14 de abr. de 2007

Faleceu, o primeiro membro da Comunidade Bahá'i de Goiânia.

Um exemplo de Amor a Bahá'u'lláh

José Daniel Gonçalves falece aos 77 anos, 43 anos servindo a Fé!
Partiu para o Reino de Abhá, na madrugada deste dia 11 de abril de 2007, nosso querido amigo, Sr. José Daniel Gonçalves, aos 77 anos, deixando uma bela história de vida nas comunidades Bahá'ís por onde passou por estes longos 43 anos de Fé.
Nos conta sua querida esposa Srª. Oedes de Oliveira Gonçalves que em 1962 seu José Gonçalves, como era conhecido por todos, conhecera um amigo bahá'í na empresa Bendix do Brasil onde trabalhava, em Campinas/SP. Um amigo bahá'í Americano de nome Fred que lhe falara sobre a Fé, que seu esposo gostou muito; e foi convidado para participar das reuniões na Sede Bahá'í daquela cidade, onde encontraram os dedicados bahá'ís, Bob Miesller e sua esposa Srª Miriam. Através deste contato foram-lhe indicados os casais Srs. Irineu e Paula e também Srs. Taetz e Srª. Turam, que faziam os estudos dos livros bahá'ís juntamente com o casal.

No relato da Srª Oedes seu esposo e ela gostaram tanto de terem conhecido a Fé, que logo se declararam em meados de 1962. Algum tempo depois foram morar em Brasília, no Gama, onde foram os primeiros bahá'ís, posteriormente conheceram uma bahá'í, Srª. Ingris Strak Burgue com quem faziam ensino de casa em casa, fazendo Reuniões Devocionais e estudos da Fé através dos livros, mas não conseguiam as declarações.

Tiveram que mudar para Uberlândia/MG, mas lá, não tinham como se reunir, pois eram os únicos bahá'ís na cidade. Ficaram por pouco tempo, logo se mudaram para Goiânia, onde mais uma vez foram os primeiros bahá'ís. Morava no setor Campinas e após dois anos nesta cidade, o casal bahá'í Srª. Zia e Sr. Hesmatoláh Pzehskzad, chegaram em Goiânia para o pioneirismo e procuraram o casal Gonçalves, pois vieram com indicações de que o casal era bahá'í. Contou ainda que as reuniões eram realizadas na casa do Sr. Mário Hector; que logo se declarou bahá'í, também o jovem Ulisses e o pai Sr. Ermínio, Sr. Cambis e mais outros iam se declarando; assim a comunidade foi crescendo.

Ao decidir morar definitivamente nesta Capital, optou por comprar sua moradia no município de Aparecida de Goiânia, onde novamente é marcado pelo seu pioneirismo, sendo ele e sua esposa os primeiros bahá'ís daquela comunidade. Hoje estabelecida com uma Assembléia Espiritual Local naquela região, da qual ele era membro da Instituição.

Sr. José Gonçalves, um incansável bahá'í dedicado ao serviço da Fé, nos deixa um exemplo de amor a ser seguido. Aos domingos de manhã, sempre era o primeiro a chegar para a Reunião Devocional, vinha de uma longa distância; após tomar dois ônibus, pois vinha de Aparecida de Goiânia para se reunir na Sede Bahá'í de Goiânia, participou com devoção e paixão de todas as Campanhas de Ensino no Agrupamento Goyazes, fez toda a seqüência dos livros 01 ao 07, juntamente com sua esposa. Iniciou o Livro 05, "Empoderamento Espiritual dos Pré-Jovens", mas não pode concluir devido ao agravamento de uma enfermidade que há cerca de três meses o afetou. Sr. José Gonçalves também participava assiduamente de todas as reuniões dos Dias Sagrados, de Reflexões, Festa de Dezenove Dias e outras atividades, onde sua presença e de sua amada esposa Srª. Oedes eram notadas. Outra atividade sempre realizada em sua casa são as Aulas Bahá'ís para Crianças, onde dona Oedes nos conta que as crianças vizinhas estão sempre batendo em seu portão para saberem que dia vai ter aulinha de criança.** Dona Oedes pediu pesarosamente, que fosse registrada a tristeza do casal porque, durante estes 43 anos, nunca terem conseguido trazer alguém para se declarar bahá'í, nem mesmo seus filhos que cresceram nas Aulas Bahá'ís para Crianças. Mas foi-lhe dito que não sentisse esta tristeza, pois muitas almas se declaram bahá'ís através desta dedicação deles a Fé nas cidades e lugares onde passaram, e que eles simplesmente não ficam sabendo.

Em seu velório muitos vizinhos faziam comentários; de que ele era um verdadeiro pai, e um homem cumpridor de seus deveres, não só para seus filhos, mas também para eles; e que o consideravam assim, devido ao seu exemplo de vida, durante todos os longos anos que morou ali.

Seu José Gonçalves deixa saudosa, sua esposa, 06 filhos, 14 netos, 01 bisneta mais outra sendo gerada e a Comunidade Bahá'í.




Oração pelo progresso de sua bondosa alma


Ó meu Deus! Ó meu Deus! Verdadeiramente, este teu servo, humilde ante a majestade de tua divina supremacia e submisso à porta de Tua unicidade, creu em Ti e em Teus versículos e testificou Tua palavra, tendo sido aceso com o fogo de Teu amor, imerso nas profundezas do oceano de Teu conhecimento, e atraído por Tuas brisas. Ele confiou em Ti, volveu a face a Ti, ofereceu a Ti suas súplicas e recebeu a certeza de Teu perdão e indulgência. Ele abandonou esta vida mortal e levantou vôo para o reino da imortalidade, anelando pela graça de atingir Tua Presença. Ó Senhor! Exalta-lhe a posição; abriga-o à sombra do pavilhão de Tua mercê suprema; faze-o adentrar teu glorioso paraíso e perpetua-lhe a existência em teu sublime jardim de rosas, a fim de que ele venha a se imergir no oceano da luz, no mundo dos mistérios. Tu, em verdade, és o Generoso, o Poderoso, O que sempre perdoa, o Dispensador de Graças.
‘Abdú’l-Bahá

Obs:

** Quem disse Sr. José Gonçalves e Srª. Oedes, que vocês nunca conseguiram uma declaração bahá’i?
Vejam o exército de almas declaradas, nos campos onde vocês entraram como os pioneiros!!!



Saudosas lembranças das


Comunidades Bahá'is de Goiânia e Aparecida de Goiânia.



"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

Nenhum comentário:

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-