21 de mai. de 2008

Eliane Cantanhêde, da Folha de S.Paulo, repercute prisão de bahá´ís no Irã







BRASÍLIA - Morreram quase 80 mil pessoas no ciclone na distante e desconhecida Mianmar, na Ásia. E podem chegar a 50 mil os mortos num terremoto na China.


Além disso, nunca se sabe quantos estão à míngua e poderão morrer pelo mundo afora por falta de alimentos e por falta de dinheiro para comprar alimentos, remédios, educação, dignidade.


O pior de todas as tragédias, porém, não são as calamidades nem mesmo a falta de planejamento e de diligência dos governos. O pior mesmo é como o autoritarismo ainda grassa em todos os continentes e afeta ainda mais drasticamente os mais pobres e necessitados.


Em Mianmar, antiga Birmânia, por exemplo, o cidadão foi atingido não por um, mas, sim, por duas grandes tragédias. Uma, da natureza, incontrolável. A outra, da junta militar extemporânea, que poderia ser só ridícula, não fosse assassina.


Sim, por que como se poderia chamar um governo que impede que seus cidadãos, debaixo da calamidade, recebam ajuda humanitária externa? Que tipo de princípios, ou de ideologias, pode justificar uma barbaridade dessas?


Está na hora, também, de o mundo voltar seus olhos para o Irã, onde os EUA cismam em vislumbrar armas atômicas, mas o problema é outro. As armas podem ser atômicas ou atomizadas como as que justificaram George W. Bush invadir o Iraque. Mas os fatos são outros: o que eles estão fazendo por lá com suas minorias religiosas.


Na semana passada, o governo iraniano prendeu mais um punhado de líderes Bahai-i, e, lá, quando líderes religiosos são presos, eles simplesmente desaparecem.


A ONU, comandada pela grande potência e desautorizada por ela na invasão à revelia do Iraque, precisa seriamente ser reformulada. Ingerências internas são sempre perigosas, mas deixar milhões de cidadãos à mercê de malucos e assassinos em nome da não-ingerência é lavar as mãos para o caos.



Fonte: ABEN Agencia Bahá'í de Notícias




"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

19 de mai. de 2008

Bahá'ís presos



Via Fênix ad eternum by SAM on 5/19/08



Anualmente, o Corpo Supremo Bahá'í emite uma mensagem a todos os crentes pelo mundo. Este ano, nessa Mensagem, pode-se ler que conscientes das forças de integração e desintegração que operam na sociedade atual pode-se ver o fracasso dos sistemas do mundo. A humanidade sofre pelas forças da opressão, sejam elas originadas nas profundezas do preconceito religioso ou sobre o materialismo desenfreado. Estas forças - de integração e de desintegração - são as que, por um lado, permitem que o Golfo Pérsico melhore as suas relações interreligiosas, ao mesmo tempo que, por outro, comprovam a degradação ao mais triste grau.


Relatórios internacionais e centros de notícia por todo o globo têm passado a notícia do encarceramento de 7 líderes bahá'ís da Comunidade Bahá'í no Irã, pelas autoridades policiais do ministério da informação. Invadiram as casas de 6 deles a 14 de Maio e prenderam-lhes sem constituírem acusação. Fariba Kamalabadi, Jamaloddin Khanjani, Afif Naeimi, Saeid Rezaie, Behrouz Tavakkoli e Vahid Tizfahm juntaram-se a Mahvash Sabet, a sétima membro do intitulado Amigos Bahá'ís do Irã (Yaran'i Bahá'í), que já se encontra presa desde 5 de Março deste ano.


O seu crime é única e exclusivamente serem bahá'ís, o que é considerado um crime de apostasia, conforme relata a CNN. O Departamento de Estado do EUA já se pronunciou sobre o tema, declarando que se trata de "uma clara violação dos compromissos e obrigações do regime iraniano no que respeita às normas de liberdade religiosa". o ministro de Relações Exteriores do Canadá afirmou "profunda preocupação" e Joseph K. Grieboski, um dos grandes relatores dos Direitos Humanos, lembra que:
A maior recolha e detenções dos líderes bahá'ís nacionais ocorreu no início dos 1980s. Em 1980, todos os 9 membros da liderança bahá'í foram raptados e então desapareceram. Os bahá'ís não têm clero oficial, e desde que suas Assembleias Espirituais foram banidas pela lei após a Revolução Iraniana de 1979, têm contado com a eleição de comités nacional e locais como líderes da fé.


