2 de mar. de 2007

NAW-RÚZ (ANO NOVO BAHÁ'Í)

Naw-Rúz (Ano Novo Bahá’i)
21 de março

O Naw-Rúz é o primeiro dia do ano novo bahá’i. Ele coincide com o aquinócio vernal no hemisfério norte, que usualmente ocorre em 21 de março. Bahá’u’lláh explica que essa festa deve ser celebrada sempre no dia em que o sol entra na constelação de Áries (i.e. o equinócio de primavera), mesmo que isso ocorre um minuto antes do pôr do sol. Dessa forma, o Naw-Rúz pode cair nos dias 20, 21 ou 22 de março, dependendo do horário do equinócio. (Bahá’u’lláh no Livro Sacratíssimo/Kitáb-i-Aqdas, págs:147 e 148).

O Naw- Rúz é comemorado entres os bahá’is da comunidade internacional, no décimo nono (19°.) dia do jejum bahá’i, onde é realizada uma grande festa de ano novo, o primeiro dia do Calendário Bahá’i. Muita alegria, companheirismo e amor entre os participantes, o ambiente é decorado de forma a proporcionar bem-estar e paz espiritual, são realizadas neste cerimonial; orações, canções e atividades em louvor e gratidão a Deus, pois este é considerado o Dia de Deus. Após a parte devocional e de atividades, é servida uma mesa com variedades de alimentos; frios, frutas, sucos, doces, refrigerantes e outras iguarias para os participantes. A Festa de Naw-Rúz é aberta a todas as pessoas que quiserem participar; parentes, amigos e simpatizantes da Fé Bahá’i são bem- vindos.

Os bahá’is trocam entre si, abraços calorosos desejando aos seus amigos um feliz ano novo, muita paz e amor no decorrer do ano que se inicia.

* O Calendário Bahá’i, ou o ano bahá’i, consiste em dezenove meses de dezenove dias (isto é, 361 dias), com adição de certos “Dias Intercalares (quatro nos anos comuns e cinco nos bissextos), que são os dias onde são celebrados o Ayyám-i-Há—(dos dias 26 de fevereiro a 1°. de março), entre o décimo oitavo e o décimo nono mês, a fim de ajustar o calendário ao ano solar. O Báb (Precursor da vinda de Bahá’u’lláh), deu aos meses os nomes dos atributos de Deus. O Ano Novo bahá’i, é astronomicamente fixado, iniciando no equinócio de março (usualmente 21 de março), e a Era Bahá’i começa no ano da declaração do Báb (1844 da Era Cristã, 1260 da Era Maometana)*.
*Livro:Bahá’u’lláh e a Nova Era,pg.:171.


*Calendário Bahá’i


Mês Nome Àrabe Tradução Primeiro Dia

1 Bahá Esplendor 21 de março
2 Jalál Glória 09 de abril
3 Jamál Beleza 28 de abril
4 ‘Azamat Grandeza 17 de maio
5 Núr Luz 05 de junho
6 Rahmat Misericórdia 24 de junho
7 Kalimát Palavras 13 de julho
8 Kamál Perfeição 1°. de agosto
9 Asmá Nomes 20 de agosto
10 ‘Izzat Força 08 de setembro
11 Mashíyyat Vontade 27 de setembro
12 ‘Ilm Conhecimento 16 de outubro
13 Qudrat Poder 04 de novembro
14 Qawl Discurso 23 de novembro
15 Masá’il Perguntas 12 de dezembro
16 Sharaf Honra 31 de dezembro
17 Sultán Soberania 19 de janeiro
18 Mulk Domínio 07 de fevereiro

DIAS INTERCALARES, 26 de fevereiro a 1°. De março, inclusive.

19 ‘Alá’ Sublimidade 02 de março*

*Livro: Bahá’u’lláh e a Nova Era, pg:172.


O Báb, (Mensageiro que veio como Arauto da Nova Dispensação de Deus para a Humanidade e Precursor da vinda de Bahá’u’lláh no século XIX), disse da importância de um novo calendário para o futuro promissor da Humanidade, que não muito distante, seria preciso que todos os povos do mundo concordassem sobre um calendário comum. Existem hoje vários calendários diferentes em uso diário, como o gregoriano na Europa Ocidental, o juliano em muitos países da Europa Oriental, o hebraico entre os judeus, e o maometano nas comunidades muçulmanas. Tanto o calendário gregoriano como o bahá’i, o mês lunar é abandonado e é adotado o ano solar.


Estudo feito dentro do livro: Bahá’u’lláh e a Nova Era em 19 de março, por:

Catarina Cavalcante de Jesus.
Membro da Assembléia Espiritual Local,
Representante Bahá’i de Mídia da
Comunidade Bahá’i de Goiânia.

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"
-Bahá'u'lláh-

Nenhum comentário:

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-