19 de set. de 2007

Oração pela Unidade da Humanidade




Ó Tu, Senhor Bondoso! Criaste toda a humanidade dos mesmos pais. Desejaste que todos pertencessem ao mesmo lar. Em Tua Santa presença, todos são Teu servos e todo o gênero humano se abriga sob Teu Tabernáculo. Todos se têm reunido à Tua Mesa de Graças e brilham pela luz da Tua Providência.

Ó Deus! És bondoso para com todos, provês a todos, amparas a todos, e a todos, e a todos concedes vida. De Ti, os seres recebem faculdades e talentos. Todos estão submersos no Oceano da Tua Misericórdia.

Ó Tu, Senhor bondoso!Une todos, faze as religiões concordarem e torna as nações uma só, para que se considerem todos como uma única família e tenham a terra como um só lar. Que se associem em perfeita harmonia.

Ó Deus!Ergue o estandarte da unicidade do gênero humano!

Ó Deus!Estabelece a Suprema Paz!

Enlaça os corações, ó Deus!

Ó Tu, Pai bondoso, Deus!Extasia os corações com a fragrância do Teu amor, ilumina os olhos com a Luz de Tua Guia; alegra os ouvidos com as melodias daTua Palavra e abriga-nos no Recinto da Tua Providência.

Tu és o Grande e o Poderoso! És o Clemente—Aquele que perdoa as faltas de toda a humanidade.


-‘Abdu’l–Bahá-

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-








Resultados de iniciativas conjuntas da Assembléia Espiritual Local, Comitê de Semana Bahá’í e Comitê de Mídia Bahá’í de Goiânia, pela XXIV Semana Bahá’í de Goiânia.


O Comitê de Semana Bahá’í, juntamente com o Comitê de Mídia Bahá’i de Goiânia, visitaram a Universidade Salgado Oliveira (UNIVERSO), num total de sete pessoas; onde fizeram parceria de trabalho para a Semana da Primavera da Paz em Conjunto com a XXIV Semana Bahá´í de Goiânia pela Paz. O contato fora feito através do aluno da universidade Badi Pezeskzad, a pedido da Assembléia Espiritual Local de Goiânia, do Comitê de Semana Bahá’í e Comitê de Mídia Bahá’í; para que fosse levada a proposta de podermos inserir um programa pela paz na universidade e também oferecer o Círculo de Estudos do livro 1, o aluno que também é membro da Assembléia Espiritual Local de Goiânia aceitou com satisfação a proposta e o mesmo contatou a Sra. Rosa Maria Viana e Sra. Cirlena Procópio, coordenadoras do Programa Universo da Paz implantado dentro da universidade.

Os comitês foram bem recebidos pela Sra. Rosa Viana e demais pessoas presentes, onde após mostrar sua programação pela paz, abriu espaço para que a Comunidade Bahá’í de Goiânia, pudesse apresentar sua proposta e programação. Sra. Rosa Viana nos disse sobre sua conversa com Badi e da satisfação da UNIVERSO em fazer esta parceria, pois já haviam feito vários trabalhos pela paz em conjunto com a comunidade bahá’í de Goiânia e conheciam a Sra. Zia Pezeshkzad e o Sr. Aluísio Acosta.

Demonstrou muito interesse em conhecer a metodologia e aplicação da educação bahá’í para crianças e jovens, e deixou espaço aberto para que os alunos que quiserem fazer o estudo do livro 1 podem fazer com os jovens Badi Pezeshkzad e Michel de Paula. Após dar esta abertura para o programa da Semana Bahá’í de Goiânia, Catarina Cavalcante pediu à Sra. Rosa um momento para dar uma palavra .

Disse que o propósito daquela visita ia mais adiante, pois havia um assunto muito interessante para ser falado já que ela estava falando da necessidade da educação espiritual de crianças e de jovens, a questão que iria mostrar naquele momento, era que os jovens bahá’ís no Irã, não podiam ter acesso ao ensino superior, e a cursos profissionalizantes, e outras tantas questões pessoais que eram impedidos de ter acesso, simplesmente pelo fato de serem bahá’ís e sofriam perseguições desde o início da Fé em 1844. Mostrou uma coletânea de uma documentação que havia preparado, com uma capa com foto de Mona e logomarca da Fé Bahá’í no Basil e também de outros bahá’ís que foram martirizados ao longo da história da Fé, e os documentos mais recentes destas perseguições; cerca de 90 páginas, intitulada de:
“Campanha de Paz pelo Direito ao Ensino Superior dos Jovens Bahá’ís no Irã em Homenagem à Mona executada por acreditar na Fé Bahá’i”
Também contou sobre o martírio de Mona e que o trabalho seria em homenagem a ela por ter sido martirizada tão jovem, aos 17 anos; por ser estudante e professora de educação espiritual de crianças.