O governo iraniano severamente restringe as vidas e práticas religiosas dos bahá'ís, que são cerca de 300.000 e são a mais ampla minoria religiosa do Irã. Os bahá'ís também sofrem mais discriminação oficial e assédio que os seguidores de qualquer outra fé minoritária. Os bahá'ís são impedidos de servir no governo e exército, e geralmente é-lhes negado a admissão a universidades estatuais.


Escusado será dizer que os bahá'ís de todo o mundo temem que seus irmãos em Fé sejam torturados ou mesmo executados como os oito líderes da Assembleia Nacional dos Bahá'ís do Irã executados em Dezembro de 1981, ou dos mais de 250 executados desde a Revolução Islâmica de 1979. Ou ainda que o número de presos aumente, tendo em conta os milhares de presos desde a Revolução, os 54 jovens presos no ano passado por trabalharem num projeto social com aval da UNICEF, ou que as perseguições piorem para as crianças que são maltratadas em escolas públicas, ou os bahá'ís que são amarrados em árvores para ser queimados com gasolina.



Fonte: http://www.fenixadeternum.blogspot.com/
(direitos humanos, ciência, cultura)


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

2 de mai. de 2008

PROJETO FAMÍLIA FORTALECIDA

AULAS DE VIRTUDES VALORES HUMANOS E ETICOS NA ESCOLA MUNICIPAL DONATA MONTEIRO DA MOTA EM GOIÂNIA DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2006, COORDENAÇÃO GERAL CATARINA CAVALCANTE DE JESUS E APOIADORES.



Goiânia,07 de Fevereiro de 2006


Projeto Família Fortalecida

À Direção Geral e Coordenação da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.


A Comunidade Bahá’i de Goiânia, vem através desta trazer à Direção desta escola, aos alunos de 05 a 13 anos de idade , e também ao seus pais , a proposta deste Projeto de Ensino de Virtudes, Valores Éticos, Humanos e Morais, no intuito de trazer aos mesmos a conscientização da importância do desenvolvimento da nobreza do caráter humano ainda cedo, pois sabemos , é na infância e na adolescência que introduzimos em nossos filhos a semente do bem ou do mal, sendo através dos bons ensinamentos e de atos puros e nobres, que eles também se espelham através de nós, e de nossas atitudes para o resto de suas vidas. Somente o temor e o amor a Deus e o respeito as Suas Leis; é que os impedirão de entrarem por caminhos tortuosos que as facilidades do mundo os oferece.


É importante mencionar que as aulas bahá’is para crianças não são como ás aulas de doutrinamento nem proselitismo religioso,basicamente todas as tradições religiosas têm dois aspectos: um místico/espiritual, e um lado social. O lado místico/espiritual é aquele que trata de coisas como a e4xistência de Deus e os homens, a realidade da vida eterna, a recompensa pelas boas obras e o amor as tradições religiosas são convergentes: promovem as virtudes e condenam o erro, prescrevem o amor e proíbem o ódio. Todas elas ensinam que a maior Lei da religião é o amor, e que o mais importante mandamento de Deus é o amor ao próximo. As respostas diferem, mas a mensagem é a mesma em todas as religiões. São como variações sobre um mesmo tema, mas a essência é a mesma “DEUS”. Por isso a Comunidade Bahá’i, trabalha suas aulas de virtudes , valores éticos, humanos e morais sem causar polemicas ou confusões religiosa na mente dos alunos ou de seus pais; pois o nosso fundamento principal é educar e moldar o caráter humano, sabendo que todas as religiões devem ser respeitadas por todos.Sabemos todos nós que virtudes, valores éticos, humanos e morais são estritamente de cunho espiritual, latentes no homem desde que nasce; devendo ser trabalhados desde a infância; como o ourives que purifica e entalha o ouro bruto, tornando dele assim as mais caras e belas jóias.


