8 de nov de 2006

Homenagem de Honra ao Mérito para Cabo Isaac/Policial de Trânsito de Goiânia.




























Alunos do Projeto Família Fortalecida Homenageiam Cabo do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito de Goiás com medalha e placa de Honra ao Mérito ao Sr. Rubens Mendes Isaac.


Data:16/10/06.
Abertura do evento: 08:45 da mãnha.
Local:Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
Comunidade Bahá’i através do Projeto Sócio-Econômico.

Abertura oficial com boas vindas a todos os presentes por Catarina Cavalcante de Jesus, coordenadora do projeto na escola fala em nome da Comunidade Bahá’i e dos alunos do Projeto Sócio- Econômico, Família Fortalecida, com aulas de Virtudes, Valores Humanos e Éticos, ministrado desde o dia 06/03/06.

Estelinda Martins, coordenadora do turno matutino fala em nome da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta e da Srª. Diretora Leila Oliveira e Corpo Docente, destacando o valor da merecida homenagem prestada ao Cabo Isaac, por retratar através de sua vida e exemplo os ensinamentos ministrados pela coordenadora em suas aulas de valores humanos para os alunos daquela escola.

Orações de agradecimento e Oração Universal/Pai Nosso.
Oração de Agradecimento, com a aluna Taynara Lorrany Pereira Coutinho; e o Pai Nosso feito por todos os presentes.
Senhor...Obrigado por fazer-nosPessoas de bem.Obrigado por ter-nosEnsinado a amar.Obrigado por ter tornadoPossível esta grande famíliaUnida e feliz e obrigado porTer-nos dado a grandeChance de vir ao mundo.Obrigado Senhor...
Catarina fala sobre a importância da cerimônia e o que levou a esta iniciativa, que após sua aula onde se avaliava a virtude do “Serviço”(Servir com amor, auxiliar alguém, oferecer ajuda, prestar utilidade, ser útil, exercer bem sua função, dignar-se, ter bondade, respeitabilidade, nobreza, autoridade moral, decoro, honrado, capaz e muitos outros adjetivos) me levou após uma dinâmica que se chama semáforo que se falasse sobre a importância do serviço dos policiais de trânsito; no momento me lembrei do Cabo Isaac, que prestara tão exemplar trabalho à sociedade goianiense, quando era notável por todos que ali passavam seu carinho e dedicação a todas as pessoas que por ali trafegavam, não importava se fossem estudantes, crianças, jovens adultos ou idosos, independente de cor ou classe social ele dispensava a todos o mesmo carinho e cortesia. Num gesto de estar demonstrando que exercia seu trabalho com responsabilidade e dedicação.

Sempre quis prestar a ele uma homenagem individual, mas este seria o momento ideal de prestar-lhe Homenagem de Honra ao Mérito, pois não estaria sendo individual, mas também, em nome da Comunidade Bahá’i, alunos da escola e do Projeto Família Fortalecida, de todo o Corpo Docente e da sociedade em geral ao nosso grande amigo Sr. Rubens Mendes Isaac/ Cabo Isaac, num exemplo vivo de experiência e ensino para nossos alunos.


A palavra foi passada para o Cabo Isaac, onde ele falou de sua grande felicidade em estar recebendo esta homenagem, dos alunos da escola, da professora Catarina e da Comunidade Bahá’i, disse estar profundamente agradecido a Deus por esta oportunidade em sua vida após ter sofrido um grave acidente motoclístico ao estar de volta o serviço para casa, há dois anos; e O agradeceu por ter Deus, o salvado milagrosamente.(Obs. Somente depois de ter programado a homenagem ao Cabo Isaac, cotado preço de medalhas e placas, para fazer um rateio entre os alunos para a aquisição das mesmas, é que entrei em contato com os Comandos da Polícia, e no Comando das Capitais me informaram que ele estava afastado do trabalho já por um bom tempo pois havia sofrido um acidente gravíssimo. Isto me deu mais ímpeto para prestar a ele esta homenagem, pois eu não estava acreditando naquilo que eu estava ouvindo, uma pessoa que passou boa parte de sua vida ajudando as pessoas a não sofrerem acidentes, acabaria ele por sofrer um, e ser salvo pela bondade de Deus devido a sua dedicação e amor ao próximo. Catarina). Cabo Isaac continuou falando de sua grande satisfação e honra de seu comandante estar presente nesta cerimônia, Tenente Coronel Carlos Antônio Borges do Batalhão de Trânsito e mais vários oficiais e pracinhas dos comandos, o pastor de sua igreja também estava presente e ali prestavam homenagem a ele, também falou um pouquinho sobre seu trabalho e dedicação às pessoas que ao longo dos anos puderam receber um pouco deste carinho e cortesia; e que estava afastado de seu trabalho para tratamento, devido ao acidente sofrido. O Cabo Isaac deu exemplos de virtudes a serem seguidos pelos alunos que são o futuro de amanha