Pediu a ela uma oportunidade para que avaliassem o material preparado, e que pudessem falar sobre esta questão para os alunos estudantes da universidade em um dos dias do programa pela paz.

Para nossa surpresa vimos a Sra. Rosa tão perplexa ao saber destes fatos que ela em um gesto de protesto (momento este que foi fotografado), onde ela disse:
-Gente mais isto é inacreditável, eu nunca imaginei que os bahá’ís passassem por isto! Nós nunca ficamos sabendo disto, estivemos no Fórum Espiritual em Brasília, onde os bahá’ís também estavam lá, mas eu não vi ninguém falar sobre este assunto! Isto precisa ser mostrado e divulgado, porque existem muitas minorias sofrendo algum tipo de perseguição no mundo!

Pegou o livro de documentos e olhou indignada por saber disto, e perguntou se havia algum grupo de discussão sobre estes fatos, onde os alunos e professores pudessem conhecer melhor a questão. Disse que se houvesse um grupo de discussão gostaria de conhecer e passar para os alunos, principalmente os jovens para discutirem sobre este assunto.

No momento em que ao assunto era mostrado para a Sra. Rosa, até um professor que trabalhava compenetrado num computador, parou e escutava assustado sobre a questão dos bahá’ís no Irã, parecia não acreditar no que estava ouvindo.

Foram entregues a Sra. Rosa Viana este documentário da, “Campanha de Paz pelo Direito ao Ensino Superior dos Jovens Bahá’ís no Irã em Homenagem à Mona executada por acreditar na Fé Bahá’i” e mais uma cartilha da “Questão Bahá’í”, A Perseguição dos Bahá’ís no Irã, preparada pelo Deputado Paulo Delgado.

A coordenadora Rosa Viana permitiu que houvesse então um dia para falarmos sobre esta questão, no Fórum do dia 10 de novembro de 2007, cujo tema é sobre:

Pluralidade Humana: a prática do Respeito à diversidade; étnica, racial, cultural, sexual, de gênero e de crenças religiosas.

Onde a Comunidade Bahá’í está convidada para apresentar uma palestra de 20 á 30 minutos na Mesa Redonda sobre: Diálogo Transreligioso com uma apresentação de dois vídeos, um de 12 min sobre:
Tema: Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, e outro de 10min sobre:
Tema: 300 Mil Vozes
Onde mostra a história de um plano sistemático para silenciar 300 mil vozes dos bahá’ís no Irã. Também a história de almas corajosas, fiéis à sua consciência, vítimas de perseguição, tragédia e privações por nenhuma outra razão senão a de professarem suas crenças, vídeo que mostra a Perseguição dos Bahá’ís no Irã, e pediu que também fosse abordada a perseguição a outros grupos religiosos em várias partes do mundo.

Desta visita dos comitês da comunidade Bahá’í de Goiânia, à UNIVERSO, resultou uma parceria, “Universidade Salgado Oliveira X Comunidade Bahá’í de Goânia”, uma bela programação, onde serão apresentadas nos dias:

-Dia 15/09/07: Abertura Oficial da “Semana da Primavera da Paz”.
-Local: Universidade Salgado Oliveira (UNIVERSO)
- Hora: 09:00 às 11:00: Abertura oficial
- Com a Representação da Comunidade Bahá’í de Goiânia por: José Alves Garcia
-Oração pela Paz:
Unidade da Humanidade: Com: Badi Pezeshkzad
-Dia 18/09/07: Palestra na Universidade Salgado Oliveira. (UNIVERSO)
Tema: Paz e Unidade na Diversidade do Mundo.
Disciplina de Ética, Valores Humanos e Transdiciplinaridade dentro dos Princípios da Fé Bahá’í.
Palestrante: Michel de Paula.
Apresentação de Power Point: Um Outro Mundo
Hora: 08h30min às 09h30minh

-Dia 18/09/07: Palestra na Universidade Salgado Oliveira. (UNIVERSO)
Tema: Eliminação de Preconceitos pela Paz e Unidade no Mundo.
Disciplina de Ética, Valores Humanos e Transdiciplinaridade dentro dos Princípios da Fé Bahá’í.
Apresentação de Power Point sobre: Diversidade religiosa e direitos Humanos.
Palestrante: Badi Pezeshkzad
Hora: 19:30 às 20h00