Embora as crianças aprendam os princípios, os ensinamentos e as crenças básicas da Fé, e das Leis Divinas; enfatiza-se o aprender a pensar, refletir e desenvolver a habilidade de aplicar as leis espirituais á vida do indivíduo e da sociedade. Especialmente nos primeiros anos da sua infância, deve-se dar muita atenção ao desenvolvimento das qualidades espirituais e àquelas idéias, hábitos e comportamentos que constituem os atributos essenciais de um ser espiritual.


... A escola das crianças deve ser lugar da maior disciplina e ordem, a instrução deve ser completa, e medidas devem ser tomadas para a retificação e o refinamento do caráter; de modo que, nos primeiros anos, dentro da própria essência da criança, seja assentado o alicerce divino e erguida á estrutura da santidade
.

Ao evitar-mos o doutrinamento ou o catequismo não devemos, no entanto levarmos à lassidez na instrução religiosa. Ao cortarem as aulas de Ensino Religioso nas escolas por motivos de discórdias e divergências entre as diversas doutrinas e religiões; nossas crianças passaram à adquirir suas próprias convicções e padrões de vida, espelhados principalmente pelos programas de televisão/ supostamente através da livre escolha- a partir de suas interações em sociedade, contribuíram grandemente para o estado atual de desintegração moral da qual vivemos principalmente nos últimos 20 anos.Os proponentes da anulação das aulas de ensino religioso nas escolas aparentemente desconsideram o fato de que existem interesses políticos, econômicos e culturais na sociedade que promovem agressivamente certos padrões de comportamento. Mas, mesmo que não fosse assim, não haveria motivos para supor que uma nova geração de crianças pode criar um mundo melhor sem uma educação fundamentalmente espiritual. A humanidade, deixada ao seu próprio entendimento, sem guia divina, nada mais produziu senão o caos, a injustiça e o sofrimento.


As aulas são realizadas através de trabalhos como Orações na abertura das aulas; abertas a orações de todas as religiões a gosto e escolha dos alunos, leituras, Histórias, artes, músicas, teatro, pinturas, desenhos, cartazes etc.Onde depois será feita a exposição dos mesmos para os pais e a comunidade em geral. As aulas serão realizadas aos sábados das 15:00 às 16:30 h, nas dependências da escola.


Estamos encaminhando esta proposta também aos pais dos alunos que se interessar em participar deste trabalho juntamente com seus filhos, paralelamente estaremos dando cursos de aprimoramento e crescimento pessoal e moral e espiritual, no mesmo horário de suas aulas, para que assim eles possam conhecer melhor como educar seus filhos, para um futuro promissor em uma época como a nossa, em que o desamor pela vida manifesta-se em tantas e tão perversas formas como a violência, as drogas, a intolerância, o racismo, a promiscuidade e a guerra, parece mesmo essencial que as crianças e jovens sejam educados nos valores espirituais e éticos.

Estaremos à espera de uma resposta desta querida Direção com relação a nossa proposta para essa escola, marcando a seu critério uma reunião para a apresentação deste trabalho aos coordenadores, professores e pais dos alunos, para uma decisão quanto ao início do ”PROJETO FAMÍLA FORTALECIDA”. Nossa Comunidade faz esse trabalho com crianças em escolas do mundo inteiro, para que possa assim aconteçer uma transformação de conciência entre os homens, e a sociedade humana.

Catarina Cavalcante de Jesus
Comunidade Bahá’i de Goiânia- Go
Rua C 234, qd 576 S/N. Bairro Nova Suíça. Fone: 32531240/ 84474270






Proposta apresentada para a direção da escola Municipal Donata monteiro da Mota e para os pais dos alunos





Alunos do projeto




Autorização da Secretaria municipal de Educação,Sra. Márcia Carvalho, para que o projeto seja realizado na escola.



