dar muita atenção ao desenvolvimento das qualidades espirituais e àquelas idéias, hábitos e comportamentos que constituem os atributos essenciais de um ser espiritual.


... A escola das crianças deve ser lugar da maior disciplina e ordem, a instrução deve ser completa, e medidas devem ser tomadas para a retificação e o refinamento do caráter; de modo que, nos primeiros anos, dentro da própria essência da criança, seja assentado o alicerce divino e erguida á estrutura da santidade
.

Ao evitar-mos o doutrinamento ou o catequismo não devemos, no entanto levarmos à lassidez na instrução religiosa. Ao cortarem as aulas de Ensino Religioso nas escolas por motivos de discórdias e divergências entre as diversas doutrinas e religiões; nossas crianças passaram à adquirir suas próprias convicções e padrões de vida, espelhados principalmente pelos programas de televisão/ supostamente através da livre escolha- a partir de suas interações em sociedade, contribuíram grandemente para o estado atual de desintegração moral da qual vivemos principalmente nos últimos 20 anos.Os proponentes da anulação das aulas de ensino religioso nas escolas aparentemente desconsideram o fato de que existem interesses políticos, econômicos e culturais na sociedade que promovem agressivamente certos padrões de comportamento. Mas, mesmo que não fosse assim, não haveria motivos para supor que uma nova geração de crianças pode criar um mundo melhor sem uma educação fundamentalmente espiritual. A humanidade, deixada ao seu próprio entendimento, sem guia divina, nada mais produziu senão o caos, a injustiça e o sofrimento.


As aulas são realizadas através de trabalhos como Orações na abertura das aulas; abertas a orações de todas as religiões a gosto e escolha dos alunos, leituras, Histórias, artes, músicas, teatro, pinturas, desenhos, cartazes etc.Onde depois será feita a exposição dos mesmos para os pais e a comunidade em geral. As aulas serão realizadas aos sábados das 15:00 às 16:30 h, nas dependências da escola.


Estamos encaminhando esta proposta também aos pais dos alunos que se interessar em participar deste trabalho juntamente com seus filhos, paralelamente estaremos dando cursos de aprimoramento e crescimento pessoal e moral e espiritual, no mesmo horário de suas aulas, para que assim eles possam conhecer melhor como educar seus filhos, para um futuro promissor em uma época como a nossa, em que o desamor pela vida manifesta-se em tantas e tão perversas formas como a violência, as drogas, a intolerância, o racismo, a promiscuidade e a guerra, parece mesmo essencial que as crianças e jovens sejam educados nos valores espirituais e éticos.

Estaremos à espera de uma resposta desta querida Direção com relação a nossa proposta para essa escola, marcando a seu critério uma reunião para a apresentação deste trabalho aos coordenadores, professores e pais dos alunos, para uma decisão quanto ao início do ”PROJETO FAMÍLA FORTALECIDA”. Nossa Comunidade faz esse trabalho com crianças em escolas do mundo inteiro, para que possa assim aconteçer uma transformação de conciência entre os homens, e a sociedade humana.

Catarina Cavalcante de Jesus
Comunidade Bahá’i de Goiânia- Go
Rua C 234, qd 576 S/N. Bairro Nova Suíça. Fone: 32531240/ 84474270






Proposta apresentada para a direção da escola Municipal Donata monteiro da Mota e para os pais dos alunos





Alunos do projeto




Autorização da Secretaria municipal de Educação,Sra. Márcia Carvalho, para que o projeto seja realizado na escola.



Certificado oferecido aos alunos participantes do projeto Família Fortalecida, apoiado pela Comunidade Bahá'í de Goiânia na escola.


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

Nenhum comentário:

                            Quando a Semente Germina e dá Belos Frutos.                                  Uma História de fé, encantadora! ...