21 de out. de 2008

Histórico do Monumento à Paz em Goiânia


Monumento à Paz



Em 1988 atendendo a solicitação da comunidade Bahai, o artista plástico Siron Franco criou o monumento à paz mundial. Feita em forma de ampulheta, a obra está localizada no Bosque dos Buritis, setor Oeste. No centro existe espaço onde são colocadas terras de vários países. Até o presente, estão representados dezesseis países.
O objetivo da obra é mostrar a possibilidade de união de todos os povos em torno de um projeto de paz para todo o mundo. O monumento tem cinco metros de altura e pesa cinqüenta toneladas. Constitui ponto de atração turística para todos os que visitam o Bosque, compondo belíssimo cenário ao lado do lago.
Austrália, Israel, Holanda, Ghana, Portugal, Suécia, Uruguai e a ex-URSS foram os primeiros países a enviar amostras de seus solos. A ampulheta traz consigo os seguintes dizeres:
"A Terra é um só país, e os seres humanos seus cidadãos"

Fonte desta matéria:
http://www.goiania.go.gov.br/html/principal/goiania/monumentos/apaz.shtml



Histórico do 1º Monumento no mundo erigido à Paz, foi em Goiânia.


O Monumento à Paz de Goiânia é uma bela obra de arte,fruto dos esforços catalizadores da Comunidade Bahá'í de Goiânia, que contou com o valoroso talento do artista plástico Siron Franco e o apoio de diversos segmentos da sociedade goiana.

Sua fundação data de 1986 durante o I Simpósio Nacional da Paz na Era Nuclear, em 1988 foi realizado o II Simpósio Nacional da Paz na Era Nuclear e o I Encontro de Médicos pela Paz, cuja programação culminou com a inauguração deste monumento.

Sua estrutura é composta por duas pirâmides de concreto, invertidas uma sobre a outra, resultando de tal combinação uma ampulheta estilizada de 5 metros de altura por 2 de largura. Na "cintura", encontram-se amostras de terra de 9 países (Suécia, União Soviética, Gana, Po rtugal, Holanda, Brasil, Austrália, Hungria e Argélia). Hoje, já se encontram mais de 100 amostras de terra de todos os continentes. Assim, esta obra de arte adquire singular importância ao projetar Goiânia no cenário internacional a ao mostrar de forma simples, como a convivência entre os povos pode ser pacífica, profícua e duradoura.

Assessoria de Imprensa Bahá'í de Goiânia.(AIBG)


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

Nenhum comentário:

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-