Certificado oferecido aos alunos participantes do projeto Família Fortalecida, apoiado pela Comunidade Bahá'í de Goiânia na escola.


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

CAMPANHA DE GENEROSIDADE PELOS SOBREVIVENTES DA ÁSIA DE 28/12/04 À 13/02/05




''A Terra é um só país e todos os seres humanos seus cidadãos''-Bahá'u'LLáh-


As ondas dos Tsunnamis

Ao saber pelos noticiários sobre a tragédia pelos tsunnamis na Ásia, depois de ver aquele bebê de apenas 02 meses sobreviver sobre um colchão flutuante em meio à tamanha tragédia; senti-me como se estivesse ali e o que faria naquela hora. Me lembrei de minhas 02 netinhas de 02 aninhos; me senti na responsabilidade de fazer alguma coisa para ajudar aqueles sobreviventes que não tinha mais nenhuma perspectiva de vida.

Empunhei então a luta para ir atrás de conseguir donativos para enviar até à Ásia.Enviei cerca de 70 msgens para amigos, família e desconhecidos na certeza de que conseguiria arrecadar 01 carreta lotada de donativos para os nossos irmãos da Ásia; consegui divulgar através da imprensa também e em 05 dias eu já havia conseguido arrecadar 15 toneladas de: roupas em geral, calçados, alimentos não perecíveis, medicamentos, água mineral, barracas, lonas, brinquedos e tudo o mais necessário para o recomeço de uma nova vida.

A principal mensagem dessa campanha foram as Sagradas Palavras de Bahá'u'LLáh:
''A Terra é um só país e todos os seres humanos seus cidadãos''. Seguida de mais 03 mensagens de incentivo as pessoas para participarem da Campanha Civil de Generosidade pelos Sobreviventes da Ásia. O trabalho teve duração do dia 28/12/04 a 11/02/05, foram arrecadadas cerca de 200 toneladas de donativos em Goiânia e todo o Estado de Goiás; com a participação de toda a Sociedade civil, Defesa Civil de Goiânia, Corpo de Bombeiros, Imprensas de jornais e televisão, todos os seguimentos religiosos, entidades filantrópicas e particulares, Empresas em geral, num total de 49 Entidades de Classe Geral ligadas a esse trabalho Humanitário pelos Sobreviventes da Ásia. Foram todos no total entre pessoas civis e entidades gerais abertos 149 postos de recolhimento de donativos.

As doações foram enviadas para a Cruz Vermelha /Rio de Janeiro/Ásia; entre os dias 19/01/05 e 11/02/05. Após receber documento para que não enviássemos mais donativos exceto: arroz, açúcar, bolachas, farinha de trigo, óleo, sardinha em lata e leite em pó, devido às dificuldades de transporte para a Ásia, devido ao grande volume de doações, pois segundo o Sr. Secretário do Cônsul do Siry Lanka, o Brasil doou 10 vezes a mais que o esperado mesmo sendo um país pobre.

Por esse motivo ficou então um remanescente de 5.5 toneladas de vários tipos de doações, as quais foram distribuídas para 43 Instituições, Associações e Famílias carentes de Goiânia e do interior de Goiás (orfanatos, abrigo de idosos, creches, casa de mãe sem lar, casa de crianças excepcionais, agência prisional de Goiânia, Defesa Civil de Goiânia, famílias carentes que foram desabrigadas e ficaram sem teto e vários outros setores sociais), todas doações devidamente documentadas com recibos.

Todas as pessoas que vinham no galpão de recolhimento entregar suas doações, diziam não saberem como aquele trabalho poderia ter tomado tamanha proporção e envolvido tantas pessoas daquela forma e acreditavam haver uma força sobrenatural por trás de tudo aquilo,pois quando chegavam lá começavam a chorar e se arrepiavam toda ao verem tudo de perto.Um quadro escrito com letras douradas foi exposto durante todo o trabalho da campanha no galpão de trabalho eram estas as Palavras:


”A TERRA É UM SÓ PAÍS, ETODOS OS SERES HUMANOS SEUS CIDADÃOS”.


