9 de nov. de 2006

Confraternização de pais e alunos pelos dois meses de Projeto Família Fortalecida.

Relatório da reunião de pais, apresentação do grupo de artes Bahá'í de Goiânia e confraternização pelos dois meses de projeto na escola.

Para todos nós hoje, foi um motivo de muita alegria pela comemoração dos dois meses do projeto na Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
Iniciamos às 07:20, compareceram na reunião 08 pais ou responsáveis, participaram dessa reunião a Sra. Leila ( Diretora ), também a Coordenadora Estelinda, onde fizeram uma ata com a assinatura dos pais.

Lucas Furtado um dos monitores de pré-jovens, iniciou a palestra sobre o projeto Família Fortalecida e a sua finalidade e qual a proposta do projeto para os filhos e os pais de trazer uma educação espiritual para ambos devido a grande necessidade dos nossos dias combatidos por tão grande degradação espiritual e moral, Catarina de Jesus deu continuidade na palestra, onde apresentou aos pais os trabalhos feitos pelos alunos também falou da importância e a força dos pré-jovens, suas capacidades e talentos, apresentou o livro Brisas de Confirmação e a sua didática, nossa palestra foi intercalada com apresentações tanto de Lucas Furtado como de Catarina.

Apresentamos aos pais o curso do livro 1 do Instituto Ruhí, sua didática e sua finalidade deixando em aberto a oportunidade para aqueles que se interessem em fazer o curso.
Distribuímos uma ficha de avaliação dos pais sobre o projeto, e pedimos que respondesse conforme fosse sua percepção desses dois meses de trabalho, informamos aos pais sobre a abertura de um Ato de Serviço para os alunos, a implantação de uma parceria com a Diretora Leila para trabalhar com reciclagem de materiais descartáveis, para arrecadar fundos para serem utilizados na compra de materiais didáticos.

Falamos sobre a necessidade do desenvolvimento da religiosidade dentro da família, a importância da oração e da leitura de textos sagrados no seio da família, para que haja uma transformação e construção de caráter, também falamos e demos exemplos sobre os problemas e os riscos das drogas e suas conseqüências, com todas essas abordagens os pais nos pediram palestras para eles e seus filhos, sobre esses assuntos colocados, a importância da religiosidade, drogas, conseqüências dos meios de comunicação que corrompe a mente dos jovens e qual a importância do papel dos pré-jovens.

Alguns pais expressaram suas opiniões sobre os assuntos abordados, terminamos a reunião de pais e recolhemos as fichas de avaliação, após a reunião tivemos uma apresentação de dança do Grupo de Artes Bahá'í de Goiânia, membros do grupo, Leandro, Michel, Alex, Jackeline, Jussânnia e Lucas Furtado, apresentaram para nós o Steep Dance, dança da Igualdade e a da Pobreza, os alunos gostaram muito das apresentações e demonstraram grande alegria.
Ao término do recreio, reunimos as duas turmas em uma sala para nossa confraternização, fizemos a oração do Pai-Nosso, o monitor Lucas Furtado cantou uma música Bahá'í, logos após Catarina, ao violão cantou “As jóias de Deus”, logo após saímos para o nosso painel fe exposição dos trabalhos para uma foto oficial dos alunos, após a foto voltamos pra sala de aula e demos continuidade à nossa confraternização, onde foi servido um lanche comunitário, foi difícil controlar a euforia dos alunos pela comemoração e concluímos que nossa confraternização deverá ter um tempo mais curto.

Avaliação dos pais.
1- Os pais presente responderam que estão satisfeito com o projeto.
2- Seis responderam que perceberam comentários de seus filhos sobre essas aulas, em suas casas.
3- Quatro responderam que perceberam alguma mudança no comportamento de seus filhos.
4- Três dos pais pederiam para trabalharmos e enfatizarmos a questão do valor da religiosidade, felicidade, amor e solidariedade.
5- Três responderam que ao seu ver a importância desse trabalho é para a reflexão sobre a importância da humanidade e o companheirismo uns com os outros, a identificação do valor ao próximo e o amadurecimento do ser humano.
6- Seis responderam que seus filhos comentaram que estão satisfeitos com a forma como as aulas estão sendo administradas.
7- Sete apoiaram o projeto de reciclagem e conscientização da preservação do meio ambiente em parceria com a escola.
8- Quatro dos pais concordaram em fazer o curso do livro 1 do Instituto Ruhí.
9- Seis pais apoiaram a idéia da criação de uma horta na escola.
10- Nenhum dos pais tiveram sugestões para colaborar com as aulas.

Foi marcada junto à Direção e Coordenação da escola, uma palestra para professores e coordenadores da escola, sobre a importância e o papel dos pré-jovens e o oferecimento do curso para os professores inserir em suas aulas, o ensinamento de Virtudes, Valores Humanos e Éticos em suas turmas.

A palestra está agendada para o dia 19/05/06 das 07:30 da manhã, pelo nosso querido amigo José Aves Garcia, que terá como tema: Quem está escrevendo o futuro ?
Estaremos oferecendo para os professores os cursos do Instituto Ruhí dos livros 1, Reflexões sobre a Vida do Espírito, livro 3 Ensinando Aulas para Crianças e a ser consultados com o Instituto de Coordenação, o livro 5 – Empoderamento espiritual dos pré-jovens.


A coordenação do projeto: Catarina de Jesus.
monitores: Jussânnia Costa e Lucas Furtado.

Nenhum comentário:

PLENÁRIO - Bicentenário de Bahá'u'lláh - 29/11/2017 - 09:00

"A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos" -Bahá'u'lláh-