5 de jan de 2007

Projeto sócio-econômico na escola.

Encerramento do Projeto Família Fortalecida na Escola Donata Monteiro


"No último dia 16 de dezembro, numa bela tarde de sábado, a direção da escola, alugou um espaço reservado no Restaurante Varandas no Setor Vila Nova em Goiânia, onde aconteceu a festa de despedida dos alunos do Ciclo II, sendo eles alunos das 3A/ 3B e do projeto sócio-econômico denominado como:”Projeto Família Fortalecida”, aplicado através de iniciativa individual e coordenação da monitora de pré-jovens: Catarina Cavalcante de Jesus e Comunidade Bahá’i de Goiânia, desde o mês de janeiro de 2006.

O espaço foi todo decorado a rigor, com simbolismos de final de ano, balões coloridos por todos os lados, lembrancinhas feitas com anjinhos e cartões especiais em cada mesa e nas dependências do restaurante. A festa iniciou com oração de qualidades espirituais, entoada pela bahá`í Dulce Helena, seguida pela oração do Pai Nosso recitada por todos, também após as orações foi cantado o Hino Nacional Brasileiro. A pedido da diretora Leila Oliveira, fui convidada para ajudar na coordenação da festa de despedida dos alunos e pelo encerramento do projeto na escola, onde preparei um documentário do mesmo durante o decorrer do ano.

Este documentário foi transformado em um Data Show, que fôra apresentado no decorrer da festa onde mostrava todos os eventos acontecidos e fotos de: Alunos, pais, professoras, direção, coordenação, apoiadores nos eventos de: -Confraternização de pais e alunos pelos dois meses de projeto na escola em 08/05/06, -Festa e palestra pelo dia das mães em 11/05/06, -Caminhada da Paz em 21/09/06, -Homenagem ao Cabo Isaac em 16/10/06. Entre a apresentação dos eventos na escola, O Data Show foi intercalado com apresentação de textos sagrados de Jesus Cristo, Bahá’ulláh, e de ‘Abdú’l Bahá, sobre a importância da educação espiritual e refinação do caráter humano.

Durante a festa passaram-me a palavra para falar sobre o projeto e seu objetivo na vida dos alunos, aproveitei a oportunidade para fazer a entrega oficial da “Tocha da Paz” (tocha olímpica; a mesma que fôra acesa pelos alunos do projeto no Dia Internacional da Paz em 21/09/06) esta foi doada pela Comunidade Bahá’i de Goiânia à Escola municipal Donata Monteiro da Motta, que ficará sob sua responsabilidade para que outras instituições sejam elas qual for, necessitarem do empréstimo de uma tocha olímpica para atividades esportivas ou outras, possam solicitá-la através de documento oficial. Em Goiânia existem duas tochas olímpicas, uma da ESEFEGO outra da Agência Goiana de Esportes e Lazer; e agora esta estará à disposição de instituições e eventos.

A Tocha Olímpica foi dedicada com uma gravação com o nome de:

“Caminhada da Paz” 21/09/2006.

Comunidade Bahá’í
e
Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.

A Tocha Olímpica foi entregue a Srª. Diretora, Leila Rodrigues Oliveira, pela Representante da Comunidade Bahá’í; a pequena Gabriela Garcia,(06 anos), filha de José Alves Garcia, que adentrou ao salão vagarosamente, segurando firmemente em suas pequenas mãos, a tocha que mais uma vez fôra acesa, ao som da cantata dos alunos do projeto; com a música, “Coração da Paz.” Todos se emocionaram com este momento, e ao pegar em suas mãos a tocha, a Srª. Leila se levantou e ergueu orgulhosamente a tocha conquistada pelos alunos do Projeto Família Fortalecida; e que ficará como lembrança da Comunidade Bahá’i para a escola e para o município de Goiânia.

Após este momento foi entregue por mim aos alunos, em nome da comunidade bahá’i, um lindo certificado de participação no projeto. No decorrer da festa a maioria dos alunos e de seus pais exibia orgulhosamente o certificado que lhes fôra entregue, posando para várias fotos, onde também me convidavam para tirar estas fotos com eles (alunos e pais).

A menina Gabriela distribuiu; ao som da cantata dos alunos do projeto, a música, “Ao meu mestre com carinho”, lindas rosas vermelhas, envidas pela Comunidade Bahá’í para todas as professoras, diretora e coordenadoras, como símbolo de nosso amor para com todas elas.