”SER BAHÁ’I SIGNIFICA SIMPLESMENTE TER AMOR A TODOS; AMAR A HUMANIDADE E ESFORÇAR-SE POR SERVÍ-LA, TRABALHAR PELA PAZ E A FRATERNIDADE UNIVERSAIS”.-Bahá’u’lláh-


Durante todo o trabalho da campanha muitas pessoas ficaram conhecendo sobre a Fé Bahá’i, foram enviandas cartas de agradecimento para as pessoas, empresas, e todos os setores de entidades que participaram de perto desse trabalho, início a carta com textos Sagrados de Bahá’u’LLáh e de Ábdu’l-Bahá , faço meus agradecimentos e juntamente com essa carta envio folhetos de orações e sobre o que é a Fé Bahá’i. Em um total geral serão enviadas quase 300 cartas.


Diante de todo esse trabalho pude aprender melhor o que é:

”SOMOS TODOS FLÔRES DE UM MESMO JARDIM”

Tenho fitas de vídeo, fotos, e recortes de jornais sobre a cobertura completa desse trabalho.

Cordiais saudações


Catarina Cavalcante de Jesus
Coordenadora Geral da Campanha de Generosidade pelo Sobreviventes da Ásia
Goiânia/Goiás
(18/8/2005)




Matérias e documentos em vários jornais de Goiânia




























CAMPANHA DA ÁGUA FEITA PELO JOVEM GABRIEL E MORADORES DO PARQUE DAS LARANJEIRAS E ENTREGUE PARA A CAMPANHA DE GENEROSIDADE PELOS SOBREVIVENTES DA ÁSIA

















lISTA DE INSTITUIÇÕES QUE FORAM BENEFICIADAS COM O REMANESCENTE DE 06 TONELADAS PROVINDAS DA CAMPANHA DE GENEROSIDADE PELOS SOBREVIVENTES DA ÁSIA 2






"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

ALMOÇO BENEFICENTE PARA CRIANÇAS CARENTES EM 1997


Crianças e pais participam do almoço


Almoço e sobremesa para as crianças

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

Projeto de Virtudes e Valores Humanos aplicado em Escola Estadual Rural de Nova Betânia DF, em 2004 para 45 alunos de 10 à 18 anos

Projeto de Virtudes e Valores Humanos aplicado em Escola Estadual Rural de Nova Betânia DF, em 2004 para 45 alunos com desvios de comportamentos e usuários de drogas. Projeto voluntário apoiado pela Comunidade Bahá'í de Brasília, reunindo cerca de 20 voluntários para desenvolver o trabalho.





Proposta apresentada para a direção da Escola Rural de Nova Betânia e para os pais dos alunos.


Abertura Oficial do Projeto de Virtudes e Valores Humanos na Escola Estadual Rural de Nova Betânia


Crahás de identifição


Catarina e voluntários do projeto.




Plano de Aulas de alfabetização e de reforço para adultos e crianças


Tarefa realizada por aluno de alfabetização Sr. Nonato, 39 anos, após este incentivo ele e sua esposa se matricularam e hoje estão cursando o 3º e 0 4º ano primário.


Alunos de aula de alfabetização e de reforço escolar



Plano de Aula Bahá'í para Crianças de 04 à 10 anos em Nova Betânia
(Virtudes e Valores Humanos)


Trabalhos e tarefas de alunos das Aulas de Virtudes e valores Humanos para crianças na Chácara Vale da Unidade em Nova Betânia DF.



Trabalhos e tarefas de alunos das Aulas de Virtudes e valores Humanos para crianças na Chácara Vale da Unidade em Nova Betânia DF.



Trabalhos e tarefas de alunos das Aulas de Virtudes e valores Humanos para crianças na Chácara Vale da Unidade em Nova Betânia DF.


Alunos e voluntários do Projeto de Virtudes e Valores Humanos


Exposição de trabalhos dos alunos e voluntários do Projeto de Virtudes e Valores Humanos



Certificado de participação no projeto.

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-