-Dia 21/09/07: Palestra na Universidade Salgado Oliveira. (UNIVERSO)
Com: Professor: Pejman Samoori
Docente do Curso de Pedagogia - Faculdade da Terra de Brasília e Universidade Católica
Engenheiro de Sistemas
Mestre em Educação (UFAM)
Mestre em Ciências Agrícolas (INPA)
Ex-Diretor da Faculdade Táhirih - Manaus/AM
Membro do Conselho Deliberativo da Escola das Nações
Tema de sua palestra: Metodologia e aplicação da Pedagogia Bahá’í na Educação de Crianças e Pré-Jovens.
Hora: 09h30min às 11h00

-Dia 10/11/07: Pluralidade Humana- a prática do Respeito à diversidade; étnica, racial, cultural, sexual, de gênero e de crenças religiosas.
Comunidade Bahái’i apresenta palestra de 20 á 30 minutos na Mesa Redonda sobre: Diálogo Transreligioso com uma apresentação de Power Point de 12 min sobre:
Tema: Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, e outro de 10min sobre:
Tema: 300 Mil Vozes
Onde mostra a história de um plano sistemático para silenciar 300 mil vozes dos bahá’ís no Irã. Também a história de almas corajosas, fiéis à sua consciência, vítimas de perseguição, tragédia e privações por nenhuma outra razão senão a de professarem suas crenças.
Hora: 09:00h

-Dia 15/12/07: Fórum Universo da Paz
Celebrações com Atuações Sociais
Representação da Comunidade Bahá’í de Goiânia.
Oração Bahá’í pela Paz.

Também da reunião da Assembléia Espiritual Local e dos dois comitês, resultou a decisão do Doutor Aluísio Gurgel Acosta em levar a Questão da Perseguição aos Estudantes Bahá’ís no Irã, para a Comissão dos Direitos Humanos na Ordem dos Advogados do Brasil em Goiânia, no último de 06 de setembro deste ano; palestra esta que também teve como mais um resultado positivo; pois no último sábado, dia 15/09/07, na Abertura oficial da Semana da Primavera da Paz, na Universidade Salgado oliveira; a Doutora Gildeneide dos Passos Freire, convidada especial para dar um palestra na UNIVERSO, sobre A Questão dos Direitos Humanos, sobretudo na questão que envolve perseguições as minorias de todas as classes, principalmente religiosa; ela abordou que recentemente foi levado por um colega da trabalho, à Comissão dos Direitos Humanos da OAB de Goiânia, da qual ela é membro; uma questão de perseguição a uma minoria religiosa no Irã, aonde a perseguição aos bahá’is vinha desde o início da Fé até os dias atuais, disse durante muito tempo sobre este assunto, que sempre a história da humanidade está marcada de fatos como este onde pessoas que se levantam com novos ideais e princípios morais para um nova realidade, eles foram e são mortos cruelmente, são queimados e martirizados pelos seus ideais; falou também sobre o genocídio dos judeus onde Hitler matou milhares de pessoas, por acreditar que somente ele estava com a verdade e poderia mudar a humanidade e transforma-la em uma raça pura, disse também que a palavra genocídio se designa a uma intenção de extinguir um grupo ou um classe de pessoas de determinado lugar.



Dra.Gildeneide Dos Passos Freire
Missionária CONAMAD - Membro da Comissão de Direitos Humanos,Professora de Direitos Humanos,Comissária de Direitos Humanos do Parlamento Mundial de Seguranca e Paz

***************************************************************************************************************
Membros da Assembléia Espiritual Local de Goiânia e dos Comitês que visitaram a coordenação da Universidade Salgado Oliveira (UNIVERSO), para negociação da programação conjunta com a Comunidade Bahá’í de Goiânia.
Sra. Zia Pezehskzad
Dr. Aluísio Gurgel Acosta
Sra. Catarina Cavalcante de Jesus
Sra. Lásara Felizardo Nunes
Sra. Dulce Helena Cavalcanti de Jesus
Jovem: Badi Pezehskzad
Jovem: Michel de Paula

Escrito por:
Catarina Cavalcante de Jesus
Representante Bahá’í de Mídia em Goiânia-Goiás
Comunidade Bahá’í de Goiânia.



GALERIA DE FOTOS


COMUNIDADE BAHÁ'Í DE GOIÂNIA

x

UNIVERSIDADE SALGADO OLIVEIRA

UNIVERSO da PAZ


Professora e coordenadora Rosa Maria Viana, do Programa UNIVERSO da PAZ,


perplexa ao saber que os estudantes bahá'ís no Irã, são perseguidos.





Membros da Comunidade Bahá'í de Goiânia em negociação dos programas pela XXIV Semana Bahá'í de Goiânia e Semana da Primavera da Paz na UNIVERSO.




Coversando sobre a Questão da Perseguição aos bahá'ís no Irã, com a professora Rosa viana.






Badi Pezeshkzad apresenta círculo do Livro 1, Instituto Ruhi.


"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh

Nenhum comentário:

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-