22 de jul. de 2008

Festa de Lançamento do Programa Intensivo de Crescimento em Goiânia.

(Agrupamento Goyazes)


Aconteceu no último dia 19/07/08 às 19h30min, no Clube da ASEG; a grande festa esperada com entusiasmo e alegria. O salão estava preparado em clima de festa de gala, mesas e cadeiras forradas em cores vermelho e branco, banners preparados com inúmeras fotos antigas, mostrando as atividades no início da Fé na Capital goiana e Aparecida de Goiânia, quadros pintados com temas bahá’ís para apreciação dos contatos, flores e uma mesa especial para o jantar.

A reunião iniciou com o cerimonial Antônio Carlos falando da importância que aquele momento representava para o Agrupamento Goyazes, pela intensificação das atividades centrais em nosso agrupamento e o aumento de declarações que deverão acontecer no Goyazes. Apresentou-nos também os nomes dos representantes das Instituições Bahá’ís presentes nesta noite tão especial: Sr.Washington Araújo: Representante da Assembléia Espiritual Nacional dos Baha´’ís do Brasil, Sr. Pejman Samoori: Membro do Corpo Auxiliar de Proteção da Fé no Brasil, Sra. Neryangêla Samoori: Membro do GCI, Sr. Geraldo Farias: Membro do Conselho Bahá’í do Planalto Central, ambos apoiavam o momento de grande marco na História da Fé no Agrupamento Goyazes. Todos eles vieram acompanhados de suas famílias.

O momento sagrado foi aberto logo em seguida com orações apropriadas para a ocasião. Elas foram recitadas pelo pequeno Alexandre, Sra.Orenita, Sra. Zia e foi fechado com uma linda canção entoada com a invocação de "Yá Bahá´ul´Abhá"e Yá Bahá’u’lláh”, adaptada à música Ártemis (Gallo). Foi lida na ocasião por Antônio Carlos Borges, uma carta, enviada pela Assembléia Espiritual Nacional dos Bahá’ís do Brasil pelo avanço do agrupamento no Programa Intensivo de Crescimento em Goiás.

Duas belas canções foram entoadas por nossa querida amiga Joana, vinda da Comunidade de São Sebastião DF, falavam sobre as Assembléias e sobre o Báb. Tivemos o prazer de ouvir uma canção portuguesa entoada pelo Sr.Eurico, professor de dança portuguesa para a terceira idade, pela segunda vez ele e seu grupo foram convidados da comunidade de Goiânia para se apresentar em eventos bahá’ís. Ouvimos outra bela canção italiana na voz da jovem Karla Jacino.

Nosso amigo José Alves, Coordenador da Assembléia Espiritual Local de Goiânia, apresentou para nós um Power Point, com fotos dos patamares da Fé em Haifa-Israel, sobre – Ações de Crescimento – CIE, as atividades centrais da Fé que acontecem em vários países no mundo; e sobre a história da Comunidade Bahá’í de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. Iniciada por um jovem baha´’í, engenheiro, Sr. Shapour Monadjem - em Goiânia de 1957 a 1959, com Carta Guia ao Pioneiro, pela Assembléia Espiritual Regional da América do Sul, que veio para trabalhar nas Centrais Elétricas de Goiás (CELG), logo após is a galeria dos Pioneiros:

Comunidade Bahá’í em Goiás

-Sr. Shapour Monadjem - 1957
-Sr. José Gonçalves e D. Oedes-1970
-Família Pezeshkzad – 1975
-Sr. Hermínio e D. Judith – 1975
-Família José Maurício de Souza- 1976/77
-Antonio Carlos Borges Silva - 1978
-Família Victory – anos 80
-Família Acosta - 1980
-Família “de Paula” –1982

O roteiro mostrou a galeria dos nomes dos vários bahá’ís que foram chegando à Capital goiana e estabelecendo assim a comunidade Bahá’í, tendo como pioneiros vindos do Irã, a família Pezeshkzad. As famílias ou os representantes foram chamados à frente, onde Dona Zia e Antônio Carlos falou um pouco sobre a trajetória da Fé em Goiânia, onde, depois convidaram os contatos ali presentes para fazer parte dos cursos e atividades oferecidos pela Comunidade Bahá’í.

Na oportunidade tivemos uma pequena, porém, profunda palestra sobre a:
“A Eminente Visita de Bahá’u’lláh à Humanidade”, falando sobre a História da fundação da Fé Bahá’í, a vida do Báb e seus seguidores, sobre a vida e prisão de Bahá’u’lláh; sobre os fundamentos e princípios que regem a Fé para a transformação da humanidade. A palestra foi proferida pelo Representante da Assembléia Espiritual Nacional dos Baha´’ís do Brasil, Sr. Washington Araújo, presente juntamente com sua família.

Ao término da palestra, foi servido um delicioso jantar, com comidas típicas de Goiás e um espírito de confraternização entre os amigos vindos de várias comunidades de Goiás para comemorar o PIC, sendo de: Anápolis-Go, Brasília-DF, São Sebastião-DF, Águas Lindas-DF, estavam presentes também muitos contatos e familiares dos bahá’ís, várias fotos foram tiradas dos membros das Instituições de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Brasília.


Fonte:
Assessoria de Comunicação da Comunidade Bahá’í de Goiânia
Goiânia 22 de julho de 2008.




"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

Nenhum comentário:

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-