Após sua palavra, a passamos ao Tenente Coronel Carlos Antônio, comandante do Batalhão de Trânsito da PMGO, que falou para as crianças um pouco sobre a vida do Cabo Isaac, e sobre o carinho que todos o dispensam por ter sido ele um exemplo de vida e trabalho dentro da corporação, falou um pouco da fatalidade que ocorreu com o Cabo Isaac, e sobre a importância dos cuidados que devemos ter no trânsito, que não foi esse o caso do nosso amigo, pois ele havia sofrido um acidente por causa de uma pessoa que não teve a devida responsabilidade ao dirigir.

A aluna Ester da Silva Salvador, leu o poema do Hino da PMGO; e após iniciou-se, ao som do Hino Nacional Brasileiro, um cerimonial onde seis alunos, Ayrton César Gomes de Souza, Karine Fontes e silva, Andressa Machado de Souza,Murilo Henrick Brito Roque, Arielson Costa Launé e Mariana Rodrigues de Freitas desfilaram com as bandeiras do Brasil, de Goiás e de Goiânia, se colando apostos ao lado do homenageado, das autoridades e todos ali presentes. Ao final do hino nacional, Maria Cícera Rodrigues da silva e Wadson Mendes dos Santos Júnior, com as honrarias até chegarem ao Cabo Isaac, que muito emocionado recebeu a condecoração da medalha foi feita por Maria Cícera e após lhe foi entregue pelo aluno Wadson uma placa de Honra ao Mérito em troca receberam do Cabo Isaac um forte abraço. Ele com toda satisfação mostrava suas honrarias e leu para todos os dizeres da placa e da medalha:


Medalha:
Quem está adornado com o manto da cortesia, está dotado de uma alta posição” -- Bahá’u’lláh—16/10/2006.

Placa de honra:

Rubens Mendes Isaac
Cabo do BPMTRAN

“Quem se dedica hoje ao inteiro serviço da raça humana, é , em verdade um homem”
–Bahá’u’lláh—
Comunidade Bahá’i
Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
16/10/2006.



Após a condecoração Catarina Cavalcante fez uma leitura do Texto Sagrado de Baháu’u’lláh ( Fundador da Fé Bahá’i) sobre a “Cortesia”.

“Ó povo de Deus! Eu vos exorto a observar cortesia. Cortesia é, em verdade... o príncipe de todas as virtudes. Abençoado aquele que está adornado com o manto da Retidão e iluminado com a luz da Cortesia. Aquele que é dotado de Cortesia é dotado de um grau sublime. Espera-se que esse Ser Injuriado, e todos, possam atingi-la, agarrar-se a ela e observá-la. É este o mandamento irrefutável que emanou da pena do Nome Supremo.
(Texto da Epístola do Mundo, Livro Bahá’u’lláh e a Nova Era pg 80).

Bahá’u’lláh, ensina que assim como a flor está escondida no botão, também um espírito de Deus habita no coração de todo homem, não importa sua aparência exterior, por dura e desagradável que seja. O verdadeiro homem, pois, tratará a todas as pessoas do mesmo modo que o jardineiro cuida de uma bela e rara planta. Ele sabe que nenhuma intervenção impaciente de sua parte pode fazer o botão abrir-se em uma flor; somente Deus, por intermédio dos raios solares, pode fazer isso. Por conseguinte, Seu objetivo´e levar estes raios vivificantes a todos os corações e lares obscurecidos.
(Livro Bahá’u’lláh e a Nova Era pg 81)

Foi passada a palavra para a professora Stela Repezza, que emocionada disse ter se assustado, ao ver o Cabo Isaac, pois disse que muitas vezes ao passar pelas Avª Paranaíba e Araguaia, parava para prestar atenção no seu trabalho e carinho em atravessar as pessoas na rua, principalmente às pessoas velhinhas. A professora Stela fez uma leitura do poema Rastros na Areia, com uma cópia do poema de lembrança, anexados folhetos da Fé Bahá’i, feita pela coordenação do projeto, pois o Cabo Isaac havia perguntado como era a comunidade baha´’i. Este foi o poema oferecido ao Cabo Isaac pela vitória alcançada e no milagre de salvamento de sua vida, após ter sofrido trágico acidente.