Estavam presentes nesta festa, membros da Comunidade Baháí de Goiânia.

Após este grande acontecimento do dia 16/12, no dia 21/12, minha mãe que não é bahá’i, muito sensibilizada por ver este trabalho na escola que é bem pertinho de sua casa, fez um lindo bolo para 100 alunos, onde mandou uma cartinha, escrita com muito carinho, citando virtudes e valores humanos que eles levariam para o resto de suas vidas e seriam verdadeiros homens e verdadeiras damas do amanha. Foi outra festa!

Este projeto foi apoiado pela Assembléia Espiritual de Goiânia; membros da comunidade Bahá’i e várias pessoas voluntárias que não são bahá’is, moradoras no bairro onde situa a escola. O trabalho foi elaborado com aulas de Virtudes, Valores Humanos e Éticos, através do livro Brisas de Confirmação, textos sagrados bahá’is, bíblicos, Histórias, cartazes com recortes de revistas, redações, ilustrações de textos através de desenhos ou narrações, textos de reflexões, filmes educativos, eventos com atos de civismo, como a “Caminhada da Paz”, onde os alunos acenderam a Tocha da Paz no dia 21 de setembro; na XXIII Semana Bahá’i de Goiânia; homenagem de honra ao mérito ao Sr. Rubens Mendes Isaac (Cabo Isaac) por ser um policial exemplar na área do trânsito,com entrega de medalha e placa de honra com escritos bahá’is, ensino de canções educativas com fundo de despertar virtudes, valores espirituais e morais.

Um depoimento que muito me alegrou na última sexta–feira de aula, dia 15/12, onde brincávamos de amigo secreto é que a professora Stela Maris havia tirado como amigo um dos alunos que mais dava trabalho nas aulas, Everton Nascimento que não demonstrava interesse em participar de nada. Segundo este depoimento, ela estava surpresa pois de três meses para cá o comportamento dele mudou radicalmente, pois passou a respeitar as professoras, os colegas, se assentar na frente e estudar com muito interesse; e que ela estava feliz em ver isto pois todas as professoras esperavam que ele não teria bom proveito e não passaria de ano pois já estavam desanimadas com ele. Isto para mim foi uma grande recompensa pois sabemos que todo trabalho feito com amor e com o ensino de palavras sagradas surte um efeito positivo mesmo que seja a longo prazo; e isto não aconteceu somente com ele mas com a maioria dos alunos que davam muito trabalho na sala de aula e para os pais. Todos eles, ao me verem em qualquer lugar, na escola ou mesmo fora da escola, vêm correndo ao meu encontro me abraçar e me dar um beijinho, gritando: Tia! Tia! Tia Catarina!

Tenho certeza que todos eles aprenderam ainda mais amar a Deus, bons princípios, valores humanos e espirituais que os guiarão nos seus caminhos pela vida. Eles lembrarão de muitas destas aulas e das palavras que ouviram. Foram participantes do projeto sócio-econômico; inicialmente 44 alunos, subindo este número para 68 no segundo semestre; e finalizando com 62 agora neste final de ano, com idade de 10 a 15 anos; tendo o trabalho a duração de 06 de março a 21 de dezembro de 2006.

Agradeço a Deus, a Bahá’u’lláh e Assembléia Espiritual de Goiânia, pelas grandes bênçãos alcançadas neste trabalho e pelo crescimento espiritual que todos nós obtivemos. Agradeço aos monitores de pré-jovens: Lucas Furtado e Jussânnia Costa vindos de Manaus e que me apoiaram neste trabalho, e aos amigos da Comunidade de Goiânia:Carlos Roberto Desidério, Dulce Helena C. de Jesus, José Alves Garcia, Lásara Felizardo Nunes, Janicy Freitas, Zia Pezeshkzad, Daura Felizardo de Jesus, Casa Juazeiro, Casa Nascente, Casa Goiás e aos amigos bahá’is de Brasília que sempre estiveram em contato comigo para me apoiar neste projeto.

Catarina Cavalcante de Jesus
Coordenadora do Projeto Família Fortalecida na
Escola Municipal Donata Monteiro da Motta."


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

Nenhum comentário:

                            Quando a Semente Germina e dá Belos Frutos.                                  Uma História de fé, encantadora! ...