2 de mar. de 2007

Deve o menor criminoso ser punido ou deixá-lo impune?

Deve o menor criminoso ser punido ou deixá-lo impune?
Existem dois tipos de tormentos: o Sutil e o Grosseiro.
O primeiro tormento e punição é o sutil e até imperceptível.Dado que o indivíduo ao longo de sua vida, desde a infância até a sua idade adulta, pela falta ou escassez de instrução e a indiferença para com Deus, a mentira, a deslealdade, a traição, a desonestidade etc...Todas são imperfeições humanas que por si só já constituem terrível punição e tormento; tanto espiritual como, moral e física, desta forma moldando assim um caráter deformado conduzindo os adolescentes e jovens; e porque não dizer as crianças ao mundo da criminalidade, violências e atrocidades que deixam à sociedade em pavorosa e estupefata.

Vemos todos os dias, autoridades que atuam no campo da criminalística, ocupam-se dia e noite em fazer leis penais e organizar meios de punições severas. Constroem prisões de segurança máxima e arranjam exílios, desterros e várias espécies de torturas; e pensam assim que estão corrigindo e reeducando os criminosos que muitas vezes saem das cadeias cada vez piores do que quando entraram para lá, pois estes meios aplicados, na realidade destroem a MORAL e PERVERTE OS CARÁTERES.

A educação espiritual, moral, ética e material, incluindo todos os campos das ciências humanas e artes; deveria estar inculcada na mente de cada cidadão do mundo , que, o único meio eficaz e primordial a todos os seres humanos, desde a mais tenra idade; e porque não dizer desde o ventre materno; principalmente no que tange àquela gravidez rejeitada e indesejada. É a educação num todo, abrangendo todos os campos que civiliza realmente um homem, o caminho para tantas especulações, para que os filhos das sociedades tenham um caráter moldado, reto e puro e tornem-se homens e mulheres de bem e responsáveis pelos seus atos. Lembrando bem que, são os pais os maiores responsáveis pela educação espiritual, ética, moral e material de seus filhos, principalmente porque são eles o espelho para seus filhos.

Abdú ‘l Bahá, um grande sábio da religião disse em um de seus livros, escrito no século XIX:

“Já verificou ser o crime menos freqüente entre os povos civilizados do que entre os mais sem instrução e ignorantes, isto é entre os que adquiriram à verdadeira civilização e educação, a civilização divina, aqueles nos quais se encontram reunidas todas as perfeições espirituais, bem como as materiais. O crime, desde que provém da ignorância, deverá diminuir à medida que forem disseminados os conhecimentos.Vemos com freqüência assassínios entre os bárbaros da África; até matam a fim de comerem a carne e o sangue do semelhante! Por que não vêem na Suíça tais selvagens? A razão é evidente: A EDUCAÇÃO E O ELEVADO GRAU DE MORALIDADE E ESPIRITUALIDADE IMPEDEM ISSO” (Livro: O Esplendor da Verdade)

Quando nossas autoridades e toda a sociedade começarem a dedicar todos os esforços à EDUCAÇÃO DOS HOMENS, principalmente dos adolescentes, de 12 a 15 anos, se preocupando em torná-los virtuosos, combatendo assim todos os vícios, fazendo-os possuidores de uma sã moral, poderemos unidos, acabar com o crime e a violência brutal.


O segundo tormento e punição é o Grosseiro: desta categoria são as duras penas como encarceramento, açoites, expulsão, desterro e a correção.

Os opressores, os assassinos e malfeitores devem ser punidos e castigados, afim de que isso impeça que outros cometam crimes semelhantes. A sociedade tem direito a defesa e proteção própria, mas sem espírito de vingança ou rancor, cabem as leis e as autoridades desta área as providências de impedir que os infratores continuem sem punição, causando cada vez mais, mau as pessoas que procuram viver uma vida correta.

Mesmo os menores com idade de 15 anos, já têm suficiente entendimento para saberem distinguir o bem do mau, o certo do errado. Acima dos 15 anos qualquer jovem é apto para saber o que está fazendo, se podem votar, fazer vestibular; e saírem sozinhos é porque já são aptos a assumirem seus atos, bons ou ruins, não seria diferente também se ao cometerem os mais bárbaros crimes, possam responder por eles perante a lei; ainda que em regimes fechados até a maior idade, para que sejam educados por profissionais especializados, tanto na área das ciências ou em outros ramos do conhecimento, sejam também educados espiritualmente e nas artes em geral, podendo adquirir as virtudes necessárias para que mudem de comportamento e mentalidade; e futuramente sejam inseridos dentro da sociedade, se assim estiverem regenerados e transformados.

A Justiça é a mais amada das virtudes aos olhos de Deus, disse outro Grande Sábio religioso: “A TENDA DA EXISTÊNCIA É SUSTENTADA PELO PILAR DA JUSTIÇA, E NÃO DA CLEMÊNCIA”.

Se atualmente a lei da clemência fosse praticada em todos os países, o mundo, dentro em breve cairia em desordem, e as bases da vida humana desmoronariam. Não houvesse os governos da Europa, por exemplo, registrado ao Átila, ele não teria deixado nem um só homem vivo.

Há pessoas parecidas com lobos sanguinários: a menos que saibam que a punição os espera, matarão por mero prazer, por divertimento.”

Segundo a História, um dos tiranos da Pérsia, matou seu preceptor (diretor, educador), com o fim único de divertir, como se fosse um jogo, um esporte. O famoso Mutawakkil, o Abbasid, após haver reunido em sua presença seus ministros, conselheiros e funcionários, soltou na assembléia uma caixa de escorpiões, e proibiu todos de se moverem, caindo então em gargalhadas ao ver os escorpiões aguilhoarem os presentes.

Novamente diz O Grande Sábio religioso:

“Numa palavra, se ao conhecimento de Deus acrescentar o amor a Ele e também a atração, o êxtase, e a boa vontade, teremos um ato reto realmente íntegro, perfeito.Em caso contrário, se não for sustentada pelo conhecimento de Deus, pelo amor a Ele; e por uma intenção sincera, a boa ação, embora louvável, será incompleta. Consideramos o exemplo do corpo humano: para que seja perfeito, deve reunir todas as perfeições. Não lhe basta à visão, embora essa seja extremamente preciosa; a audição é imprescindível. A audição também é muito apreciável, mas o poder da linguagem lhe deve servir de auxílio e este, por mais importante que seja , depende, por sua vez, do raciocínio; e assim por diante.

“QUANDO UM HOMEM POSSUI TODOS ESTES PODERES—TODOS OS ÓRGÃOS E MEMBROS DO CORPO, E TODOS OS SENTIDOS, RECEBENDO O SOPRO DO ESPÍRITO SANTO, LHE DANDO A PERFEIÇÃO ESPITRITUAL, TRANSFORMANDO SEU CARÁTER RESSUCITANDO-O DA MORTE DAS TREVAS E DO MAU, FAZENDO-LHE NOVO HOMEM—É ELE REALMENTE PERFEITO E REGENERADO.”

“Resumo feito por Catarina Cavalcante de Jesus, em 28 de fevereiro de 2007, a partir do Livro” O Esplendor da Verdade “— por ‘Abdú’l Baha.
Assunto do capítulo: O Método correto de tratar os criminosos (pgs 240 a 242).



"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

Nenhum comentário:

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-