Rastros na areia

O sonho que eu tive essa noite
Foi um exemplo de amor
Sonhei que na praia deserta
Eu caminhava com Nosso Senhor
Ao longo da praia deserta
Quis o Senhor me mostrar
Cenas por mim esquecidas
De tudo que fiz nesta vida
Ele me fez recordar
Cenas das horas felizes
Que a mesa era farta na hora da ceia
Por onde eu havia passado
Ficaram dois pares de rastros na areia
Então o Senhor me falou:
Em seus momentos passados
Para guiar os seus passos
Eu caminhava ao seu lado.

Porém minha falta de fé
Tinha que aparecer
Quando passavam as cenas
Das horas mais tristes de dor do meu ser
Então ao Senhor reclamei
Somente meu rastro ficou
Quando eu mais precisava
Quando eu sofri e chorava
O Senhor me abandonou.


Naquele instante sagrado
Que Ele abraçou-me dizendo assim:
Usei a coroa de espinhos
Morri numa cruz e duvidas de mim.

Filho, esses rastros são meus
Ouça o que vou lhe dizer:
Nas suas horas de angústias
Eu carregava você.


Lembrança de: Alunos da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta.
Catarina Cavalcante de Jesus,(Coordenadora do Projeto Família
Fortalecida).
Comunidade Bahá’i de Goiânia/Brasil/Internacional.
Diretora da escola: Leila Oliveira e Corpo Docente. Goiânia 16/10/06.


A coordenadora do Projeto Família Fortalecida, encerrou a cerimônia e agradeceu ao Cabo Isaac por ter aceitado nossa homenagem; e aos Srs. Coronéis Jorge Alves Sobrinho, Coronel Edson Costa Araújo, Tenente Coronel Carlos Antônio Borges, Coronel Paulo Afonso Sanches, Batalhão de Trânsito, Comando Geral, Comando da Capital, Superintendência Municipal de Trânsito e a todos da corporação que colaboraram com este evento e presentes naquele momento.

Com muito carinho e amor.

Catarina Cavalcante de Jesus(Coordenadora do Projeto Família fortalecida). Comunidade Bahá’i de Goiânia/ Brasil/ e Internacional.
Alunos do Projeto Família Fortalecida e alunos da Escola Municipal Donata
Monteiro da Motta, Srª. Diretora Leila Oliveira, coordenadoras, professoras e
funcionários.

Após o encerramento da homenagem, Catarina falou um pouco sobre o dia dos
professores e da importância do seu papel, de que “Educar é ensinar a Viver” parabenizando-os pelo seu dia comemorado no dia 15/10, deixando na escola dois cartazes com textos relacionados aos professores, em nome da Comunidade Bahá’i de Goiânia.

A emoção estava estampada no rosto de todos que ali estavam, por este momento tão importante na vida do Cabo Isaac. Um painel de cartazes, feitos com desenhos e recortes de revistas, com várias virtudes, valores humanos, textos sagrados e figuras que retravam o trânsito em várias formas, foram feitos pelos alunos do projeto com ajuda da coordenadora, com frases especiais para o nosso grande amigo, ele parou diante deste painel e leu todos os cartazes que foram dedicados a ele.

Todos os alunos da escola, professores funcionários participaram da cerimônia, professoras e funcionárias emocionadas, diziam que já haviam conhecido o trabalho do Cabo Isaac de perto, e acharam muito bem merecido esta homenagem.Várias fotos foram tiradas pelos amigos do Cabo Isaac.



A homenagem foi acompanhada pela Imprensa da PMGO, e foi noticiada no site da Polícia Militar de Goiás, e no da Secretaria de Segurança Pública, também será veiculada no jornal da polícia que circula na grande Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Site PMGO: http://www.pm.go.gov.br/
Site da Secretaria de Segurança Pública: http://www.sspj.go.gov.br

Catarina Cavalcante de Jesus
Coordenadora do Projeto Família fortalecida.
Comunidade Bahái’ de Goiânia.
Escola municipal Donata Monteiro da Motta.

Nenhum comentário: